Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Amizade é também amor


Título: Amizade é também amor • Autor: Carpinejar • Editora: Bertrand Brasil • Páginas: 288 • Ano: 2017

 Eu já li alguns livros do Carpinejar e gosto bastante dos contos do autor, por essa razão fiquei animada com esse novo livro dele. No entanto, confesso que não fui conquistada por todos os textos, mas gostei muito da maioria, pois abordam temas bacanas.


 Como se trata de um livro de contos, é um pouco complicado falar sobre, pois há diversos textos abordando diferentes assuntos, sendo que eu esperava que os contos abordassem diretamente o tema "amizade", mas nem todos falam sobre isso.
 Há contos falando sobre o que é ser amigo e ser um amigo compreensivo, sobre nossas mães (as melhores amigas do mundo), sobre orgulho e solidão, sobre ser agradecido pelo o que temos, ansiedade, machismo, etc.
 E há também alguns contos mais divertidos, como um onde o autor tira "sarro" das famosas polainas que muitas mulheres usam e outro onde Carpinejar fala sobre o amigo-secreto e todo o constrangimento em torno dessa brincadeira, sem esquecer dos presentes ruins.

"Graças aos amigos, a tragédia amorosa pode vir a ser a nossa grande piada."

 Algo que eu gosto muito é a forma como o autor começa falando sobre coisas simples do cotidiano, que até mesmo parecem não fazer muito sentido no momento, mas então ele termina o conto trazendo uma bela mensagem fazendo ligação com aquela coisa do cotidiano que parecia não fazer sentido.

"É alguém que se acha feio, alguém que se acha pobre, alguém que se acha burro, alguém que se acha inexperiente, alguém que se acha lento, alguém que se acha travado, alguém que se acha tímido, alguém que se acha tolo e se entrega quase de graça, não exigindo nada, suportando tudo, sendo criticado ou zombado e sem condições de revidar, porque colocou na cabeça que tem um arranhão invisível."

 Há vários contos que eu gostei bastante e por isso é difícil falar qual foi o meu favorito, mas no meio de todos, eu gostei bastante do "Cristaleira", onde o autor lembra da cristaleira que uma amiga comprou pela metade do preço só por causa de um arranhão que nem dava para ver e com isso ele começa a refletir que nós também agimos como a loja da cristaleira, sempre sofrendo por defeitos que ninguém vê e nos vendendo pela metade do preço por causa disso.
 E outro que vale a pena comentar é o "O nosso nada", onde o autor falar sobre a nossa mania de sempre estar reclamando de tudo e nunca ver e agradecer o que temos.


 A diagramação do livro está ótima, começando pela capa que está bem simples, mas que eu achei simplesmente linda. Já por dentro está tudo muito agradável, as folhas são amareladas, não há detalhes e o tamanho da fonte está ótimo também.
 Enfim, "Amizade é também amor" é um livro apaixonante, que vai fazer o leitor refletir bastante, trazendo ótimos conselhos para o mesmo, mas também vai fazer o leitor rir com alguns textos e se identificar com muita coisa.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Olá!
    Estou começando a ler mais livros de contos e tenho gostado bastante.
    Gostei da dica e vou colocar esse na minha lista :)

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Também já li alguns livros dele e gosto muito, apesar de não ler muitas obras do gênero. Acho legal que por mais que os contos sejam simples, sempre poder haver uma boa reflexão em cima, como o que você comentou do conto A cristaleira e O nosso nada. Acredito que as mensagens repassadas devem ser bem interessantes. E eu realmente gostaria de poder conferir!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Livros de contos são bem interessantes, mas isso se restringe a alguns, estou começando a embarcar no gênero e acho que este poderia entrar na minha lista. Ótima resenha!

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Nunca li nada do Carpinejar, mas tenho muita curiosidade em fazê-lo. Gostei de saber que ele trata de temas variados, é bom saber disso para não ir com outras expectativas à leitura e acabar se decepcionando um pouco, assim como aconteceu contigo.
    Abraços.

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Acho a capa deste livro maravilhosa e tenho lido apenas resenhas positivas quanto ao enredo. Espero ter a oportunidade de ler o livro o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia as obras do autor, mas confesso que já me interessou, gostei principalmente do que disse sobre a Cristaleira e acho que é algo que me fez pensar sobre mim mesma e sobre minhas amizades. Gostei mesmo, vou até anotar na minha listinha! :D
    Obrigada pela dica, beijos,
    As Meninas Que Leem Livros~

    ResponderExcluir
  7. Oi oi querida,
    Não conhecia nem o livro nem o autor, mas agora que conheço, eu adorei. Mesmo não sendo fã de livros do gênero, sempre abro uma exceção para conhecer algo novo. Sua resenha foi super sincera e isso me ajudou a ver um pouco mais sobre a escrita/premissa do livro ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    quando há uma identificação com a escrita do autor é fácil querer tudo dele, né? Eu não tenho problemas com livros de contos no entanto nunca li nada do autor e apesar da sua empolgação com a obra de modo geral, confesso que não fiquei muito interessada em começar agora. Não é nada com a obra, sua apresentação ou abordagem, eu é que nunca quis ler nada dele mesmo e por enquanto vou manter isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Adoro livros de contos, amo intercalar contos entre as minhas leituras.
    Esse livro parece ser uma ótima leitura, pelo jeito que descreveu.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Eu dificilmente leio livros de contos, sou muito ruim em resenhar eles, mas por "prazer" por assim dizer aposto em um ou outro também, nunca li nada do autor mas já li muita critica positiva sobre as obras dele e talvez um dia eu vá atrás de algo para ler dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu amo os livros do Carpinejar, os três últimos lançamentos eu tenho e amei todos, esse ai sim, como os outros, sempre tem um texto mais chatinho, porém a maioria são excelentes! Gostei da sua resenha, pois também senti dificuldade para resenha-lo por se tratar de várias histórias é um pouco complicado. Mas parabéns,ficou ótimo!
    Abraços
    Dicas Literárias

    ResponderExcluir
  12. Olá Larissa,
    Sou louca para ler algum livro do autor, mas ainda não tive tempo nem oportunidade. O autor parece falar sobre o cotidiano de uma forma encantadora. Acho muito legal ele falar sobre amizade que é um tipo de amor que muitos esquecem. Também achei muito bacana falar da amizade das mães (que são as melhores).
    Dica anotada, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Normalmente eu não leio livros com textos separados, e prefiro histórias inteirinhas. De preferência ficção, então não acredito que daria uma chance a essa obra, apesar de também ter achado a capa linda e já ter ouvido elogios ao autor ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Esse é o tipo de livro que com certeza eu leria, pois adoro contos e o tema central é adorável. Sem contar que já faz um tempo que venho querendo ler algo do Carpinejar, mas ainda não essa oportunidade. Muito obrigada pela dica, espero aproveitar bastante a leitura quando a fizer.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li nenhum livro do Carpinejar e infelizmente esse é um que não me chama a atenção. Nada contra o tema, que acho lindo, e sim conta ser uma coletânea de contos. Eu sou do tipo de curte contos avulsos, coletâneas não funcionam para mim. Que bom que você curtiu e até se divertiu com o livro! :)

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do Carpinejar, mas esse foi o primeiro livro dele que me chamou a atenção. Mesmo não sendo muito de ler contos, achei bem legal ele falar sobre a amizade e sobre tantos assuntos. Além disso, gostei do fato dele falar sobre temas do cotidiano, mas também trazer boas lições ao final de cada conto. Acredito que seja uma leitura leve e, ao mesmo tempo, reflexiva.
    Adorei sua resenha e a dica está anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li nada do autor e raramente leio livro de contos, mas confesso que fiquei apaixonadinha por este só pela resenha <3 quero ler.

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu só li um livro do autor, e gostei da forma como ele conduz os textos, sempre colocando muito sentimento, e ainda, nós conseguimos nos enxergar dentro do texto que o autor escreve.
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas espero fazer isso em breve.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Esse livro já me chamou a atenção logo de cara. Eu também nunca li nada do autor, até porque a linha de escrita que ele faz não chama muito a minha atenção, mas fiquei bem interessada por essa maneira que ele inicia os contos, com coisas bobas do nosso cotidiano. Adorei poder conferir a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei sua resenha, estou trazendo mais poemas para as minhas leituras, vou anotar esse livro.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Dramática

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger