Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Anatomia de um excluído


Título: Anatomia de um excluído • Autora: Andrea Portes • Editora: Galera • Páginas: 320 • Ano: 2017

 Desde que eu vi esse livro pela primeira vez fiquei curiosa, pois achei o título interessante e imaginei que seria uma leitura leve e despretensiosa, e de certa forma foi isso durante a maior parte do livro, tanto que chegou num momento em que eu achei que seria apenas mais um romance bobinho como muitos outros, mas a autora me surpreendeu ao trazer uma reviravolta enorme na história.


 Nesse livro vamos conhecer Anika Dragomir, ela é a terceira garota mais popular da escola, seu pai é romeno, ela possui duas irmãs e dois irmãos, sendo a caçula da casa. É a melhor aluna, sempre tenta tirar a melhor nota, pois assim seu pai ficará satisfeito e ela conseguirá ir para uma boa faculdade.
 Mas por dentro Anika se acha uma sopa de aranhas, pois é uma garota sombria que possui pensamentos obscuros e planos estranhos. No entanto, ninguém precisa saber disso, ela só precisa manter as aparências até concluir a escola, mas ela se apaixona por Logan McDonough, um nerd excluído da escola e isso pode colocar sua aparência de garota perfeita e popularidade em risco.

"Isto é, se houvesse justiça nesse mundo, você não seria obrigada a ir à escola durante o período menstrual. Você ficaria em casa cinco dias, comento chocolate e chorando."

 Na maior parte do livro o leitor apenas vai conhecer o cotidiano de Anika e é inevitável não gostar da personagem, pois ela é um pouco doidinha, tem alguns pensamentos bem estranhos e idiotas. Além disso, ela toma algumas atitudes que não irão agradar muito o leitor, mas dá para compreender a personagem, principalmente pelo fato dela tomar muitas atitudes por causa da influência que Becky tem sobre ela e por causa de todo o medo de perder a popularidade.
 Logan é um personagem incompreendido que representa muitos alunos na vida real, aqueles que são inteligentes e incríveis, mas por algum motivo ninguém parece ver isso e eles acabam sendo excluídos e virando alvo de bullying.
 Becky é a garota mais temível e popular da escola, todos fazem o que ela manda e ela pratica bullying com muitos. Temos Shelli, a segunda mais popular, possui uma mãe muito religiosa e é considerada uma "piranha"*, pois já saiu com muitos garotos. E temos Jared, um garoto mais velho, lindo e super popular. 
 *entre aspas porque ela é solteira e pode sair com quantos caras quiser!

"Todo mundo ama Becky, no entanto, ela é pura maldade.O mais estranho é que... não é como se você pudesse citar alguma coisa que a tenha deixado assim. Não é como se o pai dela fosse um criminoso ou a mãe fosse viciada em crack ou ela tivesse crescido num orfanato ou coisa do tipo. Isso na verdade explicaria seus poderes demoníacos. É apenas como se ela tivesse nascido, feita alguns anúncios para catálogos impressos da J.C.Penney, e abracadabra-BELZEBU!"

 Além desses há outros personagens, como a família de Anika e a de Logan, sendo que nenhuma das duas é perfeita, na verdade possuem vários problemas e é interessante o modo como a autora abordou os dramas familiares e a violência em casa.
 Como comentei eu imaginava que se tratava de um romance bobinho que abordaria o bullying e apenas isso. Mas durante todo o livro há capítulos onde o texto está em itálico e Anika narra que está pedalando rápido e tudo o que está sendo narrado dá a entender que algo grave aconteceu, mas em momento algum o leitor vai saber o que é, só no final do livro e esse acontecimento traz uma mensagem muito importante.
 O livro aborda o bullying e é de extrema importância esse assunto ser abordado em uma história, mas além desse assunto, esse livro também aborda o preconceito, a violência, problemas familiares e outros.


 Esse é um livro de leitura muito leve e fluída, é tudo narrado por Anika e o leitor se sente envolvido pela história da garota logo no início, principalmente porque Anika é uma protagonista peculiar e cativante, por isso a leitura é bem rápida.
 A diagramação do livro está simplesmente linda, começando pela capa que traz uma bela arte e por dentro tudo está muito agradável, pois as folhas são amareladas e o tamanho da fonte está ótimo.


 "Anatomia de um excluído" é um romance muito envolvente que traz uma protagonista muito cativante e humana passando por situações comuns da adolescência. É uma história que aborda temas muito importantes e possui um final muito bom. Enfim, esse livro me conquistou muito e por essa razão eu recomendo para todos.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Esse título chama bastante a atenção, hehe. Não sabia do que a história se tratava, mas pela sua resenha parece ser muito boa e envolvente. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, ainda não tinha ouvido falar do livro e ele já entrou pra minha lista. Fiquei curiosa por saber quais são os pensamentos obscuros de Anika e como a autora desenvolveu os assuntos do bullying. Deve ser uma leitura interessante!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei da premissa do livro e achei a resenha completa, fiquei curiosa para a leitura. Achoque os livros são grandes aliados e podem ajudar quem passa por bullying.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já li algumas resenhas desse livro e fiquei bastante curiosa, porque parece que ele não tem um final tão clichê, nem tão feliz, não é? Parece ser uma daquelas leituras mais realistas do que romântica, talvez eu acabe dando uma chance a esse livro.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei de saber que a história além de trazer temas importantes como bullying também tem um misteriosinho ai nesse meio da trama.
    Não conhecia a autora, mas fiquei com vontade de realizar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Gosto de enredos assim, como se fosse uma história que poderia ser nossa, fora que os temas abordados são bem atuais e importantes.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto do título. Assim como você, achei que se tratava de mais um livro juvenil, com tema já batido. Que bom saber que o livro vai além, trazendo questões complexas, além do bullying.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse título.
    Pelo que você disse a história é bem gostosa de ser acompanhada.
    me interessei na leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa! Tudo bem?

    A capa e premissa me agradaram bastante, mas o que mais chamou minha atenção foi sua resenha que de certa forma me causou uma curiosidade enorme pra conhecer a obra.

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, ainda não conhecia esse livro. Pela sua resenha, fiquei curiosa para saber mais sobre a reviravolta que há na história, achei interessante também a protagonista se apaixonar pelo garoto que é visto como nerd

    ResponderExcluir
  11. Olá. A capa desse livro é bonita, se visse numa livraria, pararia para ver do que se trata. Não parece ter cara de romance bobinho, inocente, é juvenil, e mesmo eu não tendo livro, não achei bobo. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    EU gosto de livros adolescentes, e leio sempre que posso. Olhando a capa desse livro eu nem imaginava que ele trazia tantas mensagens importantes e necessárias! O bullying é algo bastante sério.
    Fico feliz que o livro tenha mostrado muito mais do que aparenta! Fiquei interessada em lê-lo, depois da sua resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Achei esse livro péssimo, a protagonista duvidosa... E o final pra mim foi uma tentativa de fechar uma história ruim com uma reviravolta pra ver se dava um up. Li rápido, mas não gostei nadinha.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Que blog fofo! Amei! Achei a premissa do livro bem interessante, gosto quando temas fortes são abordados, é uma forma até de conscientizar as pessoas. O trabalho gráfico está bonito, fiquei curiosa para ler, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Tenho enorme curiosidade em ler esse livro, principalmente, confesso, por esse título, que não só chama muita atenção como deixa a pessoa intrigada para saber o porqué. Até hoje não tinha lido nenhuma resenha dele, e gostei bastante de saber sua opinião e ter uma ideia do que esperar da história.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie, não conhecia o livro, porém gostei dele e pelo sua resenha me deixou com aquela curiosidade em ler-lo. irei colocar ele na minha lista.
    bjs

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger