Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Hora do Anime: A Viagem de Chihiro


Título original: Sen to Chihiro no Kamikakushi • Ano: 2001 • Classificação: Livre  Duração: 125 min • País: Japão • Gênero: Anime/Aventura/Drama

 Oioi, gente! Depois de um bom tempo sem recomendar animes, aqui estou eu para falar sobre uma animação extremamente importante para mim, porque é a minha favorita. A Viagem de Chihiro foi lançado em 2001 e faz uns 10 anos que eu assisti, na época eu amei, embora não entendesse muito o filme, e agora amo mais ainda.
 Essa é uma animação que já ganhou vários prêmios e tudo isso merecidamente, porque é realmente uma grande obra. O filme todo é repleto de metáforas e algumas críticas escondidas nas entrelinhas, e é justamente isso que o torna tão extraordinário.
 A Viagem de Chihiro é uma animação para todas as idades, mas confesso que algumas partes são assustadoras, embora eu não tenha visto problema algum quando era criança, pois ao mesmo tempo o filme todo é mágico.

      

 Nessa animação vamos conhecer Chihiro, uma garota de 10 anos que está se mudando de cidade com seus pais e essa ideia não a agrada nenhum pouco, mas não há escolha. O pai da garota decide que vai pegar um atalho, mas acaba se perdendo e se deparando com uma linda cidade fantasma.
 Curiosos o pai e a mãe de Chihiro decidem explorar essa cidade, logo a garota precisa segui-los e os três acabam chegando até um restaurante que está repleto de comida. Os pais da garota decidem comer mesmo não tendo ninguém para atendê-los, pois tudo parece delicioso e eles não querem esperar.
 Chihiro se nega a comer, mas decide dar uma volta pela cidade e encontra Haku, um garoto que a manda ir embora urgentemente e a garota o obedece, mas quando chega ao restaurante seus pais viraram porcos.

 

 Agora a menina se vê sozinha e assustada, não sabendo o que fazer, até que Haku aparece novamente e a manda procurar um emprego, pois caso contrário ela irá virar um porco também.
 Chihiro acaba indo se encontrar com Yubaba, a dona da casa de banhos da cidade e consegue um emprego nesse lugar, mas para isso ela precisa mudar seu nome para Sen e batalhar para conseguir salvar seus pais e ir embora com eles.

 

 De cara é uma animação que pode assustar, pois é uma história cheia de espíritos e acontecimentos estranhos, mas de uma forma muito mágica e curiosa. Os personagens são algo bem estranho, temos sapos falantes, dragões, bruxas, bebês gigantes, etc.
 A Chihiro/Sen é uma personagem extremamente cativante, porque é apenas uma garotinha, mas se mostra muito inteligente e forte, enfrentando tudo o que aparece em sua frente para salvar seus pais, mas nunca deixando de ser uma boa garota ou sendo gananciosa.
 Haku também é cativante, desde o começo ele ajuda Chihiro a se manter nesse lugar tão estranho, mas ao mesmo tempo é um personagem misterioso que segue todas as ordens de Yubaba.
 Lin é a garota que ficou encarregada de trabalhar com Sen e se mostra uma boa pessoa ao ajudar a garota em tudo também, sempre se preocupando e cuidando da mesma. Kamaji é um velho com 6 braços encarregado de cuidar das poções para os banhos e praticamente parece um avô para a garota, pois também a ajuda.
 Há outros personagens na história também, como a Yubaba que rouba o nome das pessoas para conseguir controlar elas. O seu filho que é um bebê gigante que nunca sai de dentro do quarto, pois acredita que o mundo é perigoso a ponto de deixá-lo doente por sair do quarto e diversos outros personagens que possuem sua importância no enredo.

 

 Essa animação critica muitas coisas pelas entrelinhas da história, algumas situações nela simbolizam sentimentos negativos, como a arrogância, a avareza, a ganância e até o desrespeito com o meio ambiente.
 Uma das situações onde podemos perceber isso é quando o Sem Face, um ser bom, entra na casa de banho e se transforma em um monstro descontrolado por estar em contato com a ganância dos seres que trabalham ali dentro. 
 Além dessa cena temos uma onde um monstro fedorento aparece na casa de banhos, mas ele não é quem aparenta. Na realidade esse ser é o Deus dos rios que está nessa situação por conta do descaso com os rios, tanto que ao retirar os lixos de dentro dele, ele volta a ser um Deus limpo e bom.

 

 Essas são situações que podemos perceber ao assistir o filme, mas ao pesquisar mais sobre essa história vemos muitas outras coisas que a animação vem criticar e mostrar. No caso, a casa de banho é uma enorme crítica à prostituição, pois em uma determinada época no Japão, essas casas eram praticamente bordéis.
 E mais, as donas dessas casas eram chamadas de Yubaba, assim como é o nome da dona da casa de banho no anime e as prostitutas para começar a trabalhar precisavam assinar um contrato onde mudavam de nome, assim como Chihiro.

 

 Basicamente essa é uma animação altamente crítica, mas que para uma criança é apenas uma história incrivelmente mágica, com seres estranhos e engraçados, com acontecimentos curiosos e fantasioso, e com mensagens que eles só vão entender caso vejam quando forem mais velhos.
 Pode parecer uma história confusa de início, mas é tudo muito bem desenvolvido, a ponto de não ficarmos com nenhuma dúvida sobre os acontecimentos.

 

 Nessa animação vamos acompanhar a trajetória da personagem para descobrir uma forma de salvar seus pais, mas também vamos acompanhar o amadurecimento da garota, que no início era birrenta e mimada, mas depois se torna alguém muito cativante.
 "A Viagem de Chihiro" é uma animação japonesa muito bem construída e tão interessante que se torna difícil comentar sobre, sem contar que os desenhos são simplesmente maravilhosos e foram todos pintados à mão.
 Enfim, esse é um filme que indico para crianças, pois eu assisti quando era bem mais nova e amei, então apesar de ser um filme "assustador" em algumas partes, as crianças podem gostar também, mas especialmente indico para os adultos, pois eles irão absorver melhor todas as mensagens do filme e também desfrutar melhor essa bela obra do mestre Miyazaki.

Deixe um comentário:

  1. Oi, Larissa!
    Que filme mais lindo! Não canso de assistir os filmes do Hayao Miyazaki. São sempre filmes incríveis!
    Essa confusão é sempre algo presente nessas animações e para mim é algo mágico. Deixa a história com um ar diferente.
    Gostei muito da Chihiro, é uma garota boa, um tanto medrosa, mas ao mesmo tempo muito determinada. Adorei a maneira como a personagem foi criada. <3
    O filme tem muitas críticas muitas! Adorei como você apontou muitas delas, sendo vistas da maneira que os personagens se portam perante as situações diversas.
    Você já assistiu "Meu Amigo Totoro"? É um filme que recomendo muito. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu estou num momento de procurar indicações de animes mesmo, e adorei poder conferir sua recomendação. Imaguno mesmo que seja muito bem construído, pelo que pude compreender em suas impressões, e com certeza gostaria de conferir também. Muito obrigada por disponibilizar o link, já irei salvar aqui para assistir logo mais!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu não poderia ficar mais feliz com essa resenha. Sério mesmo, eu amo muito anime, estou sempre a procura de um pra assistir. Nunca ouvi falar desse e fiquei completamente encantada pelo enredo e pelas imagens que você disponibilizou. Certamente eu vou usar esse link que você deixou e vou assisti-lo a noite. Muito obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nossa, pela sua resenha eu tenho impressão que já assisti esse anime e certamente que me lembro, foi um dos únicos. Acho uma graça. Talvez me anime em assistir novamente.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pode me criticar, mas ainda não assisti a essa animação, acredita? Preciso conferi-la logo. Eu adoro animes, então por que diabos não vi essa animação ainda? Que bela resenha. Dá para notar que há elementos estranhos mesmo no enredo, mas para quem já assiste animes sobrenaturais não é nada demais... Já estou habituada com esses elementos, talvez por isso ainda não tenha me sentido encantada por assistir a esse anime. Mesmo assim, sua resenha não destacou apenas o bizarro, mas as boas lições que podemos aprender e isso sim me atrai. Vou ver! Vou ver!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  6. Assisti este filme tem bastante tempo e na época, adorei. Lendo a sua resenha e revendo as cenas, me deu vontade agora, apresentar o longa par ao meu filho, que amará também!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nossa, eu não sou chegado a muito nessa cultura japonêsa e agora me sinto bem deslocado vendo que muita gente já viu ele é eu estou conhecendo agora kkk. Enfim, o anime tem uma proposta bem interessante e sua indicação para toda família só me deixou a querer assistir kkk. Pela sua empolgação deve ter sido realmente bem construído e tal. Adorei as imagens usadas no post e já adicionei para ver Logo logo. Até mais ver
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oie! Tudo bem?
    Eu não sou de assistir animes, não dou conta nem de séries pensa em animes então, mas não nego que esse é bem famoso e conhecido pelo publico e sempre tive curiosidade de saber sobre o que se tratava, por isso seu post caiu muito bem para mim. Vou anotar a dica, mas não sei se conseguirei assistir a ele!
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. AAAAAHHHHHH!!
    Que cheiro de infância nesse post! Hahaha Lembro que eu era tão viciada, que fazia minha mãe comprar as revistas Recreio ou qualquer coisa do gênero que falasse desse anime *-* E deixei ela quase louca, até que ela alugou o filme pra eu assistir. Adorei ler sua resenha sobre o filme, me fez lembrar de um tempo muito bom da minha vida e a relembrar "A viagem de Chihiro"

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, quantos elementos na história, de fato pareceu meio confusa.
    Uma amiga minha ama essa animação, mas eu nunca soube do que se tratava.
    Gostei das mensagens que ela passa, mas ainda não sei se assistiria, não faz muito meu estilo. Talvez um dia, mas anotei a dica!!


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu também vi esse filme quando era criança, mas ao contrário de você, lembro que detesti kkkk. Eu saí indignada do cinema, pois achei a história confusa e sem final.
    Porém, acho que hoje eu gostaria muito mais. Como você falou, há muitas críticas nessa animação que uma criança não perceberia. É uma história cheia de significados, que só um adulto vai entender o que está sendo falado nas entrelinhas.
    Acho que vou dar uma segunda chance e assistir esse desenho novamente.
    Obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Carambaaaaa, que sensacional. Não conhecia o anime mas ele me fez recordar minha infância quando eu assistia muitos desenhos de anime kkk A sua resenha juntamente com os gifs deu um dinamismo muito grande a leitura e me atraiu ainda mais, adorei!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  13. Oi, não conhecia seu blog e adorei o nome! Não sou fã de animações, ainda mais essas japonesas. Mas adorei a forma como tu construiu a resenha usando os gifs. Ficou bem interessante e convidativa para ler!
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu vi este anime faz uns dias, e me apaixonei pela trama, queria que saisse apenas do filem, e que virasse um grande anime, acredito que faria sucesso, pelo mundo fantástico, tão bem conduzido pelo roteirista. Eu dou nota 1000 ao filme.

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    Sempre ouvir falar dessa animação, mas nunca parei para assistir. Tem muita gente que gosta muito dela. Sua critica foi muito boa e o que me chamou a atenção é essas criticas nas entre linhas que o longa faz e com certeza isso me animou bastante para conferir.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei essa sua indicação! O filme não me é estranho, até porque acredito que eu já tenha ouvido falar, mas o que justamente você considerou um pouco assustador foi o que me chamou a atenção hahahaha Ótima dica, vou com certeza assistir algum dia desses.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá ♥
    Lembro de ter assistido esse filme a um tempo atrás, mas como era mais nova fiquei morrendo de medo,e um tanto confusa com tantas coisas que aconteciam e com a quantidade de personagem. Como era muito medrosa (alias ainda sou) assisti ele meio que picado. Vou dar uma outra chance, quem sabe agora eu compreenda melhor ♥

    ResponderExcluir
  18. Gente, que gostoso rever essa história. Lembro que vi quando eu era pequena e nem parece que era só 2001, parece até que faz muito mais tempo. Realmente lembro que era assustador em algumas partes, mas eu lembro que eu amei e definitivamente recomendo que as crianças vejam! Acho que vou marcar aqui para ver de novo e quem sabe aprender mais coisas que na época não entendia.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Não costumo assistir mais Animes e esse não foi um dos que vi quando era pequena. Curti saber que nas entrelinhas ele critica a ganância, a avareza e outros pontos e ver isso em um anime é sensacional. É o tipo de obra para todas as idades né? Já que alguns pontos você só entende realmente quando mais velho...
    Apesar de não assistir Animes, vou dar uma chance a esse e espero gostar, ainda que seja muito medrosa haha Adorei a indicação!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Já assisti esse filme há um tempo e sou completamente apaixonada por essa história. A mitologia apresentada é muito intrigante e lembro que tive sonhos com esse filme, o que me faz querer rever o filme agora, já que mal lembro da trama, só restou o sentimento de que é um anime muito bom. Adorei ler suas considerações, fiquei com vontade rever o filme e é isso que irei fazer.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  21. Oi Larissa,
    Não costumo assistir muitos Animes, mas achei bem legal a ideia desse. Gosto dessa sensação de os personagens precisarem fazer algo para salvar os pais e fiquei muito curiosa para saber como tudo vai acabar nessa trama.
    É algo que eu assistiria sem dúvidas. Quem sabe esse anime não tire meu preconceito de assistir obras assim?
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Hahaha. Você é a rainha das indicações asiáticas sabia?
    Sempre vejo animes interessantes por aqui, mas nossa, eu não tenho tempo para ver, porque é tcc, é namorado, é blog, é trabalho.. fora as séries que eu já vejo. De qualquer forma, achei esse bem bonitinho, gostei da premissa. Quem sabe eu não maratono nas próximas férias? haha

    bjs!

    ResponderExcluir
  23. Minha querida,
    Adorei a indicação. Se eu fosse criança até assistiria, mas agora tenho medo desses desenhos. Sim, MEDO. Eu adorava os desenhos que tinham o Totoro, mas acabei tendo vários pesadelos, e decide parar.
    Esse certamente me daria uma dor de cabeça, então vou deixar para a próxima.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  24. Oie
    eu to loooouca para ver esse filme, eu adoro os filmes desse estúdio e esse é um dos mais bem falados, então a ansiedade é grande, muito linda sua resenha e que ótimo que indica tanto, minha expectativa só aumentou

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, eu não gosto de animações, mas achei uma premissa bacana, principalmente com todas essas críticas embutidas, sobre o ambiente ao redor e assuntos relevantes, ao mesmo tempo que diverte.

    ResponderExcluir
  26. Olá tudo bem?

    A viagem de Chihiro é uma de minhas animações preferidas, juntamente com Totoro que é da mesmo estúdio, e o que mais gosto no desenho é a mensagem transmitida, além de ter um cenário incrivel!

    Bj

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu já ouvi falar desse anime, mas por incrível que pareça pensei que Chiriro fosse um menino porque nunca vi a personagem, só me atentava ao nome e na minha cabeça era um nome masculino... rs
    Que legal que é uma história cheia de ensinamentos e metáforas, mas eu não assistiria por não gostar de animes.

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Oiee ^^
    Confissão: eu SEMPRE choro quando vejo esse anime. Conheço-o desde que eu era criança e morria de medo daquele "fantasma" Sem Face e chorava quando o dragão estava sujo de sangue e fugia. E também chorava quando os pais da menina viravam porcos. Ou seja, chorava muito e morria de medo de algumas cenas...hehe' mas é maravilhoso, né? Nunca tinha prestado a atenção nas críticas que você falou, mas, agora que mencionou, uma luz se acendeu na minha cabeça. Muito interessante.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu confesso que eu não sou fã de animes, nunca me chamou atenção. Até então eu não tinha ouvido falar desse (conheço alguns de nome, porque minha irmã adora), mas confesso que foi o primeiro que verdadeiramente me chamou muita atenção, por causa de todo esse ar meio sobrenatural. Vou anotar a dica e tentar entrar no universo dos animes.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  30. Studio Ghibli <3 Hayao Miyazaki <3

    Muito amor em todas as animações! <3

    Todos os filmes do autor refletem essas críticas que você observou em Chihiro. Todas elas nos tocam a alma e o coração incrivelmente e, quando você já tem um senso crítico formado, já percebe tudo o que ele quis dizer com tais situações. Guerras, meio ambiente, abusos... Violência. Às vezes se torna até dificil de acompanhar, como no caso de Grave of the Fireflies... É um filme que até hoje me atormenta a alma quando relembro de algumas coisas.

    Ótima indicação, moça! Veja todos do Miyazaki! *-*

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Faz muito tempo desde que eu assisti um anime, eu era muito viciada hahah não conhecia esse, acho que se eu fosse defini-lo pela primeira impressão seria exatamente "mágico e curioso" exatamente como você falou. Vou pegar pra assistir em breve!
    Obrigada pela indicação, beijos,

    Luana

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger