Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: O último sopro de vida


Título: O último sopro de vida • Autor: Paul Kalanithi • Editora: Sextante • Páginas: 176 • Ano: 2016

 Esses dias eu estava querendo ler algo diferente dos vários romances ficcionais que costumo ler e então vi esse livro, um relato real de um neurocirurgião que foi diagnosticado com um câncer incurável. Fiquei muito animada para ler e para a minha felicidade foi uma leitura muito agradável e emocionante.


 Em "O último sopro de vida" iremos conhecer a vida de Paul Kalanithi, um neurocirurgião incrível que sempre tentou fazer o seu melhor e tratar bem os seus pacientes, mas de uma hora para outra se vê deixando o cargo de médico e virando um paciente lutando contra uma doença.
 Ao longos das páginas vamos acompanhar a trajetória de Paul antes do câncer, quando ele ainda era um garoto saindo da escola sem saber direito qual curso queria fazer e até ele se tornar o médico que foi. E a parte mais importante da história; durante o câncer.
 Nesse momento vemos um homem que aceita sua morte e não sabe mais o que fazer, pois o câncer traz consigo muitas incertezas, pois ele pode te levar em 2 meses ou em 2 anos, tudo depende da forma como seu corpo vai lutar contra ele.


 Antes de lermos sobre a doença, a gente conhece a pessoa e o profissional que Paul foi e é extremamente interessante essa parte, porque conhecemos uma pessoa muito admirável e um excelente profissional. O tipo de médico que é difícil encontrar hoje em dia, pois a vida acaba tornando esses profissionais frios, mas com Paul não foi assim, ele sempre se manteve atencioso e até carinhoso com seus pacientes.
 E acompanhar toda essa trajetória de Paul na medicina também é interessante por outro ângulo, aquele em que o leitor conhece um pouco mais sobre a profissão em si e todas as responsabilidades que ela traz.
 Uma profissão que todos sabem que não é fácil, mas que poucos param para pensar sobre como é o dia a dia desses profissionais, o quanto eles precisam ser fortes para aguentar todas as consequências de ser um médico.

"São esses fatos que tornam a medicina ao mesmo tempo uma benção e um fardo: ao assumir a cruz de outra pessoa, você às vezes é esmagado por seu peso."

 Então temos a parte "Não parar até morrer", onde Paul descobre que tem uma doença terminal aos 36 anos, ele passa pela negação da situação e logo depois a aceitação, mostrando que não há uma ordem para lidar com isso, mesmo se você for um médico.
 Mas não pense que nesse capítulo você só encontrará lamentações do autor, pois não é isso que acontece, o que nos vemos é um homem muito forte que decide enfrentar de frente a sua situação.
 Paul desistiu de muitas coisas na vida depois que descobriu a doença, pois não foi egoísta e pensou se as outras pessoas seriam beneficiadas com a situação, pois ele não tinha certeza sobre a própria vida.
 Também é depois que descobre a doença que Paul e sua esposa entram no dilema de ter ou não um filho, pois é algo que eles planejavam, mas com a situação de Paul tudo complica. Mas novamente ele se mostra um homem admirável ao decidir ter um filho mesmo que para ele isso torne sua partida ainda mais difícil, pois a criança tornaria sua partida mais "fácil" para sua mulher.


 Basicamente esse livro vai te fazer refletir do começo ao fim, ele é cheio de ensinamentos para o leitor e embora o câncer seja um tema pesado, o livro não é dramático, mas ele é muito encorajador, pois Paul não desiste de viver.
 No entanto, há algumas partes que podem ser vistas como algo um pouco "tedioso", que são onde o autor narra alguns dos seus procedimentos como médico, porque nessas partes a leitura acaba se tornando um pouco mais lenta, mas elas não deixam de ser interessantes.


 A diagramação está bem simples, mas ao mesmo tempo muito bonita, começando pela capa que não tem muitos detalhes, mas que combina com a história. Por dentro tudo está muito agradável, pois temos as folhas amareladas e um bom tamanho na fonte dos textos. Já a leitura não é muito fluida, mas também não é lenta e a partir da segunda parte do livro, a leitura pega um ritmo melhor.

"Mesmo doente terminal, Paul estava integralmente vivo; apesar do colapso físico, continuou vigoroso, cheio de esperanças, não por uma cura improvável, mas por dias mais ricos de propósito e significado."

 Esse é um livro muito bonito que vale muito a pena ler, pois o leitor vai refletir sobre muitas coisas e também vai conhecer a pessoa incrível que foi o autor. Nessa leitura vemos que devemos sempre agradecer pela nossa saúde e viver da melhor forma possível, pois Paul estava debilitado e mesmo assim viveu bem, até mesmo melhor que muitas pessoas saudáveis.
 É um livro curto e difícil de comentar sobre, o leitor sabe o final da história e sabe que a mesma é triste, mas o que ele não sabe é que vai encontrar uma história incrível sobre uma pessoa incrível que tem muito a ensinar, tanto que mesmo lutando contra uma doença terrível ainda tirou um tempo para escrever sua história e presentear o leitor com uma narrativa especial.
 Enfim, esse é um livro que eu recomendo para todos, em especial quem for da área de saúde, e tenha em mente que esse é aquele tipo de livro que você precisa ler, pois só lendo vai entender o quão bonito é.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oie! Tudo bem? A editora sempre tem livros bons né? Esse já havia ouvido falar, mas nunca li fico feliz que tenha gostado da leitura!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/01/um-porto-seguro.html

    ResponderExcluir
  2. No início da sua resenha eu jurei que esse livro era uma autobiografia ou algo do tipo, mas me enganei completamente. Eu também ando querendo fugir da minha zona de conforto, que assim como você, é o romance. Essa história parece ser bem bonita e intensa, além de trazer um assunto bastante usado na literatura de forma diferente. Não conhecia o título, mas adorei saber suas considerações sobre.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  3. Achei a premissa bem interessante e com certeza, eu choraria em algumas partes. Interessante esta reflexão sobre a nossa saúde e o quanto temos que valorizar nossos dias bons.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Eu não o conhecia, mas pelo que pude compreender, o contexto parece ser emocionante por conta das mensagens inseridas. Deve mesmo ser bem bonito e eu gosto quando há essas reflexões na leitura. Confesso que não sabia do que se tratava, e me surpreendi com suas palavras. Dica anotada!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Heeey, tudo bem?

    Não lembrava do título como lançamentos da Sextante, mas como a temática é do câncer e perdi pessoas queridas pra essa doença maldita, eu prefiro passar. Mesmo depois de muitos anos, ainda não consigo encarar um texto assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu ainda não conhecia esse livro, e gostei muito da tematica. com certeza vou me emocionar muito dessa história, e até sei que vou refletir bastante sobre o tema abordado.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oie amore,
    Adoro esses livros... são muito interessantes. Ás vezes é bom alternar a leitura, faz bem.
    Pelo que li de sua resenha, parece se tratar de um livro muito instrutivo, dica anotada por aqui!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas gostei da historia, da capa.... e da resenha também!! :) ahahah Parabéns, esta bem completa!

    Bem, eu pretendo ler, e fico contente que não seja apenas mais um livro bonito mas que traga também uma lição de uma historia! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Vi este livro e achei a sinopse bem interessante, embora não seja muito meu estilo de leitura.

    A capa e a diagramação é muito bonita mesmo, mas não gosto muito de livros sobre câncer, são muito próximos de nossa realidade e leio livros justamente para dar uma fuga dela.

    Abraços!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas eu achei ele extremamente reflexivo apenas por sua resenha. É bem legal saber que ele traz ensinamentos ao leitor e acho que, de posse dessa informação, é fácil aceitar essas partes mais tediosas que ele tem.
    É legal pensar que o Paul se doa a ponto de sentir dor por sua partida ao deixar um filho, mas que isso ajude a esposa.
    Com toda a certeza pretendo ler esse livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Não conhecia a obra, mas como o Câncer, tem sido um assunto muito presente ultimamente, fiquei bem interessada em conhecer os sentimentos do protagonista, entender como para ele está sendo aceitar a morte e como também era sua vida, antes de descobrir a doença. Por ele estar na área de medicina, acredito que deve ser ainda mais interessante a narrativa. Dica anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas realmente me parece uma obra reflexiva e cheia de ensinamentos. Apesar do câncer ser uma temática muito triste, onde é quase impossível não ficarmos com o coração apertado, esse livro me parece falar mais sobre a vida que sobre a doença. Adorei conhecer a obra, com certeza um livro que me interessa. :)

    bjs e parabéns pela resenha. :d

    ResponderExcluir
  13. Como deve ser difícil para um.medico que é acostumado a cuidar das pessoas e salvar vidas se ver diante de sua finitude né? Deve ser até doloroso. Amei a dica. Anotada por ser tão real. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa, tudo bem?
    Nossa Larissa, imagino que deva ser um livro bem comovente. Eu como md emociono fácil com certeza vou chorar quando for ler. Deve ser muito difícil sabe que você está com uma doença que não pide ser curada e que a qualquer momento você vai morrer. Acho que no mínimo seria assustador.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. oie, desde que esse livro foi lançado fiquei com vontade de lê-lo, e que bom receber um feedback de que ele é uma boa leitura. Bacana podermos conhecer além da doença, sobre a vida profissional dele, e acho que eu gostaria até mesmo de ler sobre os procedimentos médicos. Se você gosta desse tipo de livro, recomendo a maior de todas as mágica s, de james r. dotty.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Fiquei bem curioso para fazer a leitura deste livro, ver como o autor passa todas essas emoções descritas por você na resenha. Ver como ele superou tudo, e como sua vida se transformou a partir disto, me deixa bem curioso e louco para fazer logo esta leitura.

    ResponderExcluir
  17. Livros de relatos de pessoas com doenças terminais eu gosto , mas não é sempre que eu leio, porque mesmo sendo bastante reflexivo a carga pesada de tristeza é muito grande, então fico meio assim para ler coisas do tipo

    ResponderExcluir
  18. Já perdi algumas pessoas queridas para o câncer, e acho que seria doloroso demais fazer essa leitura. É claro que para ninguém seria fácil aceitar a notícia que ele recebeu, câncer é mesmo uma droga de doença, se o cara era médico e descobriu que já tinha um câncer terminal, como descobrir a tempo? Nunca se sabe como a doença vai agir, infelizmente. Achei bem legal a atitude dele de não desistir de ter o filho e de viver o melhor possível durante o tempo que teria, deve ser uma leitura tocante.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lari!
    Não gosto de livros que tem o câncer como tema, não é o tipo de leitura agradável para mim, então não sei se leria o livro, mesmo acho a leitura e história muito interessante e importante. Mesmo assim anotei a dica!

    beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  20. Oieee
    Tudo bom?
    Nossa imagino que essa história deve ser um pouco sofrida. Câncer não é mole e também uma.caixinha de surpresa.
    Fiquei aqui querendo saber mais do que acontece.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá
    que bom que gostou tanto da leitura pois parece ser muito interessante, eu fiquei curiosa depois de tantos elogios e quem sabe eu não arrisque se tiver oportunidade pois parece valer a pena

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá =) Resenha mais que encantadora!! Que bom que a leitra foi muito agradável e emocionante para você. Legal que vamos conhecer o personagem antes e durante o câncer. Acho legal livro que nos faz refletir e vem cheio de ensinamento. Eu também estou querendo fugir um pouco dos romance, então já estou anotando a dica desse livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  23. Oi Tudo bem?
    Que resenha mais linda, parabens de verdade.
    Confesso pra vc que eu tenho um certo problema com livros de biografias e tudo mais, mas depois da minha ultima leitura, isso está mudando um pouco. Gostei da historia desse livro e quem sabe, talvez, eu não de uma chance a ele.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Não conhecia o livro, mas em muito me chamou atenção. tem tudo para encantar, leitura leve e reflexiva. Em um momento repleto de romances com finais felizes, ler esse tipo de livro até te refrigera a cabeça.
    Dica anotada, bjks

    ResponderExcluir
  25. Oi Larissa, tudo bem?
    O livro não me chamou a atenção, sabe?
    No geral, não gosto muito desse tipo de leitura, por isso, deixo passar a dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Creio que todas as pessoas necessitem de leituras como esta: reflexivas e embasadas na realidade em que vivemos.

    Não conhecia ainda Paul Kalanithi e amei conhecê-lo através desta obra.

    Dica anotada (:

    ResponderExcluir
  27. Olá, Larissa

    Nossa, que história, hein? Tão novo, médico - que salva vidas - se vendo em uma situação em que não podia salvar a própria. Confesso que não leio o gênero, mas não nego que achei a história inspiradora, principalmente o dilema de ter ou não um filho.
    As fotos ficaram lindas e a resenha ficou ótima, parabéns!

    Bijos

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger