Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Princesa das Águas


Título: Princesa das Águas • Autora: Paula Pimenta • Editora: Galera • Páginas: 368 • Ano: 2016

 Vez ou outra leu leio alguns livros que não fazem muito o meu estilo e apesar de eu gostar de romances adolescentes, as obras da Paula Pimenta meio que não chamam muito a minha atenção, porque são adolescentes e clichês demais para mim.
 No entanto, essas são leituras fáceis e eu imaginei que talvez esse livro fosse me agradar mais do que o Cinderela Pop, mas basicamente tive as mesmas impressões com esse livro também e cheguei a conclusão que esse tipo de história não funciona comigo mesmo.


 Em "Princesa das Águas" vamos conhecer Arielle, uma nadadora de 16 anos que está se preparando para as Olimpíadas e desde sempre tem uma vida regrada por seu pai e treinador, o que não agrada em nada a garota.
 Ela só quer sair e se divertir como uma garota normal de vez em quando, mas nem isso é permitido, tanto que ela precisa fugir e ir escondida para os lugares que quer, porque se for descoberta não será nada legal, mas ela é um tanto azarada e sempre é descoberta.
 Suas irmãs são cantoras e possuem um grupo muito popular, sendo que Arielle também canta, mas por causa de alguns motivos decidiu esconder sua voz e se dedicar apenas à natação.
 Acontece que em uma de suas escapadas para ir em uma festa, Arielle acaba se apaixonando por Erico depois de salvá-lo quando o garoto cai na piscina e depois disso ela só consegue pensar nele, mas por conta de algumas coisas ela decide guardar segredo sobre o acontecimento e não revela para o garoto que foi ela quem o salvou. E agora, será que eles irão se encontrar novamente?


 De cara devo comentar sobre Arielle, uma personagem que não conseguiu me cativar, porque era tão inocente que chegava a parecer uma boba para mim. Aqui temos aquela coisa clichê da garota se apaixonar pelo cara mais lindo de todos e achar que nunca seria correspondida, mas obviamente ela vai ser, porque é isso que acontece em histórias assim. Eu não a achei uma boa amiga, pois mentiu para Lino, seu melhor amigo, e nem confiava nas palavras do garoto. Arielle também teve uma atitude que eu não gostei, ela invadiu a privacidade de alguém e embora ela estivesse muito curiosa, não justifica e teve outros motivos que me fizeram não gostar dela.
 Sula achei uma boa personagem, ela consegue ser uma boa manipuladora, embora manipular Arielle seja a coisa mais fácil do mundo, porque a garota é o cúmulo da "inocência".
 Erico é outro personagem que não consegui gostar, porque basicamente não dá para conhecer muito o garoto, a única coisa que vemos é um menino que está louco por uma garota, mas de uma hora para outra já se encanta por outra. Além disso a autora quis deixá-lo romântico e legal, mas para mim não funcionou, pois o achei forçado.
 Há outros personagens na história, mas não aparecem tanto assim, como as irmãs de Arielle que são um amor, o pai dela que é super protetor, mas que também é uma ótima pessoa e também temos aqui a aparição da DJ Cinderela e seu namorado Fredy (do livro Cinderela Pop) e da blogueira Belinha.


 O romance é aquele instantâneo; olhou, se apaixonou. E infelizmente para mim nem sempre isso funciona, mesmo sendo um romance adolescente, eu não consegui ser convencida por essa paixão doida dos personagens que basicamente não se conhecem, nunca se falaram praticamente, mas viram o amor um do outro. E meio que tanto faz se as Olimpíadas está batendo na porta da Arielle, se esse é um momento muito importante na vida dela, o que importa é Erico.
 E podemos falar o mesmo sobre o garoto, sendo que ele é mais velho e consequentemente se espera que ele seja mais maduro e focado em sua carreira, mas não é isso que ele demonstra, muito menos Arielle.
 Outra coisa que não me convenceu foi que de uma hora para outra, algumas semanas antes das Olimpíadas, uma emissora decide realizar vários quadros com os atletas, como programa de dança, canto, culinária, namoro, etc.
 Não que não seja uma ideia bacana para uma história, mas achei pouco provável isso acontecer na realidade, porque esse é o momento em que os atletas estarão extremamente focados nas Olimpíadas e não acredito que na vida real eles topariam realizar algo assim, sendo que poderia atrapalhar seus desenvolvimentos em um torneio tão importante.


 O desenrolar da história é bem previsível, de cara o leitor vai saber o que vai acontecer, porque é tudo muito clichê mesmo, mas é uma leitura extremamente fácil e fluida, com isso apesar de não ser uma história bem construída, é uma leitura agradável e até divertida em alguns momentos.
 A diagramação do livro está bem agradável, começando pela capa que está simplesmente linda e representa bem a protagonista. Por dentro temos folhas amareladas que são melhores para leitura e o tamanho da fonte está ótimo.


 Basicamente essa foi uma história que não me agradou, porque muitas coisas não conseguiram me convencer e apesar de ser um livro com um bom número de páginas, eu não achei que foi uma história bem desenvolvida, tanto que acredito que seria possível passar a mesma história em um número reduzido de páginas.
 No entanto, para quem quer ler uma história só por ler, talvez seja uma boa opção, porque realmente não dá para esperar muita coisa da história, é só para entretenimento mesmo, embora seja possível tirar algumas mensagens.
 Enfim, ao todo o livro teve muito mais pontos negativos do que positivos, ele não funcionou para mim, mas provavelmente funcione bem com o público alvo, logo recomendo a leitura para quem não é um leitor muito crítico ou para quem quer ler uma história bem leve.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Olá
    Eu, particularmente, acho esse livro um amorzinho e gostei bastante dessa leitura. Na verdade, é um título indicado por ser uma leitura bem mais leve e rápida, sem surpresas e afins. Quando eu li, não tinha expectativas, então talvez por isso tenha curtido mais. Uma pena mesmo que a história não tenha lhe agradado, mas realmente isso acontece e varia muito de leitor para leitor.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá ♥
    É primeira resenha negativa que vi desse livro, meu único contato com a escrita da autora foi através de um conto, e me identifiquei bastante com a escrita e desenvoltura. Estou louca para ler esse livro, mesmo sabendo que temos muito clichê envolvido e que a estória é super previsível, estou com saudades de ler algo assim. Que pena que a personagem principal não te agradou. Pretendo em breve fazer a leitura desse livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Hum..já tinha visto esse livro, inclusive a filha de uma amiga adora essa autora. Porém, ainda não conheço nenhuma obra da autora e tenho curiosidade pra ler.
    Infelizmente nem todo livro que a gente recebe os personagens nos agradam né. Mas mesmo não tendo se identificado é sempre importante colocar em palavras de bacana.
    Parabéns pela resenha!

    Bjs!

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu não me sinto atraída pelos livros da paula pimenta pelos mesmos motivos que você, histórias adolescentes não funcionam comigo, e certamente essa também não funcionaria, uma vez que não tenho paciência para personagens bobinhas e todo esse romance instantâneo. Pena que parece que não teve tanto foco na temática das olimpíadas. Mas concordo com você que com certeza é um livro que agradará muito o público alvo.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já num era fã da Paula Pimenta, e depois dessa sua resenha, porque o povo se mata pelos livros dela, acredito que o público dela é realmente juvenil que não possui um senso crítico formado e tal e tudo que lê se apaixona. Mas pelo que vocÊ disse ter tantas páginas e está mal desenvolvido isso é ruim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu AMO os livros da Paula Pimenta, mas fiquei meio receosa de ler esse depois da sua resenha.
    Achei meio improvável que na vida real eles fariam algo pra atrapalhar o torneio também, mas só lendo pra saber se terei uma reação diferente da sua.
    E como minha amiga provavelmente vai comprar em breve, vou ler também!
    Mas que pena que não teve uma leitura proveitosa ):

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que pena que a leitura não te agradou. Li os outros livros dessa série e gostei bastante e, por conta disso, tenho altas expectativas com relação a esse livro.
    Acho que esses livros tem essa questão de ser previsível. Entretanto, não achei legal o romance ser olhou, amou, foi uma pena a autora ter usado essa artimanha que, para mim, não funciona muito bem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro os livros da Paula, mesmo com todos os clichês, são leituras leves e envolventes. Quanto a essa obra realmente incomoda o amor instantâneo, mas é algo que dá para relevar, pois a trama é bem bonitinha. Eu adoro releituras. <3
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Lari, tudo bem?

    Nunca tive contato com a escrita da Paula Pimenta, mas morro de vontade, confesso. Mesmo beirando o clichê e romances batidos, creio que deva ser uma leitura gostosinha, pra quando a gente não tiver fazendo nada, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Hi baby, tudo bem? nunca li nada da autora e não tenho muita vontade, parece que já passei dessa fase sabe? hehe mesmo esse que você resenhou parece ter uma temática bem teen e são raras dessas historias que me interessam, a premissa é interessante mas sei que não vou gostar, assim como você também não gostou, essa dica vou deixar passar, de qualquer forma adorei a resenha ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Acontece o mesmo comigo, eu simplesmente não consigo me envolver com essas histórias mais bobinhas e juvenis. Só curto quando o livro tem uma mensagem bacana, umas coisas mais reflexivas, etc.
    Eu acho a capa um amorzinho, mas ele tem um combo que eu não suporto: personagem infantil, situações forçadas e história previsível.
    Certamente não lerei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, primeiro eu quero falar que gostei da sua resenha, sincera e mostrando os principais pontos da trama. Mas então, eu tenho visto esse livro ser muito bem recomendado mas nunca despertei algum interesse na leitura, eu achei a sua opinião muito válida e mesmo sem ter lido o livro e já concordo com você.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Amei como sua opinião negativa foi bem argumentada. Mas é claro que pode funcionar para outro leitor, as vezes acontece ao contrário, a gente ama o outro odeia rs
    Esse estilo prefiro evitar e com suas considerações então já sei que não vou gostar!
    Bjs e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  14. Olá Larissa,
    Eu nunca li nada da autora, mas estou querendo ler essa série de releitura. Uma pena a história não ter funcionado com você. Pelas resenhas que leio, muitos comentam por não ter profundidade no personagem do Érico, o que acho uma pena, pois fiquei curiosa em conhecê-lo. Pretendo ler algum dia, gosto de ter intervalos com histórias mais leves e essa seria uma boa opção pra mim.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Pena que fez mais de uma tentativa mas mesmo assim acabou concluindo que esse tipo de história não funciona com você. Não é o meu caso, acompanho essa série da Paula Pimenta e amo, mas ainda não tive oportunidade de ler esse livro. Quando coisas numa obra não conseguem nos convencer é muito ruim, é triste que não tenha achado a história bem desenvolvida, espero ter uma opinião diferente.

    ResponderExcluir
  16. Pena que este livro não possa sair desse mundo de clichês e não tenha nada de novo que nos ajude na leitura. Gosto de Paula Pimenta mas saber dos pontos negativos da história me fazem passar bem longe do livro. Ainda mais por não surpreender em nada e ser uma leitura fria.

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Li apenas o primeiro livro dessa série, e não foi nada tão marcante a ponto de que eu me empolgasse pelos outros livros.
    Enredos previsíveis me desanimam, romances instantâneos então, nem me fale(no primeiro livro foi a mesma coisa), então com certeza essa dica eu deixo passar.
    Ótima resenha, parabéns pela opinião sincera e direta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Antigamente eu gostava bastante desses tipos de young adult , mas com o tempo a maioria das pessoas amadurecem e com isso seu gosto literário também, dai romances adolescentes melosos e instantâneos ficam meio que chato para a gente, eu não leio muito do gênero mas já li bastante paula pimenta e thalita rebouças na minha adolescência e para quem tem essa idade acho livros como esses ótimos.

    ResponderExcluir
  19. Oie
    eu recebi o livro e super quero ler, mas ainda não li nenhum da coleção e quero todos, muito linda sua resenha, me deixou ainda mais curiosa do que ja estava, essa capa está lindinha demais e esse enredo só amor

    beijos
    [http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Adorei sua resenha.
    Achei a capa muito fofa, e por isso já tinha feito planos de der ele, mas esperava que fosse tão, vamos dizer infantil. Eu espera algo um pouco mais forte, mesmo sabendo que ele é direcionado para o público adolescente.
    Mesmo assim, obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Lari, várias coisas na sua resenha me fazem passar longe desse livro. Não tenho nada contra tramas com adolescente, mas gosto quando são bem construídas e trazem profundidade. Saber que a personagem é muito certinha e bobinha, e que o romance é daqueles tipo amor à primeira vista, me desanima mesmo. Gostei da sua honestidade! Abraços

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger