Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Vamos Juntas?


 Eu recebi esse livro faz um bom tempo e só agora resolvi finalmente pegar ele para ler, acontece que eu me arrependi de não ter lido antes e é aquele tipo de livro que acho que todo mundo deveria ler, especialmente as mulheres, até porque é um livro para elas.


 Não é segredo nenhum que ainda vivemos em um mundo machista que tenta cortar as asas das mulheres, ditando o que elas devem fazer, as desrespeitando e negando seus direitos.
 Por isso se queremos um mundo mais igualitário, devemos nos unir e lutar por nossos direitos, por isso existe o feminismo, um grupo que luta pelos direitos das mulheres e quer igualdade entre os gêneros
 Acontece que o feminismo não tem uma boa imagem, poucas pessoas entendem o que esse movimento realmente é, mas a cada dia que passa mais precisamos dele em nossas vidas.


 O "Vamos Juntas?" vem falar sobre um projeto incrível com o mesmo nome que é algo realmente bem simples, mas que tem uma importância enorme na vida das mulheres e que é algo que devemos colocar em prática.
 Mas o que é o "Vamos Juntas"? É um projeto que incentiva as mulheres a andarem com desconhecidas para passar um sentimento de segurança para a parceira e também ter um sentimento de segurança para ela mesma.
 Mas como assim? Tantas mulheres andam durante a noite sozinhas, por lugares escuros e a maioria passa por isso todo dia e todo dia quando faz o trajeto sente o mesmo medo, medo esse que outra mulher pode estar sentindo também. Então por que não convidar essa mulher para andar com você? Ter uma companhia faz com que a gente se sinta mais segura de alguma forma e estando com alguém muitas coisas podem ser evitadas.
 Mas não é só isso, estamos falando aqui sobre Sororidade, uma palavra um tanto desconhecida, mas que significa a união de mulheres e é isso que devemos fazer, nos unir para combater algum assédio que estamos vendo, nos unir para nos sentir mais segura, ou seja, nos unir para nosso próprio bem e segurança. E principalmente, nos unir para mostrar nossa força.


 É um livro curto que vem explicar de forma direta e bem compreensível o que é o feminismo, a sororidade e o projeto "Vamos Juntas?", mas não é só isso, é um livro que vai fazer com que a gente perceba o quanto precisamos do feminismo em nossas vidas.
 Confesso que eu não me definia como uma feminista, simplesmente porque eu não entendia realmente o que é ser feminista e isso sempre é visto como algo negativo, mas ultimamente eu venho lendo muita coisa e agora posso falar que sou feminista, embora não entenda muita coisa sobre ainda, mas eu me identifico com muita coisa e isso é o principal.
 Algumas meninas são extremamente machistas e isso não é bem culpa delas, até porque nascemos e fomos criadas em um mundo machista. Mas se essas meninas lerem esse livro irão se sentir tocadas pelos depoimentos e se identificarão em algumas partes, logo elas irão começar a entender melhor o feminismo e é por isso o livro é tão importante, embora seja simples ele fará muita gente ter uma visão completamente diferente de muita coisa.


 Algo que o livro aborda e me deixou realmente perplexa é a rivalidade entre mulheres, a gente sabe que existe, obvio, mas geralmente não tem motivo para existir e não deveria existir.
 Nós mulheres deveríamos ser amigas, nos unir e sermos parceiras, assim como os homens são parceiros. No entanto, alguém parece ter enfiado nas nossas cabeças que mulheres não nasceram para serem amigas, que a maioria delas são falsas e "recalcadas", logo não devemos ver nenhuma mulher como uma amiga em potencial, mas sim como uma inimiga em potencial.
 E é nesse ponto que pega, se as mulheres se unirem elas irão se tornar poderosas, porque é obvio que a gente tem essa chance, a gente pode mudar muita coisa, como muitas outras mulheres mudaram na história do mundo, não é mesmo?
 E muita gente tem medo disso (leia-se homens), eles não querem uma mulher como líder, isso seria ridículo e vergonhoso para eles, porque nós mulheres devemos ser inferiores. Sim, na cabeça dos machistas a gente é inferior e deve continuar sendo.  


 Esse é um livro que vai deixar o leitor muito reflexivo, principalmente se for uma mulher, porque a identificação será enorme e é um livro muito interessante mesmo, porque aborda temas incríveis e de suma importância.
 Por isso eu indico a leitura para TODO MUNDO, porque o mundo precisa saber mais sobre o feminismo, e o feminismo não é só para mulheres, homens também podem e devem apoiar o movimento.
 Por fim, é bacana que cada vez mais sejam publicados livros/artigos/matérias sobre o feminismo, pois assim cada vez menos teremos por ai o pensamento que feminismo é o mesmo que femismo e que esse movimento só tem mulher saindo pelada pela rua querendo direitos que não merecem.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Olá,
    Não conhecia o livro e nem o projeto, acho a proposta interessante, no entanto, acho um pouco perigosa, hoje em dia está muito complicado se unir a pessoas que não conhecemos. Mas na teoria é realmente sensacional.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito amor, impossível não curtir essa leitura né?! Eu comecei a ler logo que meu exemplar chegou na minha casa e não me arrependi nem um pouco, pelo contrário, dá vontade de fazer com que muitas e muitas pessoas leiam. É um projeto que deveria ser bem mais divulghado na verdade. Essa questão da rivalidade entre as mulhes é de se ficar perplexa mesmo, infelizmente é assim :(
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que se todo dia se publicasse um livro sobre o feminismo, ainda assim, seria pouco para se conscientizar o ser humano sobre a efetiva necessidade que temos dele. Quero muito ler este aqui.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei o tema muito interessante! Vc acredita que tenho 47 anos e ainda não sei definir o que é feminismo?
    Mas ultimamente ando me enveredando por esses assuntos e por isso gostei muito da sua resenha e post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia desse livro. Não conhecia esse projeto e também me acho leiga quando o assunto é feminismo, com certeza é um must have agora que li sua resenha sobre ele. Obrigada pela dica, e com certeza vou passar pra frente. É um assunto que infelizmente ainda precisa estar sempre em pauta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre via esse livro mas nunca tinha parado para ver do que se tratava. Achei muito legal esse projeto citado pela autora até porque quem é mulher sabe que corremos riscos diariamente. Não é por ser feminista ou não, nem aquela coisa de seco frágil. É simplesmente porque somos um pouco mais vulneráveis sim. Gostei!

    ResponderExcluir
  7. Menina, desde que esse livro foi lançado que eu tenho curiosidade com ele. Eu super concordo com essa ideia e com certeza quando eu estou sozinha á noite e percebo que tem alguém atras de mim, mas quando viro percebo que é mulher, com certeza me sinto mais aliviada. Vivemos em uma sociedade machista, cruel, extremamente violenta e cheia de preconceitos, a mulher ainda é vista como um objeto.

    ResponderExcluir
  8. Olá Larissa,
    Já conhecia esse projeto, o livro e, inclusive, já fui junta com uma outra menina um dia enquanto voltávamos da faculdade. Acho que nos ajudarmos é essencial para que possamos vencer todos esses abusos que passamos.
    Sobre a rivalidade entre as mulheres, infelizmente, ela é maior do que imaginamos e, muitas vezes, acontecem por motivos fúteis que não se justificam. Aliás, acho que nada justifica tanto ódio por outro.
    Fico muito feliz que você tenha gostado da leitura e espero ler o livro em breve, pois sei que ele me trará grandes ensinamentos.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas achei a diagramação maravilhosa mesmo!! :) ahah Esses esquemas e tipo mensagens tornam a leitura mais apelativa e fluida..! :)

    Eu não lerei porque, ainda que o tema me agrade de certa forma, acho que a leitura não me acrescentaria muito.. mas acho ótimo que te tenhas levado a refletir bastante sobre o tema!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro e adorei! Leitura super rápida, informativa e conscientizadora. O projeto é maravilhoso, tanto na teoria quanto na prática. Falo por experiência própria. Sua resenha ficou lindíssima.
    beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Oi lari
    Eu conhecia o projeto, já tinha lido várias resenhas e gostei muito da sua
    O livro parece mesmo muito bom e bem escrito.
    Acho a capa muito fofa!
    Literalmente a união faz a força, ne?!
    Já estava na minha lista este livro da Babi e agora mais ainda.
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  12. oie eu já vi diversas resenhas desse livro e sinto muita vontade de lê-lo. também não me denomino uma feminista, dessas que lutam em movimentos e etc, mas acho sim que as mulheres devem cada vez conquistar mais o seu espaço, e achei sensacional a criação desse movimento. E realmente, há essa inimizade natural entre as mulheres, quando deveria ser o contrário, pois como dizem, a união faz a força. Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu acho esse movimento maravilhoso. Na minha universidade, nós mulheres já aplicamos isso de irmos juntas, mesmo que seja com outras mulheres desconhecidas, porque assim nos sentimentos mais seguras. Esse livro é maravilhoso e realmente, toda mulher deveria ler e ter em sua casa.

    Me deu até saudade de ler. <3

    beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Conheço o livro e esse projeto é incrível, sua resenha não poderia ser mais completa. Falta muita informação sobre o feminismo por aí e iniciativas como essa são extremamente importantes, todo mundo devia passar por esse livro. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    Já conhecia o livro e o projeto e acho todo esse incentivo maravilhoso! É realmente fundamental que as pessoas, principalmente mulheres, entendam o verdadeiro significado de feminismo. Muita gente tem a ideia errada sobre ele e por isso descarta todo o movimento sem nem dar uma chance de entender o que é. Acho esse livro super importante por explicar exatamente isso e por provar que toda mulher entende sim o drama do preconceito, de sentir medo ao andar na rua e várias outras coisas que uma sociedade machista impõe. Parabéns pela resenha e por estar divulgando essa ideia, a internet e o mundo precisam de pessoas assim <3
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Lari, Vamos Juntas parece ter uma premissa bem pertinente nos dias atuais. Na verdade, esse é um assunto que sempre fora pertinente, mas que nem sempre fora levado a sério. Gostei de acompanhá-lo por sua resenha, que foi muito bem escrita, por sinal! Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá!!
    Já conhecia esse livro a um tempinho mas por ser auto ajuda(pra mim) e por eu não curtir esse tipo de livro nem me interessei,maas como sempre há exceções no decorrer da resenha fui ficando curiosa com o enredo dele então resolvi inclui-lo na minha listinha de leituras para o ano que vem :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/11/resenha-sua-espera-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu simplesmente amo esse livro e acho que toda mulher deveria ter um exemplar. Isso realmente mostra que é necessário nos unir para alcançar nossos objetivos, que não somos competidoras e sim irmãs de causa. Maravilhoso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia o livro e já vou procurar por ele. Eu sou uma feminista assumida e não concordo com muitos dos movimentos que acabam manchando o verdadeiro significado de ser feminista e fazendo com que pessoas entendam algo nada ver. Não queremos ser melhores, queremos ser iguais. Não iguais fisicamente, iguais em direitos (Ponto chave para quem vive criticando o movimento). O mundo precisa ler, ouvir, ver, falar sobre feminismo, pois é um movimento que ajuda todos e é mega importante. Adorei saber da existência desse livro e já vou procurar por ele.
    Ps: Amei as fotos!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari! Como está?
      Uma excelente resenha para um livro que com certeza todos, homens e mulheres, deveriam ler porque tá difícil aguentar tanta gente falando tanta besteira sobre o feminismo sendo que o básico dele é exatamente o que tá escrito aqui: "Por isso se queremos um mundo mais igualitário, devemos nos unir e lutar por nossos direitos, por isso existe o feminismo, um grupo que luta pelos direitos das mulheres e quer igualdade entre os gêneros." Gente, qual é a dificuldade de entender isso? Como eu sempre aconselho meus amigos: se violar a essência ou passar do ponto, IT'S A TRAP.
      Naty, concordo MUITO com o teu comentário!
      Abraços e beijos da Lady Trotsky...
      http://rillismo.blogspot.com

      Excluir
  20. Não é porque sou homem, mas esse livro não me chamou nenhum pouco a atenção, acredito que o motivo seja esse mesmo. Além disso, é porque sou totalmente contra qualquer tipo de extremismo e acho feministas muito exagerado. Diferente de você, não acho que todos precisem conhecer o feminismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Infelizmente você tem uma ideia errada do Feminismo, como muitos o confundem com o Femismo e é por você ser Homem (não generalizando) que não acha que todos devem conhecer o movimento, pois não vê benefícios que ele pode trazer para ti e se não traz benefícios para você, não é algo que vale a pena...

      Excluir
  21. Oi Lari.
    O que acho mais incrível nesse livro é a forma como ele consegue ser totalmente didático e assim fazer com mais pessoas entendam o feminismo e a importância dele.
    A soridade é algo realmente importante, poucas mulheres tem consciência de que vê a outra como inimiga, quando na verdade, seria mais agregador ver como amiga.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oiii!!
    Não me considero feminista, e sinceramente não me interesso muito pelo assunto. Não gosto muito de rótulos. Eu defendo os direitos das mulheres, claro, mas não me classifico em nenhuma categoria. Acho legal quem se interessa, e esse livro é muito importante para informar quem está buscando entender melhor. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Amei esse livro, tanto que estou procurando para comprar.
    Fico feliz que alguém tenha elaborado um projeto tão bonito e tenha escrito um livro sobre feminismo. Infelizmente, o feminismo é visto hoje como a mulher sendo superior aos homens quando na verdade isso é femismo. Citando a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie: "Feminist, a person who believes in the social, Political and economic equality of the sexes" ("Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social, Política e econômica entre os sexos").
    Beijos

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  24. Estou louca querendo ler esse livro, antes eu não sabia que se tratava de uma iniciativa assim, agora fiquei interessada pra ler. Como você disse, infelizmente o feminismo está com uma imagem ruim pois as pessoas não entendem e rotulam bastante, mas achei lindíssimo esse livrinho trazendo mais Sororidade. Já quero <3

    ResponderExcluir
  25. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu li esse livro um tempo atrás e gostei muito, além dele ter uma edição maravilhosa, também é de grande riqueza para todas as leitoras. Fico feliz que você tenha gostado, e vamos divulgar para mais e mais mulheres lerem ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger