Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Lúcida


Título: Lúcida • Autores: Ron Bass & Adrienne Stoltz • Editora: Galera • Páginas: 364 • Ano: 2016

 Eu tento não julgar um livro pela capa, mas é mais forte do que eu e visto que não costumo buscar nenhuma informação sobre o livro, eu acabo sempre escolhendo leituras pela capa e título.
 Lúcida é um livro que chamou a minha atenção por causa desses dois pontos, a capa e o título me deixaram curiosa e eu comecei a leitura sem saber nada sobre a história e apesar de ter sido uma boa leitura, não fui muito conquistada pela mesma.


 Em "Lúcida" iremos conhecer duas garotas que são bem diferentes, mas possuem uma coisa em comum: toda noite uma sonha com a outra e vive uma outra vida através do sonho.
 Uma das garotas é Maggie, uma atriz que vive com a irmã mais nova e a mãe, que não desempenha muito bem o papel de mãe. Ela perdeu o pai faz algum tempo e não tem nenhuma amizade sincera, a não ser com a garota que sonha, que acabou se tornando sua melhor amiga.
 A outra é Sloane, uma ótima aluna que mora com sua família amorosa e possui amigos maravilhosos, mas ela perdeu seu melhor amigo há algum tempo e depois disso as coisas não estão fáceis.
 As garotas não sabem qual vida é a real e qual é a imaginária, mas com o tempo acabaram se apegando uma a outra e tudo ia relativamente bem, até que as coisas começam a ficar mais confusas ainda quando suas vidas parecem começar a se fundir.


 Basicamente iremos acompanhar a vida das garotas e ir conhecendo um pouco sobre a história de cada uma e durante tudo isso o leitor vai ficar se perguntando qual das personagens é a real, qual é imaginária ou se até mesmo as duas são reais e o motivo delas viverem essa espécie de vida dupla.
 Confesso que foi um pouco entendiante acompanhar tudo, porque basicamente não há surpresas e nem grandes revelações envolvendo nenhuma das protagonistas. Para ser sincera muita coisa é até bem previsível, mas por sorte o grande mistério da história não é.


 Nenhuma das duas protagonistas conseguiu me conquistar de verdade, muitas vezes eu torcia o nariz para as atitudes delas, visto que eu não gostava das mesmas e nem as entendia, só que elas não são ao todo personagens chatas, há vários momentos que são interessantes.
 Sloane foi a personagem que mais me desagradou, pois a mesma tratava mal a mãe por causa de um motivo que ao meu ver foi bem infantil e não justificava esse comportamento da garota. Além disso, a mesma basicamente deixava de escanteio um personagem, meio que o iludindo e esse personagem é cativante, logo eu me irritei muito com isso.
 Maggie é extremamente egocêntrica, o tipo que não sabe se deseja ou gosta de alguém, mas quer que esse alguém a deseje e goste dela, porque é bom para o seu ego, mas ela admite isso, então é menos mal.


 Os romances da história não me convenceram, pois são daquele tipo clichê de a garota não se achar linda ao ponto de chamar a atenção do garoto perfeito, mas pasmem, ela chama e vira a garota mais incrível do mundo para ele, independente dele a conhecer em pouco tempo.
 É aquele tipo de romance instantâneo, que os personagens batem o olho um no outro e já meio que se apaixonam e o leitor sabe que vão acabar se envolvendo, então em pouco tempo já se amam e são a coisa mais importante do mundo do outro.
 De forma geral eu achei os romances ruins, porque não consegui gostar do envolvimento dos personagens e nem fui convencida com as problemáticas que atrapalham esses romances. Eu achei o desenvolvimento das relações bem fraco, logo não fui cativada, mas um ponto positivo são os personagens homens na história, James e Andrew, pois são bons personagens que cativam de alguma forma.


 O maior problema da história para mim foi que eu só lia sobre o dia a dia das personagens e não conseguia entender qual era a intenção dos autores, qual a mensagem que eles queriam passar e acabei não me envolvendo com nada.
 É só quase no final da história que vamos acompanhar toda a confusão quando as vidas das personagens começam a se misturar e até isso a leitura é bem entendiante, mas a partir disso ela se torna muito confusa e apesar de ser complicado essa parte, dela requer bem mais atenção do leitor, é a parte mais interessante de acompanhar e é o que a sinopse promete, mas o leitor vai passar quase o livro todo esperando por esse momento.
 Então chegamos ao desfecho e eu realmente não sei falar o que achei do mesmo, pois estou em dúvida ainda se entendi o que aconteceu e para mim não foi um final bem definido também, porque ficou confuso, mas apesar disso ficou um final interessante.


 A diagramação do livro está muito agradável, começando pela capa que está muito bonita e curiosa, então por dentro temos folhas amareladas e a fonte do texto em um bom tamanho.
 Tudo isso contribuiu para uma leitura agradável e a narração é intercalada entre as duas protagonistas e temos a identificação da personagem no capítulo referente à ela.


 Para ser sincera esse é um livro difícil de falar sobre, porque eu gostei bastante da ideia dos autores, mas não funcionou comigo e não me agradou em praticamente nenhum ponto, tanto que foi uma leitura meio arrastada, mas acredito que daria uma ótima produção cinematográfica.
 Apesar de ser um livro com um bom número de páginas, eu achei que muita coisa poderia ter sido mais bem desenvolvida e senti falta da história abordar temas interessantes, mas não pensem que o livro só tem pontos negativos, pois não é verdade, o mesmo consegue proporcionar uma leitura agradável e traz alguns bons personagens.
 Enfim, é realmente frustrante terminar um livro onde os autores tinham uma ideia incrível na mão, mas que não souberam desenvolver ou eu que simplesmente não consegui entender nada, só que apesar disso, eu recomendo a leitura para quem ficar curioso, pois a mesma pode funcionar com você.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Olá
    Eu já fiz essa leitura e gostei bastante do desenvolvimento, mas confesso que minha vontade inicial se deu por conta da capa, que eu adorei. Sobre a ideia, eu achei incrível e concordo que seria interessante uma produção cinematográfica. Uma pena que você não conseguiu se envolver com essa história, e nem com as protagonistas.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Inicialmente, fiquei encantada com essa capa e com o título também, ambos chamam atenção. Porém, posteriormente, achei a ideia dos autores um pouco fraca, só de ler a premissa do livro percebe-se que não vai ser um livro intenso, além de que não dá nem para presumir qual a mensagem que os escritores querem passar. Não é um livro que leria, ainda mais depois de seus comentários sinceros. Adorei sua sinceridade e clareza na resenha. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. hahaha. Estamos juntas nessa de julgar o livro pela capa e título, mais pela capa do que pelo livro, é quase uma compulsão e eu já deixei de ler livros por causa disso como é o caso do orfanato para crianças peculiares. Gostei da capa desse livro, da proposta essa diagramação me encantou mais ainda. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa, tudo bem?
    Quando vi esse livro por aí, eu também fiquei imediatamente encantada pela essa capa maravilhosa e também faria o mesmo que você, ler sem nem saber nada da sinopse. Porém, ao ler as suas impressões, percebi que às vezes não podemos julgar um livro pela capa, não é mesmo? É realmente uma pena quando os autores tem uma ideia muito na mão, mas que não conseguem desenvolvê-la melhor, sem falar que os mistérios são fáceis demais de serem descobertos.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Li outra resenha com uma opinião parecida com a sua, uma leitura boa, porém nada demais. Só que mesmo assim, eu senti vontade em ler esse livro, o que é bem curioso, pois, geralmente, quando leio comentários negativos, eu me esquivo dos livros. Enfim, tenho curiosidade, sim, de ler essa obra e me encantei por essa capa. Espero gostar da leitura e não me arrepender hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Mas, gente...?! Fiquei chocada... Decepcionada... Eu vi o livro na livraria e achei muito original a proposta. Não o adquiri porque queria conferir as opiniões dos blogueiros. Mas que peeeena saber que o livro não funcionou, pois os autores parecem ter esquecido de trazer elementos que realmente prendam a atenção. Enriqueceram a estrutura, mas não o conteúdo. Putz. Que falha.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu estava mega interessada no livro em quanto lia sua resenha, até que chegou no ponto que você começou a dar a sua critica, desanimei TOTAL! Julgar esse livro pela capa é mega fácil, está maravilhosa, então fiquei decepcionada pelo livro ser um pouco entediante, isso desanima qualquer um. Não vai para a lista, infelizmente!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A leitura parece ter sido bem ambígua para você e já li vários livros assim. É uma pena que os personagens não tenham te agradado e que história, em si, só tenha acontecido perto do final.
    Desde o lançamento não me vejo lendo esse livro, pois acho que a temática não vai me agradar.
    De toda forma, adorei sua resenha, sua sinceridade e saber que a ideia é boa só parece que não foi bem desenvolvida.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Confesso que eu geralmente escolho livros pela capa e essa me chama muito a atenção mesmo. Que pena que o livro foi uma leitura bem estranha para você. Detesto quando somos enrolados uma boa parte da história para tudo ocorrer rapidamente no final e fiquei bem desanimada com essa história, que acho que vou deixar essa dica de lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Nossa uma coisa que logo de cara dá para botar é que é uma história bem confusa neh? Achei o enredo bem estranho com duas meninas sinhsnsi uma com a outra sem saber qual era real e qual não. O fato do livro ser entediante e dos personagens também não conseguirem te envolver me desencirajou bastante e não pretendo ler esse livro
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Realmente a capa e o título agradam bastante. Depois de ler sua resenha, ainda que com vários pontos negativos sobre a obra, continuei curiosa pelo simples fato da história parecer promissora. É na verdade muito triste quando se tem uma ideia tão boa assim para criar um livro, mas os personagens não cativam e a história de arrasta. Mesmo tendo todas as ressalvas, vou guardar o livro na mente. Parabéns pela resenha sincera, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Quando acontece este esquema de romance rápido demais eu já me questiono um monte porque até pode acontecer com algumas pessoas mas sabemos que não é bem assim né, e se as protagonistas já são meio chatas então tudo muda de contexto. Jà li resenhas meio negativas e então estou meio que descartando esta leitura, apesar de que a sinopse dá a entender outra coisa, mas a gente sabe que a leitura muda tudo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Larissa,
    Eu solicitei esse livro justamente pela sinopse, e pela sua resenha, tenho até receio de não gostar da história, dela ser completamente confusa aos meus olhos. Tenho notado opiniões diversas dessa obra. Espero me envolver com a leitura, e achei uma pena não ter sido tão agradável assim para você.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu li o livro recentemente e assim como você, não gostei muito dele. As personagens também não me conquistaram e achei o enredo meio confuso. Mas uma pena mesmo que ele não foi muito bom para nós.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Desde que vi o lançamento desse livro fiquei curiosa para saber do que se tratava a história. É chato quando a história não alcançou as suas expectativas. Não ligo para histórias clichês desde que seja bem escrito.
    Gostei da capa e adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger