Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Hora do Anime: Gen, Pés Descalços


 Oioi, gente! Tudo bem? Faz um tempinho que eu não trago dicas de animes aqui no blog, mas é porque ultimamente não tenho visto nenhum, só que hoje eu lembrei de um que assisti e que gostei muito, então decidi rever para escrever um post de indicação.
 O anime dessa vez é "Gen, Pés Descalços" (Hadashi no Gen) que é uma animação baseada nos mangás com esse mesmo nome e o assunto abordado é o bombardeio em Hiroshima, na segunda guerra mundial.


 Um aviso que devo dar é que essa animação é extremamente triste, assim como é de se imaginar por conta do tema abordado, mas além de ser triste, é uma animação perturbadora, pois mostra os efeitos da bomba de uma forma bem crua.
 Outro ponto que devo comentar é que essa animação é de 1983, ou seja, é antiga, logo os traços do desenho são bem simples, mas embora seja uma animação que dizem ser bem enxuta dos mangás, ficou realmente bem trabalhada e vale muito a pena conhecer.


 Nesse anime iremos conhecer Gen, um garotinho que vive com sua família em meio a guerra, apesar de ser frequente os avisos para eles se esconderem para se proteger dos inimigos e algumas pessoas terem morrido, o garoto não tem noção do que está acontecendo.
 Por conta dessa guerra, as pessoas estão sem comida e a família de Gen sofre com isso também, acontece que a mãe dele está grávida e acaba ficando doente.
 Agora Gen e sua família fazem de tudo para manter a mãe saudável, mas no dia 6 de agosto a cidade de Hiroshima é bombardeada de surpresa e apenas Gen e sua mãe sobrevivem.
 Em meio ao terror que a bomba causou, Gen se esforça para cuidar de sua mãe e do bebê que ainda não nasceu, mas tudo se tornou ainda pior, até mesmo parece que eles estão no inferno, pois só há mortes e fogo.


 Em uma pequena pesquisa descobri que essa história é autobiográfica, o autor dos mangás tinha 7 anos e morava em Hiroshima quando ocorreu o bombardeio e assim como Gen ele perdeu toda a família, exceto a mãe. 
 Essa é uma história que mostra o quanto esse bombardeiro foi cruel, a gente acompanha primeiro as pessoas sofrendo com a falta de comida e então depois vemos os efeitos da bomba, onde muitos morreram e milhares ficaram sofrendo por causa da radiação.
 Um dos pontos que mais me impactou é que nesse anime temos as partes aterrorizantes do bombardeio mesmo, ou seja, a parte em que as pessoas ficaram moribundas e completamente feridas. Mas o que mais impacta mesmo é a forma que isso é retratado, como já comentei é de uma forma crua e real, não tem nada tentando amenizar o terror que as imagens causam.


 Quem já estudou sobre a segunda guerra sabe que o governo japonês foi o responsável pelo o que aconteceu, pois eles poderiam ter se rendido antes e evitado toda essa desgraça que os bombardeios causaram.
 É uma história sobre o ocorrido pela visão de um japonês, mas não ache que ele culpa apenas quem os bombardeou, ele enfatiza bem a culpa que o governo japonês teve e acompanhando tudo é impossível não sentir raiva.
 Esse anime relata um dos piores acontecimentos na história e apesar de ser perturbador acompanhar tudo, é realmente bem interessante, pois aprendemos um pouco mais sobre esse momento.


 Esse é o tipo de anime que depois de ver nunca mais sairá da sua cabeça, pois vai te deixar perturbado com as cenas, vai te deixar emocionado e com raiva, mas também vai te fazer ter um pouco de esperança nas pessoas ao ver na história que apesar de toda a dificuldade, alguns ainda ajudavam as pessoas mesmo que não tivessem muito.
 É um filme com um pouco mais de 1 hora e é tão impactante ao ponto de ser difícil comentar sobre, é como se nada que eu fale faça vocês terem noção do quanto esse anime consegue ser bom e passar esse momento da história de uma forma bem trabalhada.
  

 "Gen, Pés Descalços" é uma história que todo mundo deveria conhecer, ela aborda a segunda guerra mundial relatando de forma bem construída o ocorrido, mas além disso é uma história que fala sobre perseverança e superação.

Deixe um comentário:

  1. Olá
    Eu adoro conferir indicações de animes e fiquei bem curiosa nesse ai. Com certeza espero conferir também, especialmente porque gostei do que você destacou em sua postagem. Nao tenho duvida de que deve ser impactante, e gosto muito dessa tematica.
    Valeu pela dica!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que tenso e triste. Eu gosto de assistir animes e achei esse muito diferente do que vejo por aí. Começando pela realidade que é explorada e tenho certeza de que são momentos de pura tensão. Gostei muito de conhecer esse anime mas não sei dizer se é algo que eu veria agora, se já pode ser chocante para mim eu imagino crianças assistindo isso.

    ResponderExcluir
  3. Não curto animes, mas esse aqui me deixou curiosa por causa da realidade que o enredo traz. Triste não? Espero conferir.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amo animesssss, quando era pequena assistia muito Sakura! Amei a história contada aqui também por trazer um toque de realidade embora seja triste. Vou anotar em minha listinha quem sabe um dia não consiga assistir? beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lari.
    Excelente resenha! Eu não tinha conhecimento de que existia uma mangá e anime com essa temática, mas gostei bastante de saber.
    Eu tenho uma amiga que tenho certeza que ela vai gostar também e já vou indicar para ela.
    Abraços.

    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não gosto de assistir muito animes, mas esse chamou minha atenção, pois parece ser muito legal a forma como ele mostra os acontecimentos dessa atrocidade. A única coisa é que meu coração já ficou apertado, pois foi baseado em fatos reais.
    Vou anotar essa dica, pois acho que vou gostar demais.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Apesar de ter um tema bem pertinente e interessante, vou deixar essa dica de lado porque não curto muito assistir anime, nunca me chamou tanto assim a atenção. Mas achei muito interessante um desenho abordar esse tema tão delicado.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não sou grande fa deste tipo de filmes/series. A verdade e que nunca assisti a muitos animes e por essa razão não sei muito sobre o assunto. Mas realmente não me chama muito! :)

    Mas ainda bem que fala sobre a II Guerra Mundial e consegue passar imensas mensagens numa historia bem trabalhada! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-do-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu amo animes desde criança, mas ainda não tinha ouvido falar desse, já que sou acostumada a assistir mais lançamentos do que animes antigos. No entanto, adorei ler suas impressões sobre Gen, Pés descalços. Mesmo contendo muitas cenas pesadas, me parece ser um anime muito tocante e bem fiel ao momento histórico e como sou apaixonada pelo Japão, adoraria muito ver o que aconteceu pelos olhos do criador. É chocante saber que ele estava lá e mesmo assim conseguiu criar essa história. Com certeza está na minha lista de animes que verei esse ano.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu vi esses dias um vídeo falando do mangá. E apesar de não ser muito fã de mangás e animes, esse me interessou bastante pelo tema. Gosto muito de tudo que retrata a SGM!
    E acho bem importante o autor (e o diretor também) retratar dessa forma pesada, crua. Pois querendo ou não, foi a realidade.
    Mas tem um pouco que não concordo muito com você. Apesar de o governo japonês ter uma certa culpa e se eles tivessem se entregado talvez isso não tivesse acontecido, nada explica o que os EUA fizeram. Pois eles não atacaram só o governo, eles mataram milhares de pessoas e tantas outras ficaram doentes. Para mim, o maior culpado é e sempre será (nesse caso) o governo americano.
    Acho que vou tentar assistir, até porque tem no Youtube também!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/acqua-toffana-e-de-matar.html

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de animes, mas achei legal esse ser autobiográfico. Sempre penso se o autor colocou algo que viveu nas histórias, pois acredito ser muito difícil se desvincular. Saber que ele sobreviveu a um bombardeio, e ver suas impressões, mesmo que numa ficção, deve ser bem interessante! Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Eu não sou de assistir anime, na verdade, acho que nunca assisti um...hehe' Parece ser uma história bem triste e crua mesmo, não sei se eu conseguiria assistir agora. Normalmente eu até gosto de coisas mais reais assim, mas no momento, acho que não teria estômago para ver. Dica anotada mesmo assim :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie,

    Eu assisti muito anime no ano passado! Não sou fã de ir a feiras de Nippon ou coisa do tipo, mas quando inicio uma saga de animes eu não paro! Gostei do modo como vc coloca a questão das emoções. Por ser um anime em que a adrenalina flui entre momentos de raiva e alegria!

    Boa dica, a minha para você é Nanatsu-taizai

    ResponderExcluir
  14. Oi querida,
    Sabe aquela dica que você lê e depois fica depre, pois sabe que o tema abordado na obra aconteceu?
    Bom, não vou menti que a obra é bem melancólica e um pouco pesada para crianças assistirem. Mas, eu daria uma chance para o anime e assistiria pois não é bestinha e sim lindo...mesmo com os personagens e o enredo da trama.


    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  15. Depois de toda essa apresentação, preciso conhecer este anime, ainda mais por se tratar de uma das bombas mais conhecidas e infelizmente mais destruidora da história. Apesar de ser antigo o anime é bastante atual com o enredo de uma família com todas as suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Eu confesso que li sua resenha meio por cima pois anime é uma coisa que não chama a minha atenção e que eu particularmente não vou parar para ver a não ser os da minha infância Sakura e Cavaleiros do Zodíaco. Apesar desse ter todo um conteúdo histórico da segunda guerra que é um tema que eu sempre gosto de estudar não vou assistir.
    Fica para a próxima dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Assisto poucos animes ultimamente, mas com certeza irei procurar esse pois trata de um tema que gosto muito que é a Segunda Guerra e suas consequências. Hiroshima sofreu muito com os ataques e essa forma crua de mostrar o sofrimento me chama a atenção.
    Sem contar que mostra também a superação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Sabe que antigamente eu gostava bastante de anime., mas hoje em dia não consigo assistir novamente, não sei, mas não chama mais a atenção. Gostei da história do desenho, é um,a boa para quem curte.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger