Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Cabeças de Ferro


Título: Cabeças de Ferro • Autora: Carol Sabar • Editora: Jangada • Páginas: 304 • Ano: 2016

 Eu recebi esse livro de surpresa e confesso que eu não o pediria/compraria, pois não é o tipo de livro que chama a minha atenção, mas com ele em mãos eu até que fiquei animada para a leitura.
 No entanto, infelizmente eu não gostei da leitura, tem alguns pontos positivos, mas para mim não funcionou e o maior motivo disso foi eu não ter gostado da protagonista, logo a história da mesma não me envolveu.


 Em "Cabeças de Ferro" vamos conhecer Malu, ela foi aprovada em primeiro lugar no vestibular de Engenharia de Produção dos Cabeças de Ferro, uma universidade muito concorrida. Agora ela terá que passar pelo trote e quem irá aplicar o mesmo é Artur Cantisani, um garoto que humilhou Malu quando ela tinha 11 anos.
 No entanto, Artur joga a mistura que deveria jogar em Malu em uma outra caloura e essa garota sofre um choque anafilático. Todos os outros alunos que estavam por perto somem e agora a culpa cai toda em Artur.
 Apesar de Malu odiar Artur, ela decide ajudá-lo a investigar todo o ocorrido, pois muitas coisas estão estranhas, como o fato de apenas a garrafa de Artur conter a substância perigosa que causou a reação na caloura.


 Malu é uma garota muito inteligente que de início eu simpatizei, porque tenho interesse em cursar o mesmo curso que ela, mas parou por ai, pois a cada nova atitude da garota eu ia cada vez menos gostando dela. A mesma é uma CDF, mas ela não é antissocial e estranha, como a imagem que as pessoas possuem de CDF's, pelo contrário, ela é linda e simpática, até mesmo popular. Mas apesar de eu achar bacana a autora ter ido contra o esteriótipo de CDF, eu não consegui ser convencida pelo o que estava lendo, muitas vezes achei um tanto exagerado essa coisa de mostrar que a Malu era uma CDF diferente, além de que em muitos momentos achei a garota fútil. 
 Malu também é aquele tipo de personagem feminina que se acha a maioral e é "metida" a heroína, se metendo onde não deve, achando que pode resolver tudo e que sabe de tudo. Outro ponto é que a garota repetia muita coisa desnecessária, como o nome da escova maravilhosa que ela comprou quando estava no exterior. 
 Além disso, o ponto que mais pegou foi que a garota começou a namorar e basicamente tudo se resumia a sexo, em todo momento ela estava falando sobre ou fazendo, e praticamente deixou de lado as investigações.
 Então tudo isso unido e mais alguns pontos que eu não comentei me fizeram não gostar nenhum pouco da protagonista, infelizmente a personalidade dela não me convenceu e muito menos conquistou.
 Então temos Artur, o arqui-inimigo de Malu desde os 11 anos, ele a humilhou quando eles eram crianças e apesar de eu ter sido convencida pelo motivo de tanta humilhação, eu esperava algo mais impactante.
 Ele tem um passado triste e isso meio que faz o leitor compreender o personagem e suas atitudes, mas por algum motivo eu não fui cativada por ele também, faltou algo no personagem.
 E não posso esquecer de Nicolas, esse é o melhor personagem da história para mim, ele é todo fofinho e sempre está ao lado de Malu, quase um príncipe encantado.


 Eu adoro romances, mas o dessa história também não funcionou comigo, um dos motivos eu já comentei, que é o fato de ser tudo basicamente resumido a sexo, embora não exista descrição das cenas, toda hora a personagem fala sobre, o que eu achei um tanto sem sentido e a protagonista é toda confusa, de uma forma que eu não compreendia direito.
 Um ponto positivo é o grande mistério da história, pois foi algo que eu não consegui desvendar, toda hora mudava o "vilão" e no final os culpados eram personagens que eu não imaginei.  
 Acredito que a autora quis mostrar o quanto as pessoas são competitivas e vingativas, mas a maioria dos personagens não me convenceu completamente com seus motivos.


 A leitura do livro é bem fluida, pois a narrativa é fácil e apesar de eu não ter sido envolvida pela história, terminei a mesma rapidamente, pois a forma que a autora narra é bem agradável, sendo que a narrativa é em primeira pessoa, onde parece que a protagonista está conversando com a gente.
 A capa está simples, mas ao mesmo tempo bonita e combina com a história. Agora por dentro o livro não tem muitos detalhes também, mas as folhas são amareladas e o tamanho da fonte está bom, o que ajuda na leitura.
 "Cabeças de Ferro" é uma leitura bem leve e que tem uma premissa interessante, mas infelizmente não funcionou comigo. Não me levem a mal, eu tentei, mas não consegui gostar desse livro. No entanto, eu recomendo a leitura dele, pois pode ser que a história funcione com você, mais ainda se você estiver procurando uma história mais leve.

(livro recebido em parceria com a editora)
 

Deixe um comentário:

  1. Olá
    Terminei de ler esse livro ontem e gostei bastante, mas sou suspeita para falar pois admiro muito a autora e acho sua escrita maravilhosa e muito divertida. Os elementos de mistério nessa trama ficaram muito interessantes. Realmente é uma leitura bem leve e a capa é linda demais, apesar de toda a simplicidade!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, confesso que estava bem curiosa quanto a leitura desse livro, mas agora fiquei meio desanimada, não curto quando o autor, no caso autora, parece querer forçar uma relação ou um determinado fato, e me pareceu que é exatamente isso que acontece no livro, mas mesmo assim vou deixar o livro na listra de desejado, só vou baixar um pouco as expectativas...

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu estou acompanho o furduncio que esse livro está causando em um grupo de leitores que eu participo no Facebook. Ele me parece ser uma obra muito boa, até porque eu já estou cansado de ouvir sobre ele, eu leria por muitos motivos incluindo por nunca ter lido nada sobre personagens em faculdades e coisas do tipo. Passar trote sempre é uma cosia complicada, tô com medo do meu kkk. Não fui muito com a capa, mesmo com suas observações acho que eu leira a obra. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Uma pena você não ter gostado da leitura, é muito frustrante quando isso acontece. Eu gostei muito da sua resenha, e apesar dos pontos negativos que você destacou eu daria uma chance para essa leitura. A história parece misteriosa e os personagens diferentes, interessantes. Também não gosto do excesso de sexo nas leituras, às vezes tenho a impressão de que os autores fazem isso para encher páginas. Mas descontando isso, acho que posso descobrir uma ótima história. Não gostei da capa, achei muito escura e pesada. Obrigada pela dica. Bjs

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oie. infelizmente dessa vez deixo passar a dica desse livro, principalmente depois da sua resenha, que aliás está muito bem feita e percebi que a protagonista não faz nada meu estilo. Detesto personagens fúteis e só o fato de ela ficar falando de uma escova de cabelos já me deixaria irritada, mas a proposta do livro é bacana e fiquei até intrigada com o mistério, vou pedir spoilers para eu não precisar ler o livro ee

    ResponderExcluir
  6. Olá♥
    Eu fiquei encantada com a capa, porém não conhecia nem o livro nem a autora. Gostei bastante da premissa do livro até por que sou uma alucinada em romances. Algumas coisas que você citou da protagonistas não me agradaram muito, mas não é algo que me faça desisti da leitura. De certo modo fico triste que a história não te agradou ! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Infelizmente não me chamou a atenção a premissa. Eu senti a história muito rasa e isso foi confirmado com sexo o tempo todo. Acho que o livro poderia ter sido melhor explorado. Não me senti realmente confiante e não importa se a narrativa é fluida, se o livro não te envolve, né? É uma pena que foi decepcionante. Eu não leria.

    Parabéns pela sinceridade da resenha.

    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Diferente de você, eu gostei muito da premissa desse livro e desanimei muito ao ler sua resenha. Não acho que a ideia de ter inserido um romance na história, pois me pareceu uma coisa meio sem pé nem cabeça. A ideia de uma garota sofrer por conta de um trote acho que deveria ser o centro de toda a história e nada mais, pelo menos, era essa impressão que tinha.
    De toda forma, ainda vou tentar ler o livro e espero curtir alguma coisa.
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Quando a protagonista ou o protagonista não conquistam, fica difícil gostar do livro, né? É uma pena que a autora tenha criado uma personagem fútil assim, eu já não gostei da Malu pelo o que você falou dela, então acho que não leria o livro. Outro fator é que eu não gostei muito da premissa também... Então eu acho que não o leria.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que pena quando um livro que a gente já não tinha vontade de ler não consegue nos surpreender, né? rsrs Porque eu adoro quando isso acontece. Eu realmente não curti muito a trama também, e sua resenha só serviu para me deixar com menos vontade. Não gostei da protagonista só pelo que você disse.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Que pena que você não se envolveu com o livro, pois já li algumas resenhas dele e fiquei bastante curiosa.
    Mas que bom que mesmo você não tendo gostado, leu rapidamente por ser bem leve!
    Ainda sim quero ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. O título e a capa eu gostei, mas realmente é ruim quando ficamos indiferentes aos protagonistas, e isso nem significa gostar ou não deles, pois tem vilões que são adoráveis. Acredito que pode funcionar para outros leitores, tudo depende do momento também. Um ponto positivo é que o livro já gera debate, uns gostam, outros não. Bom, entre tantas coisas, eu leria até porque gosto de variar os gêneros.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ter ficado curiosa com a trama, confesso que não é um livro que eu desejo no momento. De qualquer forma, vou deixar o título anotado, quem sabe mais para frente troco de ideia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu já havia comentado visto o livro por aí e acabei ficando curiosa, agora lendo a premissa melhor não sei se eu curtiria essa leitura. Você enumerou tantos problemas na leitura que não entendi como você ainda deu 3 estrelas, acho que gostando tão pouco eu não conseguiria dar mais de 1.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu já havia comentado visto o livro por aí e acabei ficando curiosa, agora lendo a premissa melhor não sei se eu curtiria essa leitura. Você enumerou tantos problemas na leitura que não entendi como você ainda deu 3 estrelas, acho que gostando tão pouco eu não conseguiria dar mais de 1.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Não conhecia o livro, mas confesso que só pela sinopse não encararia.
    Após ler suas considerações, senti que é um livro um tanto raso né? Uma pena que não funcionou com você.
    Mas acontece. Leituras melhores virão!
    Parabéns pela sinceridade.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Olá, eu já li um livro da Carol e adorei, se chama "Como quase namorei o Robertt Pattison", então se você não quiser ficar com essa má impressão da autora, sugiro que leia, é muito legal e engraçado, eu adoro a carol e a escrita dela e fiquei um pouco decepcionada com esse livro e as coisas que você citou dele, esperava mais da autora por causa do primeiro livro que li dela

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    É muito ruim quando o personagem não nos agrada. Eu fiquei pensando que algumas ações não condizem com o conceito CDF que a usuária queria passar. Estava curiosa para ler esse livro, mas agora fiquei meio receosa. Quem sabe leia mais para frente para ver se vou gostar ou não.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Eu até fiquei curiosa para saber o que aconteceu com o balde de tinta de Arthur mais após tantos pontos negativos e saber que a investigação fica de lado por causa de sexo me desanimou completamente. Vou deixar a dica passar.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Oie!!!
    Este livro parece ser do tipo ame ou odeie. Pois já vi alguns comentários dizendo que ele é muito bom e outros, como sua resenha, dizendo que não engrenaram na leitura e até mesmo que não gostaram do livro por vários motivos.
    Não sei se eu leria este livro, pois a sinopse não me cativou apesar de ter ficado curiosa com o desenrolar da inestigação.
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olha essa resenha foi postada em meu blog hoje e estou bastante curiosa para ler esse livro, pois a autora tratou de um assunto muito importante que é o TROTE nas faculdades e isso eu acho bacana, mesmo sendo um livro juvenil. É importante os autores debaterem sobre esse assunto e nos mostrar o quanto isso não é legal com outras pessoas que são prejudicadas. Por conta disso, estou bem interessada em ler o livro e assim que tiver oportunidade vou ver se compro o livro pra mim com toda certeza xD

    ResponderExcluir
  22. Não é um livro do meu estilo, mas estava com muitas expectativas para este livro já que seria por ele que iria conhecer a escrita da autora, mas agora já espero bem menos da leitura. Achei legal que o enredo tratou do trote, algo que quase sempre acontece, como algo que causou tantas reviravoltas. É uma pena que a personagem não seja envolvente a autora tenha exagerado em seu objetivo. Também odeio casais que colocam o sexo como base da relação.

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger