Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Darwin - Uma biografia em quadrinhos


Título: Darwin - Uma biografia em quadrinhos • Autores:  Eugene Byrne e Simon Gurr • Editora: Seoman • Páginas: 104 • Ano: 2016

 Eu não costumo ler quadrinhos e nem ler biografias sobre pessoas que foram importantes, mas todos sabem que quando se une quadrinhos e biografia, tudo fica mais fácil e conhecer a pessoa em questão se torna mais divertido e menos tedioso. Por esse motivo fiquei animada quando vi esse livro, pois queria saber mais sobre Darwin e vi nesse quadrinho a chance de fazer uma leitura rápida, fluida e que me trouxesse o que eu queria.


 Darwin foi um naturalista que viajou por vários países, entre eles o Brasil, e observando as espécies de animais desses lugares reparou que um mesmo animal tinha características diferentes de acordo com o meio que vivia e isso o instigou a pesquisar o motivo disso acontecer.
 Então ele passou anos pesquisando até chegar a uma conclusão e publicar a teoria da seleção natural, que diz que os animais que tiverem as características mais favoráveis para o ambiente sobrevivem nele e para isso podem sofrer mutações.
 Mas qual o motivo disso ser importante? Foi com essa teoria de Darwin que outros estudiosos conseguiram entender como funciona a evolução das espécies e hoje podemos encontrar explicação para várias coisas envolvendo isso.


 Como se trata de um quadrinho o leitor pode esperar uma leitura mais dinâmica e fácil, aqui vamos conhecer a história desse naturalista que foi tão importante, saber como foi que ele acabou se tornando naturalista e como conseguiu fazer a tal viagem.
 A história de Darwin no quadrinho é apresentada pela Tv Macaco, sendo mais especifica é como se estivéssemos acompanhando uma reportagem sobre esse homem onde os apresentadores são macacos, e isso torna tudo muito divertido, porque esses animais fazem alguns comentários engraçados durante a leitura e também explicam algumas coisas.


 É interessante ler esse quadrinho porque vamos conhecer uma personalidade importante que uma hora ou outra, talvez, você precise conhecer e entender sobre, e pelo quadrinho é mais fácil do que você pegar um livro, pois a leitura é rápida e fluida, sendo a vida dele resumidinha ali para o leitor.
 Só que o foco é narrar a vida de Darwin e não falar sobre sua teoria, aqui o leitor vai conhecer quem foi esse naturalista, como foi sua jornada para descobrir tudo o que descobriu e por fim, como morreu e quando.
 Mas isso é extremamente importante, porque conhecendo a história dele fica mais fácil entender sua teoria que não é muito complexa e nem difícil, além de que conhecendo Darwin, o leitor meio que fica animado para conhecer sua teoria e então se aventurar por esse tema da biologia.
  

 A diagramação está simplesmente incrível, começando pela capa que tem uma bela combinação de cor e uma ilustração muito bem feita, então por dentro encontramos ótimas ilustrações também.
 É tudo em preto e branco e tem bastante texto, mas a leitura é bem fluida, justamente por se tratar de um quadrinho.


 É um livro que eu simplesmente adorei ler, porque agora tenho um certo conhecimento sobre a vida de Darwin, que foi alguém muito importante e isso vai me ajudar em meus futuros estudos.
 E justamente por isso, eu recomendo essa leitura, porque é uma forma fácil de conhecer uma figura importante e para quem está estudando biologia é uma dica muito boa, porque no meio de tantos textos que é preciso ler, nada melhor que ler um quadrinho com uma leitura fácil e que vai te ajudar nos estudos também.
 Por fim, eu devo comentar que é realmente um livro muito bacana, vai trazer muita coisa interessante para o leitor, obviamente não é uma biografia toda detalhada, é tudo bem resumidinho, mas isso dá uma boa noção de tudo sobre a vida de Darwin.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oi Larissa
    eu gosto de ler quadrinhos e achei esse título muito interessante, especialmente por sua premissa. Achei ótimo ser uma biografia, afinal de contas, o estilo não poderia ser mais diferenciado. Espero ler também.

    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Adorei o traço do quadrinho e ele parece ser muito simples! É otimo quando algo tão dificil de ser ensinado, é tratado de maneira ludica, acaba atraindo o leitor, não tinha conhecimento dessa HQ, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Não manjo nada de Darwin, só o que é de conhecimento universal, então, acho que vou aprender o livro e mais que isso, apreciá-lo.
    Achei o traço muito bonito e adulto e gostei da arte gráfica.
    Adorei a dica!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    É tão bom quando adoramos fazer a leitura de um livro. Adoro Darwin e sempre que posso estou pesquisando sobre ele. Já li outras resenhas desse livro e fiquei bem interessada na história. Achei muito bacana o foco ser a vida do Darwin e não sua teoria, pois existe muito sobre a teoria.
    Adorei sua resenha e as fotos e anotei a dica para ontem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Embora eu não leia muitos quadrinhos, achei este incrível por se tratar da história de Darwin. Sem dúvidas uma forma divertida de aprender sua teoria e entender sua aplicação na vida. Vou anotar a dica e quero muito adquirir o meu exemplar.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Achei bem interessante essa forma de trazer a biografia do Darwin, principalmente pelo fato de que pode ser lido por todos e é fácil de ser compreendido.
    Achei as ilustrações muito bonitinhas também e com certeza teria na minha estante

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Adoro quadrinhos, apesar de não ler muito, mas leio sempre que posso Mafalda! Adoro! E Peanuts também. Esse não conhecia, mas já fiquei interessada, ainda mais por ser uma biografia em quadrinhos! Dica anotada!
    Adorei a resenha!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu também não sou de ler quadrinhos ou biografias (apesar de ter lido algumas de uns tempos para cá), e este livro não me chamou a atenção... Acho a teoria de evolução interessante e tals, mas não estou com cabeça para ela agora kkk' quem sabe mais para a frente... Fico feliz que você tenha gostado do livro :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    interessante abordar algo tão complexo quanto Darwin através de quadrinhos, uma proposta bem interessante.
    Não é algo que eu leria, mas eu achei bem legal.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie... parabéns pela resenha e pelas fotos lindas!
    Não é um livro que me interesse no momento, mas... quem sabe uma hora eu esbarre com ele por ai.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não costumo ler biografias, assim como você, mas adoro um bom quadrinho e a junção do formato com a biografia de uma figura tão importante pra história me deixou com muita vontade de adquirir o livro, sem falar adorei a capa. Me parece uma leitura rápida e leve, mesmo sendo uma biografia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Confesso que o livro não chamou a minha atenção. Não curti essa escolha da história ser mostrada pela TV Macaco, e não sou fã de biografias. Talvez se tivesse um foco maior na teoria dele eu poderia até me interessar, seria diferente ver o tema tratado em quadrinhos, mas como o foco é mesmo na vida de Darwin passo a dica. Mas que bom que gostou e que achou que vai ser útil para você a leitura, o livro parece ter ficado muito lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Achei a proposta do livro bem interessante até porque nunca tinha visto uma biografia em quadrinhos. Eu gosto de biografias mas para quem não gosta acho que esse é um caminho bem interessante por ser mais dinâmico. E é sempre bom saber mais sobre a evolução da espécie.
    Dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Que bacana! A proposta do livro é muito interessante, adorei a forma como fizeram a biografia do Darwin. Para quem não curte muito ler biografias, essa é uma opção primorosa; ficou bem dinâmico e muito atrativo também! Amei!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro Darwin e todo sua teoria da evolução, mas nunca li sua biografia. E amei essa dica. Sou uma apaixonada por quadrinhos, e sempre que possível separo um tempinho pra ler algum. E também gosto de biografias, não de qualquer pessoa, mas das pessoas que admiro ou que tenho curiosidade sobre algo, gosto de ler. Então, diquei apaixonada por essa dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ao contrário de ti, eu já amo quadrinhos e biografias, então essa resenha foi linda de ler haha. Eu não conhecia essa edição e fiquei muito curiosa, pois eu adoro Darwin e suas teorias. Eu com certeza vou atrás para saber mais, porque é aquele tipo de livro que eu aprecio e será muito útil para eu relembrar algumas coisas haha


    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu não costumo ler muitos quadrinhos, mas acho que iria gostar dessa mistura com uma biografia. Também acho que deve ser divertida a apresentação por macacos. Espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá ♥
    Não sou uma pessoa ligada a quadrinhos e nem biografias, mas tenho que confessar que foi legal essa ideia de unir ambos, ficou criativo e facilitou a leitura para algumas pessoas que pelo que percebi foi se caso rsrs.A ideia pregada garanto que rendeu bem, pois me deu até vontade de ler, parabéns pela resenha e obrigada pela dica ♥

    ResponderExcluir
  19. Oii!!

    Há muito tempo não leio história em quadrinhos, mas a proposta de fazer uma biografia dessa forma, de um ícone da história mundial foi uma ideia bastante interessante. Fiquei super curiosa para ler. Amei a resenha!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. oie,menina sabe que eu detesto biologia ? kkkk então,mas sempre tem aquela materia que a gente menos gosta.
    mas algo que eu realmente gostava era a teoria de darwin,sempre foi um assunto que achava interessante e legal de estudar então esse livro com certeza é uma boa pedida e já que eu adoro quadrinhos tambem

    ResponderExcluir
  21. Biografias, geralmente, são chatas e cansativas. Em forma de quadrinhos facilita bastante, pois torna a leitura mais leve e divertida, fazendo com que flua de uma forma mais agradável. É uma excelente ideia, sobretudo para o público mais jovem, que costuma ter mais dificuldade com leitura de biografias.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Hi baby, tudo bem? eu adoro quadrinhos, melhor ainda quando temos a oportunidade de aprender sobre coisas novas através deles, como é o caso aqui, nada melhor do que aprender sobre a vida de uma figura tão importante e de forma descontraída! não conhecia mas adorei a resenha e a dica ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda mas achei a proposta dele muito bacana, adoro biografias e ver em forma de quadrinhos é bem diferente e contagiante. Darwin é uma lenda realmente e quero muito ler o livro para conhecer um pouco mais dele, tenho certeza que vou adorar assim como você!

    Beijos

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger