Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: A fuga da biblioteca do Sr. Lemoncello


Título: A fuga da biblioteca do Sr. Lemoncello • Autor: Chris Grabenstein • Editora: Bertrand Brasil • Páginas: 301 • Ano: 2016

 "A fuga da biblioteca do Sr. Lemoncello" foi uma das leituras mais divertidas e envolventes que já fiz na minha vida, com personagens muito cativantes que precisam desvendar um grande mistério para conseguirem vencer o jogo.


 Nesse livro vamos conhecer Kyle, um garoto levado que adora um bom jogo e que está de castigo por ter quebrado uma janela em sua casa só para vencer seus irmãos em um jogo que estavam jogando.
 Ele chega na escola e descobre que seriam escolhidos 12 alunos com as melhores redações para passarem a noite na nova biblioteca da cidade, biblioteca essa que tem tudo para ser um lugar incrível.
 Kyle vê então nisso uma oportunidade para sair de seu castigo mais cedo, acontece que ele não deu o seu melhor na sua redação, logo é obvio que não irá conseguir ser um dos escolhidos, mas ele não se dá por vencido e tenta escrever outra e ser escolhido, mas aparentemente não dá certo.
 Os alunos estão sendo chamados, até que Kyle também é chamado, o que deixa o garoto surpreso, afinal, sua chance de entregar a outra redação não deu certo, mas de qualquer forma ele foi um dos escolhidos.
 Agora esses 12 alunos irão aproveitar tudo o que tem de melhor na biblioteca, só que quando eles acordam recebem a notícia que o verdadeiro jogo começou agora e que eles precisam encontrar um jeito de fugir da biblioteca utilizando pistas.

"O CONHECIMENTO QUE NÃO É DIVIDIDO PERMANECE DESCONHECIDO."
-Luigi L. Lemoncello

 Eu não esperava ser tão envolvida por essa história como fui, as páginas passavam num piscar de olhos e eu praticamente devorei o livro, porque é uma história tão divertida e toda essa coisa de encontrar pistas e desvendar o mistério torna tudo mais envolvente ainda, fazendo com que o leitor fique preso na história ansioso para saber como tudo termina.
 Confesso que enquanto lia a história ia meio que comparando ela com "A fantástica fábrica de chocolates", isso porque são algumas crianças juntas disputando por algo também, só que as histórias são bem diferentes.
 Aqui temos um jogo muito difícil onde há várias pistas que precisam ser encontradas, além de haver várias formas de encontrar essas pistas, sendo que é tudo muito confuso, nada parece fazer sentido nenhum, até que chega no final e tudo se junta fazendo tudo ter sentido.


 Os personagens são bem cativantes, começando pelo protagonista, Kyle é um garoto muito decidido, inteligente e com um coração muito bom, que sempre está ajudando as pessoas e nunca tenta passá-las para trás, diferente de Charles, um garoto rico que só pensa em vencer não importando o que precisa fazer para isso.
 Então temos a Sierra, uma leitora quieta e muito inteligente, ela sempre ficou afastada de todos, mas quando entra no jogo faz amigos e mostra o quanto pode ajudá-los resolvendo vários enigmas.
 Há vários outros personagens na história, mas esses três foram os que mais se destacaram para mim, embora os outros também tenham uma personalidade bacana.
 E com eles a gente aprende bastante coisas, sendo uma das mais importantes a trabalhar juntos para alcançar um objetivo em comum, pois juntos as chances são maiores e a diversão também.

"Fora o cachorro, o livro é o melhor amigo do homem. Dentro do cachorro é muito escuro para ler."
-Groucho Marx

 O dono da biblioteca é o Sr. Lemoncello, um homem que faz jogos de tabuleiros de mistérios, com pistas e tudo mais, e dentro da sua biblioteca há vários desses jogos, também há hologramas de animais, de autores, entre outras diversas coisas que tornam a biblioteca dele algo incrível.
 Logo esse jogo de sair da biblioteca tem tudo a ver com o Sr. Lemoncello, personagem esse que é comparado com Willy Wonka na história, porque possui um jeito peculiar e algumas brincadeirinhas também, como o outro personagem.

"-Tem alguma pista? - perguntou Haley.
-Claro. - Kyle leu o minúsculo pedaço de papel que estava colado no vidro. - "Uma vez que aprender a fazer isso,s erá livre para todo o sempre."

Todo mundo começou a rir.

Aquele último enigma era ridiculamente fácil.

-Prontas, crianças? - perguntou o sr. Lemoncello. - Todos juntos agora"

E, ao mesmo tempo, todos gritaram: LER!"

 Como já comentei as pistas são algo bem interessante, porque de cara elas não parecem fazer sentido algum, mas então as crianças vão desvendando e o leitor vai entrando no clima e entendendo um pouco, até que no final todas as pistas juntas dá uma ótima resposta para o desafio.
 E isso torna tudo mais divertido, porque as pistas são difíceis, logo o leitor se vê preso na história, porque precisa descobrir tudo logo e não é nada previsível, então o jeito é acompanha os personagens em suas descobertas.
 Basicamente o leitor vai acompanhar toda a trajetória dos personagens atrás das pistas, mas não é só isso, com essa história o leitor vai tirar várias mensagens importantes e por fim terá um final muito satisfatório para a história.


 A diagramação do livro está bem bonitinha, começando pela capa que tem uma ilustração linda e combina perfeitamente com a história, podemos observar alguns de nossos personagens mais bacanas nessa capa.
 E por dentro tudo está muito agradável, as folhas são amareladas e o tamanho do texto está ótimo, tudo isso contribuindo para uma leitura fluida e temos algumas ilustrações das pistas no decorrer das páginas.


 Realmente essa é a biblioteca mais divertida que eu já conheci, lendo a história até senti vontade de estar ali com os personagens, porque tudo era tão incrível e participar de um jogo desse deve ser super divertido.
 Enfim, eu recomendo esse livro, porque ele proporciona uma leitura muito agradável e divertida, o que torna a mesma super fluida e com isso ela pode ser concluída rapidamente, além disso os personagens nos cativam de cara e a história deles traz mensagens para se pensar.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Olá Larissa,
    Eu estava bem curiosa para ler uma resenha sobre esse livro e adorei poder ler seus comentários. Deve ser uma leitura bem envolvente, seja por conta dos personagens, das pistas, das mensagens ou da propria ambientação. Deve dar uma vontade enorme de conhecer essa biblioteca mesmo.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    AMEI sua resenha!
    Confesso que tinha uma certa curiosidade a respeito desse livro, mas, não sabia que ele era assim tão envolvente!
    Achei a premissa muito atraente e com certeza vou adquirir meu exemplar.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  3. Que obra interessante. Eu ainda não a conhecia e adorei saber sobre ela, acredito que eu teria a mesma sensação que você durante a leitura e já estou super curiosa para ler também. Achei a trama bem envolvente e a impressão que deve passar é que estamos ali, ao lado dos personagens, participando dos jogos.

    ResponderExcluir
  4. Queria ter uma biblioteca desta, em pertinho da minha casa!!! Diversão garantida e vários aspectos.
    A arte gráfica do livro está bem caprichada também e acho que seria uma excelente indicação para leitores mais jovens, apesar que eu mesma, vou adorar ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. OI!!

    Não conhecia o livro, mas adorei a estória. O fato de ligar livros, pistas e claro crianças. Tudo isso é muito impactante e me vejo flutuando por essas páginas e vivendo as aventura, tentando decifrar códigos... Literalmente amei, e irei colocar na minha estante do skoob, antes de terminar esse comentário não posso deixar dizer que o autor retratou várias personalidades diferentes (percebi isso pela sua resenha) com um interesse e gosto em comum: livros. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  6. Oie, adoro livros envolvendo bibliotecas então acho que essa seria uma leitura que eu gostaria, ainda mais pelas semelhanças com a fantástica fábrica de chocolates que eu achei sensacional. E gostei de saber que o livro é meio misterioso, trazendo as pistas que parecem não fazer sentido e depois faz. Eu nunca tinha lido resenha do livro mas já fiquei querendo ele para ontem.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Acho que li poucos livros que tinham bibliotecas e afins. ADOREI esse enredo e a sua a teoria de que pera como se fosse uma fabrica de chocolate.
    A diagramação está maravilhosa e me encantei com a obra em geral! Dica anotadinha <3 A resenha maravilhosa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Larissa,
    Que livro mais bacana. Lembro de ter visto em algum canal a capa desse livro e ouvido um pouco da história, mas não foi uma resenha tão completa e maravilhosa assim.
    Adorei saber que as pistas não fazem o mínimo sentido no começo, pois tenho o costume de ir coletando pistas para descobrir tudo. Um ponto que me intriga é o Kyle como ele foi selecionado e como ele faz todas as suas atrapalhadas.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom? Eu fiquei louca quando vi esse livro pela primeira vez, primeiramente por conta da capa, e depois por conta do título! Livros com a palavra "biblioteca" na capa SEMPRE me deixarão curiosa, pois faço biblioteconomia e tem todo um amor envolvido hahaha. Agora lendo sua resenha, que ficou ótima, vejo que a história é muito fofa também, e que pode ser uma leitura super proveitosa para mim. Espero de verdade poder lê-lo logo.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e me interessei por ele ao ler a sua resenha. Pelo que você mencionou realmente tem algumas coisinhas que remetem a Fantástica Fábrica de Chocolates, mesmo as histórias sendo tão distintas. Fiquei bem curiosa para tentar descobrir essas pistas e também fiquei com vontade de conhecer essa biblioteca que parece ser incrível. O protagonista através da sua descrição parece ser bem carismático e mesmo sendo atrapalhado realmente tem um jeito que conquista a todos. Adorei saber que tem um livro ambientado em uma biblioteca e que ainda tem um jogo por trás de tudo isso. Vou anotar a dica aqui!
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro mas achei muito legal a história, ainda mais por ser os personagens tão jovens e por se passar em um ambiente tão diferente. Gostei dessa história de resolver as dicas para sair do local e pela foto que você postou pude ver que são dicas bem complexas e que nos deixa morrendo de curiosidade de descobrir também. Adorei a resenha.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não conhecia o livro, mas achei ele bem interessante. Parece ser bem envolvente e fiquei curiosa quanto as pistas. Apesar de ser um livro bem mais juvenil, fiquei com vontade de lê-lo.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oie, nossa meu sonho poder passar uma noite em uma biblioteca participando de um jogo para desvendar pistas. Adorei de paixão o enredo desse livro pois ele me fez lembrar sobre os meus desejos de infância. E parece ser uma leitura bem divertida e fluída e achei bacana o autor deixar para o desfecho o sentido das pistas criando um suspense maior na leitura...
    Quero esse livro para ontem..bj

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa,
    o livro realmente parece ser muito divertido, vi ele na amazon, mas confesso que nem dei muita bola, agora estou arrependida de não tê-lo incluído na minha compra mensal, se der mês que vem concerto esse erro, é sempre bom ter um livro irreverente a mão para quando estivermos aprisionados em uma ressaca literária, esse tipo de leitura sempre ajuda.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Eu achei esse livro muito bonito. O compraria só pela capa rs, enfim, eu to buscando histórias divertidas e essa me parece ser mesmo. Haha. Além do mais, possui personagens cativantes e isso pra mim é essencial em uma história. Parabéns pela resenha, eu espero gostar tanto quanto você gostou.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda! A capa dele é realmente bem lindinha e bem colorida.
    A história é bem diferente do que costumo ler, por isso fico meio que sem saber se seria uma leitura interessante para mim, mas você gostou tanto que me deixou curiosa com relação a essa leitura.
    Acredito que seja uma boa leitura para quando eu estiver afim de um livro mais leve e divertido.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, essa é a segunda resenha que eu vejo sobre o livro e que só me faz ter mais vontade de ler! Confesso que adoro mistérios e tentar decifrar e essa pegada de uma biblioteca cheia de pistas para as crianças decifrarem é muito legal. Posso dizer que apesar de ser bem diferente das histórias que eu leio, me interessou bastante e eu fiquei bem curiosa para descobrir mais sobre Kyle e a Sierra (de alguma forma ela me lembra da Hermione de HP), então estou bem ansiosa e a primeira oportunidade que eu tiver eu definitivamente irei ler! Parabéns pela resenha, está ótima!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu estou com esse livro para ler aqui em casa e só não peguei por falta de tempo mesmo e com certeza vou colocar ele no topo das minhas leituras. Fiquei muito empolgada com o livro e me parece ser o tipo de obra que vai me encantar. Adorei ver que é divertido e contagiante. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  20. Achei o livro uma leitura realmente divertida. Adorei as várias referencias que ele tras e como ele tem um toque de a fantastica fabrica de chocolate acho que ficaria incrível uma adaptação nas telonas.
    Gostei bastante da leitura, mas para mim, faltou alguma coisa no final. Acho que a saida deles, eles estarem do lado de fora poderia ter sido um pouco maior ou sei lá. Mesmo assim, acho que é uma ótima dica de leitura :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger