Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Cowabunga


Título: Cowabunga • Autora:  Ana Paula Seixlack • Editora: Benvirá • Páginas: 160 • Ano: 2014

 Em "Cowabunga" vamos conhecer Zimbo, ele era um grande surfista no passado, tanto que ganhou muitos campeonatos e como sempre foi muito bonito e sedutor, teve várias mulheres ao longo de sua vida.
 Mas agora ele é apenas um ex-surfista arrogante e infeliz com a vida, que vive com uma mulher que não o ama e que sempre trata mal. Zimbo não consegue mais surfar, um de seus pés foi gravemente ferido no passado e agora ele já não dá mais um bom apoio para subir em uma prancha.
 No entanto, todo dia Zimbo vai para a praia com sua prancha para pegar a onda perfeita, mas obviamente ele nunca pega e não é só por causa de seu pé, mas porque ele tem uma espécie de trauma.
 Sua vida é miserável agora, ele vive com uma mulher bonita e jovem, mas sempre estão brigando, está longe de seu irmão e não consegue fazer o que tanto ama: surfar. Tudo isso por causa de um acontecimento do passado, mas que acontecimento foi esse?

"Se existe um negócio que eu odeio mais do que vegetais é o tal do julgamento. Por mais que você pense que conhece a pessoa e o contexto, o julgamento nunca é justo."

 Basicamente vamos só acompanhar a vida de Zimbo, aos longo das páginas ele vai relembrando momentos de seu passado e assim o leitor vai conhecendo um pouco da vida do personagem.
 Zimbo é um personagem odiável, ele é muito arrogante, trata as pessoas sempre da pior maneira, age imaturamente em vários momentos, trai sua mulher só para elevar o ego, se acha melhor do que qualquer outra pessoa e por ai vai.
 Mas apesar disso, o leitor entende o personagem e sente pena do mesmo, porque por ele ser assim é uma pessoa sozinha que não tem ninguém que realmente se importa com ele por perto. 
 Quando perdemos algo que gostamos ou algo muda drasticamente nossas vidas, é mais fácil se revoltar e agir como um babaca do que tentar superar e seguir em frente, e é justamente isso que Zimbo faz, em nenhum momento ele tenta realmente mudar sua vida e ser feliz, para ele é mais fácil ser infeliz e causar infelicidade aos outros.
 Apesar de Zimbo não ser um personagem cativante, o leitor se sente tocado com sua história, porque ele é um homem perdido e muito triste que vai fazer o leitor refletir sobre muitas coisas.
 O livro é curto e tem muito diálogo, logo a leitura é bem rápida e por conta dos capítulos não serem tão longos e a narrativa ser leve e direta, a leitura é bem fluida também.
 No entanto, eu senti falta de uma história mais desenvolvida, algumas coisas eram narradas muito rápido e não deu para conhecer os personagens secundários, pois eles não recebem destaque nenhum.
 Confesso que não me senti realmente conquistada pela história, o protagonista nunca foi alguém cativante e por conta disso não fui conquistada por ele e isso acabou fazendo com que eu não fosse tão conquistada assim por sua história também.
 Mas essa é uma história interessante que nos faz refletir muito sobre nosso modo de agir, pois vemos um protagonista com um comportamento péssimo que acabou sozinho e miserável.
 Por fim, não há muito o que comentar sobre a diagramação do livro pois o li em ebook, mas é um livro com uma história diferente e interessante, que não tem um romance fofinho ou um protagonista estilo príncipe encantado e muito menos um final feliz, mas que traz muitas mensagens para o leitor e por isso vale a pena ler.

Deixe um comentário:

  1. Olá Larissa
    me surpreendo muito pela quantidade de livros que eu não conheço e esse é mais uma novidade para mim. Mas depois de ler seus comentários fiquei bem curiosa para conferir. Me interessei ainda mais por conta das reflexões,afinal de contas é bem como você comentou: nosso comportamento pode implicar em varias consequencias. Anotei a dica aqui e espero poder conferir em breve!


    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, achei a pegada do livro bem interessante e a sua conclusão também. Um personagem que vive na solidão porque simplesmente foi muito arrogante. Acho que o livro daria um excelente filme.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    gGostei muito da forma como você destacou a personalidade do personagem, realmente ao sentir pena de si mesmo, as pessoas entram nesse modo defesa e acabando agindo de forma errônea com os demais. A premissa do livro é interessante e parece nos fazer refletir. Dica anotada.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    A capa do livro me chamou a atenção, curti muito o titulo, mais acho que não me daria muito bem com ele por conta da história. Prefiro algo mais romântico e com personagens menos arrogantes. Mais adorei a sua resenha, ela me fez pensar sobre o personagem e espero ler ele um dia, fica a duvida se vou não..haha
    Beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho que quando algo como o que aconteceu com Zimbo acontece muitas pessoas se tornam amarguradas e ficam apenas remoendo seu passado e k que poderiam ter vivido ao invés de okhar para frente e as novas oportunidades. E pela sua resenha acho que o protagonista é exatamente isso. Não é um livro que eu leria no momento quem sabe futuramente?!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Bom como você acabou contanto praticamente como tudo acontece na história, confesso que não me agradaria a leitura desta obra,por mais reflexiva que seja. Não tenho muita vontade de saber como foi a trajetória de um personagem que "acabou sozinho e miserável". Então, desta vez vou deixar a dica passar. Até porque, também não foi uma leitura muito gratificante pra ti também, né!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey!
    Vou confessar uma coisa: esse livro não me chamou a atenção de modo algum, nem pelo nome, nem pela capa, nem pelo enredo, nada. Pelo que você contou percebi que é uma história vazia, aquelas que você lê e absorve pouca coisa pra você. Acho que a única coisa positiva são as reflexões que pode trazer e melhorar o modo de agir, fora isso, achei uma personagem chata e arrogante, além de que nem parece que aborda tanto assim a história em si e o surfe que é o que é o que a capa e o título dão a entender. Posso até parar para ler um dia, mas não fiquei tão animada assim.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Gostei muito da capa, mas não curti muito a história em si. Achei que faltou profundidade e elementos que prendessem nossa atenção e realmente foi o que sua resenha mme passou. De qualquer forma valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Achei o livro um pouco interessante, porque nunca li nada com um surfista que estava meio deprimido por não poder mais fazer o que gosta.
    Mas ao mesmo tempo acho que deve ser um pouco monotoma a história, visto que é só a vida dele, que pelo jeito não é nada MUITO emocionante.
    mas mesmo assim a dica foi anotada :)

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Não achei o livro tão interessante assim, por focar nisso de ser surfista e isso nunca me chamou a atenção, mas eu leria justamente para ver o crescimento do personagem, fiquei curiosa para saber porque ele é tão arrogante assim, o que aconteceu para ele ficar desse jeito e tal.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oii,
    Realmente acredito que você tenha tirado uma boa lição do livro mesmo não tendo gostado muito da obra. Acontece, né hehehe Nem sempre todos os livros nos encantam. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom? Eu já li alguns comentários sobre esse livro pela blogosfera... Que pena que essa trama não conseguiu te conquistar por completo :/ E o fato de o protagonista não ser cativante só me desanimou mais, pois quando não gosto de um personagem dificilmente gosto do livro como um todo. Gostei muito da sua resenha, apesar dos pesares parece ser um livro interessante com boas mensagens.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Nao conhecia este livro mas confesso que o tema nao me chamou la muito a atençao... :) Mas ainda bem que gostaste! :)

    AInda que nem tanto nao e?? ahah QUe bom que faz refletir... Mas e pena que nao te tenhas sentido conquistada e que o protagonista nao se tenha revelado cativante! :( Para a proxima, uma leitura melhor!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, esse é um livro que eu não conhecia e nunca tinha escutado falarem sobre... Mas mesmo conhecendo agora, não combina comigo. Acho bem legal livros que fazem refletir, porque acho sempre bom ter um ensinamento em tudo que se lê, mas a história não conseguiu me atrair... Não combina comigo... A história parece ser bem sentimental e até um pouco triste, afinal a vida dele não está boa. Tenho certeza que agradará a muitos, mas eu não faço parte disso. Te desejo uma leitura que te cative no próximo.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Me parece uma estória triste e cheia de sentimentos amargurados. Parece trr um enredo bem interessante e com vários pormenores.
    Não gosto muito de personagens odiosos e não sei como eu iria lidar com Zimbo, talvez acabasse odiando o livro por culpa dele.
    Então acho que eu passaria a leitura. Mas adorei sua resenha e obrigada pela dica!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas já não me atrai pela personalidade de Zimbo, mas mesmo assim sempre fico com pena de personagens sozinhos, com um passado triste e misterioso, que acaba nos fazendo refletir sobre nossas atitudes, gosto de livros fluidos mas me incomoda muito essa superficialidade da narrativa, então não sei se leria

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    Eu adoro praia, mas sinceramente não é meu tipo de história. A vida de um ex-surfista triste e ainda por cima mulherengo não me chama a atenção. Este vou deixar passar.

    Beijos

    Jucimara Pauda
    Livro sem frescura

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro e nunca tive a oportunidade de ler nada relacionado a surfista, só por isso arriscaria a ler.
    Essa personalidade aí do protagonista me lembrou muito do Dr. House, mas eu consigo amar o House mesmo com tudo isso. hahahaha
    Fiquei curiosa para saber qual o trama dele e para saber como termina essa história.
    Dica anotada.

    Beijão.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Só pela sua resenha já vi que não vou gostar da leitura. O personagem parece ser chato e mesmo com a história triste acho que nada justifica sua postura e atitude. Se lesse iria odiar ele.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Larissa, tudo bem?
    Sabe que eu não conhecia esse livro ainda e para ser sincera não chamou minha atenção, não é um gênero que me agrada e um livro que eu passaria na frente dos outros para ler. Que pena que ele não era o que você esperava. Então eu não leria ele ainda, mas talvez um dia daria uma chance.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Oie...
    Não conhecia o livro, mas, estou fascinada com a premissa! A história parece ser muito boa e acho que esse protagonista com certeza dá vários ensinamentos para o leitor :)
    Quando me deparei com esse livro achei o título super diferente e cheguei até a ficar curiosa sobreo que se tratava :)
    Beeijos

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger