Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática


Título: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática • Autora: Thalita Rebouças Editora: Arqueiro • Páginas: 269 • Ano: 2016

 Eu nunca tinha lido nada da Thalita Rebouças e como os comentários sobre os livros dela são sempre positivos, eu tinha grande curiosidade e quando vi esse livro fiquei realmente bem animada, porque achei o título bem bacana e imaginei uma história interessante.
 No entanto, embora o livro seja divertido e traga uma história interessante, confesso que é uma história muito clichê e previsível, e por isso não fui realmente conquistada, mas é uma leitura agradável.


 Em "Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática" vamos conhecer Tetê, uma garota que sofria muito bullying em sua antiga escola, mas que agora está mudando para outra e está com medo de tudo se repetir.
 Mas assim que ela entra na nova escola já faz dois grandes amigos que vão tornar tudo mais fácil ou pelo menos mais suportável, só que na nova escola Tetê também vai sofrer bullying.
 De cara Tetê vai se apaixonar por Erick, o garoto mais popular e bonito da escola, mas além disso ele é um garoto muito legal, logo a garota se vê completamente caidinha por ele, o problema é que ele namora a garota mais insuportável de todas.
 Agora Tetê vai precisar se acostumar com a nova escola e os alunos, além disso também precisa se adaptar a nova vida agora que ela e seus pais estão morando com seus avós.


 A Tetê é uma personagem muito cativante, ela tem uma personalidade bem engraçada, é uma menina muito desastrada e isso vai tirar muitas risadas do leitor, mas além disso ela é uma ótima amiga para todos.
 Nossa protagonista passou por muita coisa chata por causa do bullying e esse é um tema muito interessante em livros, porque é de suma importância, ainda mais para a faixa etária desse livro, porque acredito que é a que mais pratica bullying, embora não tenha consciência do quanto isso é errado e pode machucar alguém.
 Além disso Tetê é uma simples adolescente com todas as dúvidas e vontades dessa idade, com isso o leitor, mais especificamente a leitora, irá se identificar com várias coisas porque já passou por essa idade ou até mesmo está passando.
 E se o leitor ou leitora estiver passando por algo parecido com o que Tetê está passando irá aprender muita coisa com a garota e provavelmente a história dela irá ajudar bastante.
 E então vamos ter o clichê da garota excluída que não chamava a atenção de ninguém, mas que de repente se torna uma linda garota que vai atrair todos os olhares e isso vai tornar muita coisa previsível na história.
 E claro que teremos um romance, mas um bem meloso e bonitinho, típico da adolescência, que acontece de uma hora para a outra e que confesso que não me conquistou muito e nem convenceu, mas de forma geral é bacana.


 O livro tem vários personagens bacanas que conquistam o leitor de alguma forma, mas confesso que nenhum teve muito destaque para mim, achei eles bem estereotipados e alguns até forçados.
 Por exemplo temos: A "vaca" popular que faz bullying com a garota nova e faz parte de um trio, o garoto popular e lindo que namora com a "vaca", o nerd que é invisível para todos, a ex melhor amiga da "vaca" que por algum motivo agora é inimiga, a mocinha que sofre bullying, entre outros.
 O que mais me agradou nesse livro foi a forma como o bullying foi abordado, não há nada realmente grave e nem pesado, mas ainda é bullying, e a autora se preocupou em mostrar o lado da agressora na história também.
 É um livro que tem uma história bem envolvente e apesar de não ser muito curto, a leitura é tão rápida que é possível terminá-la em uma "sentada".
 A diagramação desse livro está simplesmente linda, começando pela capa que tem uma combinação de cores incrível e uma bela ilustração, e então por dentro temos folhas amareladas e um detalhe lindo nas trocas de capítulos.
 Além disso algo muito bacana nesse livro é que encontramos várias receitinhas no decorrer da leitura, pois Tetê adora cozinhar e compartilha suas receitas com o leitor, o que é ótimo, porque tem umas receitas que dão água na boca.


 Esse é um livro que me proporcionou uma leitura muito agradável e que aborda um tema muito importante, mas não é uma história muito bem construída e complexa, até porque a faixa etária dele não exige isso.
 Logo para essa faixa etária é uma leitura mais que recomendada, pois o assunto abordado é muito importante para esse público em especial, além disso é uma história bem leve e envolvente.
 Enfim, para alguns leitores mais velhos a história pode não conquistar tanto por ter muitos clichês e não ser muito complexa, mas ainda é uma leitura que vale a pena fazer, pois é agradável e traz coisas para se pensar também.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oi Larissa, provavelmente nao irei ler esse livro por agora, mas ainda pretendo porque adoro o estilo de escrita da autora e imagino que essa trama deve ser bem dinâmica, agradável e leve. Amo essa capa e gostei do título também. Por mais que possa ser clichê e jovial ja sei que será uma leitura adorável.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, te indiquei para uma TAG que se chama "Perguntas Literárias".

    http://umsimplesprazer.blogspot.com.br/2016/06/tag-perguntas-literarias.html

    ResponderExcluir
  3. Sou bem como sua opinião porque estou lendo este livro. É um livro engraçado mas altamente clichê. E é só isso que eu acho porque no mais não tem nada para agregar além das receitinhas que eu achei super fácil ainda mais que eu sou muito ruim na cozinha. Uma história simples demais e que vende porque a autora é famosa.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro faz pouco tempo e me encantei com a escrita da Thalita, foi meu primeiro contato com um livro dela e amei!!!! Gostei muito da Tetê e de ver como temas importantes foram abordados de forma leve na leitura. Concordo com a sua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Eu também já ouvi vários elogios sobre os livros da Thalita, mas nunca li nada dela.
    Vi muita gente animada com esse lançamento e solicitando ele a Arqueiro, mas eu acabei decidindo não solicitar. Apesar dos elogios, acho que os livros da autora são voltados mais para adolescentes e fiquei com medo de achar a história boba demais ou muito clichê.
    Pelo que li de sua resenha essa é realmente uma história cheia de clichês, mas é realmente legal a autora ter falado sobre Bullying nessa história, já que os adolescentes adoram martirizar os colegas com isso.
    Não leria esse livro, mas acredito que seja uma boa leitura para o público adolescente.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou esperando o livro chegar para formar minha própria opinião a respeito dele, mas confesso que por ser algo mais adolescente, não tenho lá muitas expectativas, por isso acho que não me decepcionarei.

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Ja tinha ouviod falar imenso sobre este livro! E nao estava muito interessado! :) mas a tua resenha deixou-me bastante curioso!! :)

    Eu gosto do genero! :) E do estilo jovem e de historias simples... Porque embora as complexas tenham a sua riqueza nem sempre conseguem alcançar tao bem o leitor! :)

    So nao aprecio cliches... Nada mesmo!! Vamos ver.. :)


    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Larissa,
    O livro é bastante clichê mesmo. Ele tem o estereótipo de personagens de uma escola e, desculpe, é algo que acontece com frequência, infelizmente.
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, pois achei a personagem cativante e sofrida também. Estou curiosa com a leitura, apesar dos pesares.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa, tudo bem? Eu não curto a Thalita, sabe? Nem quando eu era adolescente eu curtia! Então esse não é um livro pra mim. Isso sem falar que ele é para um público-alvo bem específico, do qual eu não faço parte há um bom tempo! hahaha
    Apesar de não curtir a autora e suas histórias, admiro a facilidade que ela tem em conversar com os adolescentes. Eu sofri bullying quando era adolescente e naquela época não havia muitos livros que falassem sobre o tema. Os adolescentes de hoje tem mais referencias sobre isso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Adoro a Thalita rebouças, mesmo nunca tendo lido nada dela. Acho que elo carisma e porque ela instigou muitas adolescentes na leitura. Confesso que uma das coisas que mais curti na sua resenha, é saber que tem receitinhas... rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu nunca li nada da Thalita, mas morro de vontade!
    Eu gosto bastante de livos que retratam essa fase da adolescência, porque me dá uma nostalgia danada, rs.
    Acho a premissa desse livro bem legal e a autora parece ter tratado um tema importante como o bullying de forma leve e interessante.
    Ainda que eu não seja o público desse livro, é uma leitura que desejo fazer. Tô curiosa para conhecer os dramas que Tetê passa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, sempre quis ler alguma coisa da Thalita Rebouças mas ainda não tive a oportunidade. Embora você tenha dito que foi clichê e previsível quero muito ler esse livro. Gosto de clichês e entendo que isso é normal para um livro infanto-juvenil. Sem contar nessa capa que é linda.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Bom, embora eu não faça parte desse público alvo, acredito que a obra tem muito a ensinar as jovens meninas que sofrem bullying na escola. E, pelo fato de ser escrito para crianças e jovens-adolescentes, é compreensível não fazer uso de expressões complexas.
    Sei que a autora, Talita Rebouças, é muito prestigiada no mundo literário por suas grandes obras e, talvez, indicaria o exemplar para minha sobrinha de 10 anos, a fim de fazê-la aflorar seu interesse pela leitura.
    Sucesso para você!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  14. Oie!!!
    Nunca li nada da Thalita Rebouças, mas achei bem legal esse enredo!
    Que bom que você gostou e recomenda a leitura e amei saber das receitinhas ao longo do livro!
    Concordo com a importância deste livro, pois o bullying é algo que pode traumatizar uma pessoa! Já li sobre casos seríssimos onde a intervenção policial e judiciária foi necessária!
    Valeu pela dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Eu nunca li nada da autora, então espero ler essa obra para eu ter a experiência com ela. Esse livro tem uma premissa bem bonita e como você mesmo disse, ele aborda um tema pesado, mas de maneira leve por causa da faixa etária e isso é importante, pois passa uma mensagem acessível para as pessoas. Adoro personagens cativantes, então mais um ponto positivo.

    Espero ler em breve. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Nunca li nada da Thalita, mas esse livro está em minha listinha de desejados.
    Gostei muito de saber que é uma leitura divertida e cativante. Legal saber que a autora soube abordar os assuntos na medida certa para o público direcionado. Sem falar que a capa é um lindeza!
    Super legal a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oie...
    Esse livro está muito lindinho né? Estou louca para lê-lo e bem ansiosa também, espero que possa gostar da leitura e finalmente dizer que li algo da Thalita, amei as fotos e os mimos, só digo #quero.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  18. Olá.
    esse deve ser o único livro da Thalita que realmente me deu vontade de ler, tem uma pegada teen, contudo não tão voltado pra o público mais jovem assim, quando conseguir pôr as mãos em um exemplar espero gostar bastante.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Eu sou acostumada a ler fanfictions, ou seja, estou cansada de ver esse clichê por aí.
    Tanto que estou enjoada e cansei.
    Acho que a leitura não me agradaria muito por esse fato, mesmo com os pontos positivos que você apontou.

    Beijinhos da Mady.
    Blog O Mago dos Livros

    ResponderExcluir
  20. Oiii, eu tenho lido muitas resenhas sobre esse livro e são sempre criticas boas. Dizem que ele é bem fofo e adoro livros assim, que despertam todo esse lado colorido no leitor. Elogios vem também sobre a esccrita da autoora e sua resenha só complementou minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  21. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu estou bem ansiosa para ler esse livro, ainda mais por se tratar de uma leitura leve e cativante, eu fiquei curiosa com ele desde que vi o lançamento e desde então estou querendo. Mas ver que você gostou e recomenda me anima mais, acredito que vou tentar ler ele bem em breve para ver o que vou achar dele. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler thalita e assim como você vou começar por começar por esse livro. É livro sobre adolescência não espero nada além de previsível hahsha. Então vou com tudo. ♥ beeeeijos tayletitshine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu também não li nada da autora, mas essa será minha próxima leitura. Mesmo a história sendo clichê eu sei que vou gostar, pois é bom sempre ler leituras leves e divertidas. A abordagem do bullying é outro tema bem bacana e fiquei curiosa para saber como a autora aborda.
    A sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger