Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Outro conto sombrio dos Grimm


Título: Outro conto sombrio dos Grimm • Autor: Adam Gidwitz • Editora: Galera Junior • Páginas: 351 • Ano: 2016

 O que falar desse livro? É extremamente sangrento e terrível, mas ao mesmo tempo hilário e muito divertido, vai deixar o leitor enjoado com algumas cenas, mas logo depois vai fazer o mesmo rir com outras.
 Para quem não sabe esse é o segundo livro lançado, o primeiro foi "Um conto sombrio dos Grimm" e os dois volumes seguem a mesma ideia e são independentes, então não há ordem para ler, mas vale a pena ler os dois.


 Em "Outro conto sombrio dos Grimm" vamos conhecer três personagens muito importantes, de início eles não parecem ter nenhuma ligação, mas eles tem e quando passam a conviver juntos nasce uma linda amizade.
 De um lado temos Jill, uma princesa que sempre quis ser linda como sua mãe, até que um mercador de sedas apareceu no reino e trouxe uma seda lindíssima e rara que poderia servir para fazer um vestido para a princesa.
 Mas era uma seda muito estranha, algumas pessoas não conseguiam vê-la e Jill era uma delas, mas a menina a quis do mesmo jeito pois todos estavam falando que era linda e assim que o vestido ficou pronto, a princesa saiu com seus pais para uma procissão, mas acontece que ninguém via o vestido, logo ela estava nua e com a humilhação a princesa fugiu.
 Então temos Sapo, um sapo de três pernas que mora no fundo de um poço e que sofreu muito por causa de uma princesa linda que um dia apareceu na vida dele. Mas o que ele tem a ver com Jill? Acontece que a tal princesa que fez o sapo sofrer foi a rainha, mãe de Jill, e quando a princesa foge da procissão, ela encontra com sapo e o mesmo pede para fugir com ela.
 E por último temos João, ele é filho de um príncipe que decidiu deixar o reino e ir viver humildemente numa vila, o pai de João é nada mais, nada menos que o irmão da mãe de Jill, logo os dois são primos.
 E foi para a casa de João que Jill e o Sapo fugiram, lá eles encontram o garoto com um feijão que deveria ser mágico e uma velha faz um trato com eles, os amigos terão que trazer um espelho mágico para ela e em troca os amigos terão o que mais desejam.


 É uma mistura doida de vários contos de fadas nesse livro, vamos acompanhar a história de João e o pé de feijão, mas isso é só o início das aventuras dos três amigos, eles irão passar por poucas e boas ainda.
 De início o autor já nos diz que não vamos encontrar aqui as histórias fofinhas de contos de fadas que estamos acostumados, ou seja, vai ter morte pra caramba nessa história, acontecimentos horripilantes, muitos vilões e sangue.
 Mas é um livro juvenil, então não se apavore porque você não vai ficar traumatizado com o que vai ler aqui, é um livro com cenas de terror, mas aquele terror leve e além disso o autor sabe bem como deixar tudo mais divertido.

"Mas fiquem atentos, caros leitores. Pois nós saímos no enorme mundo selvagem à procura de mudança, esperando crescer, atrás de sabedoria. Mas sabedoria é algo difícil de encontrar e, quando é alcançada, pode se perder muito facilmente. Especialmente quando as pessoas estão abandonando o enorme mundo selvagem para voltar ao lugar de onde um dia fugiram."

 Durante a leitura o autor vai ficar fazendo vários comentários, praticamente ele fica conversando com o leitor, é como se fosse alguém contando uma história para a gente e então interrompe para ajudar na pronuncia de alguma palavra ou fazer algum comentário aleatório sobre algo lido.
 E isso é um dos pontos positivos dos livros do autor, eu acho realmente hilário ele quebrar o gelo da história dessa forma, porque o leitor está ali vidrado nas cenas aterrorizantes e de repente ele já está rindo com o autor.
 E então temos o ponto mais bacana de todos que é a criatividade do autor, ele nos conta que é uma história criada utilizando várias outras, mas a forma como ele une todas as histórias e como dá um toque dele nelas é muito interessante.
 No final do livro ele nos conta quais histórias ele utilizou, quais foram criadas por eles, onde ele se inspirou para tal música e isso é muito legal e curioso.
 Você pega esse livro, você lê ele rapidamente, se assusta com as cenas e ri muito com tudo, achando hilário várias coisas, surreais outras, mas no final você ainda tem uma bela mensagem.
 Durante toda a história o leitor não fica esperando encontrar nada para refletir, porque esse livro parece ser algo apenas para divertir, mas o autor vem através da história dos personagens nos fazer questionar se estamos buscando ser quem realmente queremos ou o que os outros querem que sejamos (e que colocamos na cabeça que é o que queremos ser)


 A parte gráfica desse livro é simplesmente linda, começando pela capa que traz uma combinação de cores linda e ótimas ilustrações. E então temos a parte de dentro, a mesma possui várias ilustrações a cada novo capítulo, folhas amareladas para facilitar a leitura e um ótimo tamanho na fonte dos textos.
 É uma leitura muito divertida, então a mesma envolve o leitor logo de início e com todas as coisas terríveis e aventuras que os três amigos passam, o leitor fica muito curioso e isso faz com que a leitura flua facilmente. 
 É um livro realmente bem divertido e cumpre com o que promete, traz os contos de fadas de uma forma bem bizarra para o leitor e é tudo bem criativo, além disso tem uma mensagem ótima, por isso eu recomendo a leitura.
 Mas é um livro meio doido, então talvez não conquiste todo tipo de leitor e até mesmo seja visto como algo meio "forte" para o público alvo, então eu não recomendo para todos.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oi Lari, hoje mesmo vi uma foto desse livro no instagram e fiquei bem curiosa para ler algo a respeito. Fiquei bem feliz quando comecei a ler a resenha em seu blog. E pelo que pude perceber, a leitura é mesmo muito divertida. Achei interessante também haver esses comentários com o autor. Agora mesmo que pretendo ler. Que bom que os dois volumes publicados podem ser lidos de forma independente,porque também não li o primeiro que fora lançado.
    Boas leituras!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Adoro esses contos inspirados nos irmãos grimm e devo dizer que estou doido por essas capas. Achei que eram mais leves, não sabia que traziam cenas impressionáveis, achei que era algo mais leve até pq a capa indica algo mais juvenil. Gostei ainda mais por isso kkkkk

    Bjs
    http://rillismo.blogspot.com.br/2016/05/fale12-novo-cantinho-dessart.html

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa livro mas parece ser bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Convido-te a participar no Sorteio do cantinho
    Novo Sorteio ( Portugal & Ilhas )
    Tem post novo

    ResponderExcluir
  4. Oiee,

    Pelo que eu percebi o livro é uma salada mista de contos dos irmãos Griim né?
    Achei a proposta bem interessante e sua resenha conseguiu despertar a minha curiosidade. Adoro obras infanto juvenis e com certeza faria a leitura dessa sem pestanejar, tenho certeza de que iria curtir e me divertir bastante com essa mistura de horror e comédia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro, gosto demais de contos e conheço apenas dois dos irmãos Grim, os mais famosos. Acho que o livro deve trazer os melhores e já estou empolgada me ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Não conhecia o livro, mas lendo a sinopse e sua resenha fiquei com vontade sim.
    Apesar de todos os alertas que você deu, acho que arriscaria a leitura sim, pois adoro tudo que gira no universo Grimm.
    Ótima dica.
    ZvBeijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oie! Adoro releituras e saber que existem livros inspirados nas histórias dos irmãos Grim me deixa ainda mais fascinada. E eles já não tinham históriaas muito leves neh?! Então não será problema ler esses contos mesmo que alguns revirem o estômago. Hahaha.
    E a capa e a diagramação são extremamente lindas. Com certeza quero esse livro é o primeiro também.
    Valeu a dica...
    Bj

    ResponderExcluir
  8. A parte extremamente sangrenta e terrível, e o fato de deixar o leitor enjoado em alguns momentos, são as coisas que me fazem não querer ler esse livro. Apesar de gostar dessas adaptações de contos de fadas, para mim não existe muito isso de terror leve não... terror é terror e não há parte divertida que permita que eu me recupere... rs... Achei bem legal o autor conversar com o leitor, mas nem isso me faz querer ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, quando vi esse livro nos lançamentos da editora eu havia ficado curiosa com ele, só pela capa e pela sinopse. Agora que li a sua resenha e vi um pouco mais sobre a obra, eu fiquei curiosa para saber mais e gostei muito do fato dele interromper para falar ao leitor, esclarecer palavras e tal. Gostei bastante da resenha e das fotos também

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu li Um Conto Sombrio dos Grimm ano passado e amei! Achei a narrativa do autor e a forma como ele desenvolveu as histórias incríveis.
    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler Outro Conto Sombrio dos Grimm, mas essa é uma leitura que com certeza quero fazer em breve, pois sei que vou gostar muito do livro.
    Essa é a primeira resenha que leio dele e fiquei ainda mais animada com esse livro.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não tinha interesse em ler esse livro, mas adorei a premissa!
    Não li o primeiro volume, mas que bom que não precisa ler na ordem (embora eu sempre costumo fazer isso, haha).
    Gosto de livros sangrentos, mas que legal que tem certo divertimento também, to louca pra saber como isso acontece.
    Fiquei animada com a leitura! Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Eu acho muito legal quando um livro trás no enredo o autor conversando com o leitor. Acho isso bastante interessante, até porque parece que nos envolve ainda mais pra dentro do livro. Eu já li um livro assim e amei a experiência e não sabia que esse livro era assim. Gostei demais de tudo que você falou, mas eu não tive muito interesse de ler esse livro não, acho que não colocaria como prioritário, mas com certeza eu vou querer conhecer, porque é sempre bom dar uma variada nas leituras também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-orange-ichigo-takano.html

    ResponderExcluir
  13. Sou a louca de histórias baseadas nos contos em geral e esse por ter uma pegada de terror e sangue para todo lado acho que não seria uma boa leitura para mim (mesmo sendo mais leve por ser juvenil), mas o fato de ser uma história mistureba e divertida deve ser uma leitura bem prazerosa para quem goste de sangue para todo lado!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu quase solicitei esse livro, MAS, eu achava que tinha que ler o primeiro :( eu adoro os contos dos irmãos Grimm, então imagina só que delícia ler sua resenha, mas me lembrar que eu não solicitei :((( enfim, eu adoro essa parte mais sangrenta que esses contos tem, por isso super me interesso por esse livro. Sua resenha está ótima, pois você levantou os pontos que a gente precisa saber para se interessar <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  15. oi!!!

    Já imaginava que os contos seriam sangrentos já que o irmãos Grimm são famosos por contar realmente a estória na integra e todos as fábulas maravilhosas que conhecemos sofreram alterações com o passar dos anos, dessa forma a parte "fofa" foi adaptada. Enfim, não conhecia o livro e o projeto da editora, gostei bastante e leria com prazer. Beijos e obrigada por me apresentar algo único e contagiante.

    ResponderExcluir
  16. Oi Larissa, sabe que essa é minha leitura no momento e estou adorando! é realmente intrigante e sangrento né? fico feliz em ver que você gostou e recomenda, eu estou quase terminando e estou amando!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!!

    Eu não li esse livro ainda, mas sempre vejo resenhas positivas. Acho que contos com essas releituras são os mais divertidos de se ler, fora que são contos. Gostei bastante da sua resenha! Ficou muito bem escrita!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi Lari. Estou curiosa para ler esse livro, pois como você disse é uma mistura meio doída dos contos de fadas. Eu adoro mergulhar em histórias assim, com a história de um personagem que se entrelaça a outra e a outra.
    A capa e linda, e o designer de dentro (Dos capítulos ❤ ),as páginas. O autor caprichou no livro e não deixou ninguém na mão.

    Adorei o livro, é um livro que tem a escrita leve e pesada ao mesmo tempo, kkkk. Beijão querida.

    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro Os irmãos Grimm. Tudo relacionado a eles me chama atenção. E esse livro com sua resenha me fizeram amar mais ainda.
    Mas você acredita que só sabia do primeiro. Achei bem legal e cativante, mas não sabia que tinha esse. vou procurar e adicionar na lista de leituras.
    Beijos e Ótima resenha.
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiii, tudo bem??

    "É extremamente sangrento e terrível"
    Isso me deixou com um pouco de medo demais e me fez avaliar se eu realmente leria esse livro algum dia.

    Mas você também disse que ele nos faz e eu gosto bastante de coisas que me fazem rir.

    Bem, vou ter que colocar na balança e ver o que vai pensar mais pra mim. Kkkk

    Eu acho mega interessante essas releituras dos contos dos irmãos Grimm, mesmo que estejam sempre envolvendo coisas não tão legais assim. Kkk

    Mas enfim, eu até acho a capa bem interessante.
    Obrigada pela dica.
    Abraço

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?

    Sempre tive vontade de ler os contos dos Irmãos Grimm, pois sei que eles possuem essa versão mais "sombria" dos contos de fadas recriada pela Disney. Portanto, queria saber como seria os contos originais e agora sei que vou começar por esses livros. Achei bem legal a ideia de misturar contos e agora quero saber como ele conseguiu essa façanha, rs.

    Enfim, sua resenha ficou ótima. Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ola Lari lindona eu adoro contos de fadas seja qual for a maneira que for apresentado, gostei dessa mistura de vários contos, irei preparar meu estômago para ler , a capa está linda o fato de haver esses mistura de suspense/ humor me deixa muito curiosa com a leitura. Pretendo ler os dois volumes. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Oi
    nunca li nada dos irmãos grim, mas adoraria começar, também não li o primeiro volume desse livro, morro de vontade de tê-los, as capas são lindas e as histórias, apesar de emaranhadas e sangrentas me parecem instigantes e bem desenvolvidas, pelo menos essa é minha opinião já que três histórias se interligaram de forma tão convincente.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger