Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Encrenca


Título: Encrenca • Autora: Non Pratt • Editora: Verus • Páginas: 307 • Ano: 2016

 Quando eu vi esse livro fui conquistada na hora, porque achei a capa linda e quando olhei o título, fiquei curiosa para saber logo qual era a tal encrenca da história.
 Assim que o livro chegou eu mergulhei de cabeça na leitura já cheia de expectativas e fui conquistada rapidamente, tanto que chegando ao final do livro já estava completamente apaixonada pela história e com as expectativas alcançadas.


 Em "Encrenca" vamos conhecer Hannah, uma garota de 15 anos que é vista na sua escola como uma "piranha", o tipo de garota que todos os caras querem usar para se divertir e só isso.
 Mas por qual motivo ela é vista assim? Pelo simples fato dela gostar de vestir roupas curtas e sair com os garotos para se divertir. Basicamente ela faz o que a maioria dos garotos fazem, mas quando se é mulher isso causa uma má impressão e é errado, tudo isso por causa do famoso machismo.
 Hannah só tinha como amiga Katie, mas ela acaba conhecendo Aaron, um garoto um tanto misterioso que mudou para sua escola e não fala nada sobre sua vida, e os dois acabam se tornando amigos.
 Então Hannah descobre que está grávida e se vê completamente perdida, ela é muito nova e tem medo do que as pessoas vão falar caso ela conte o que está acontecendo, e para piorar ela briga com Katie, mas não é só isso, de um dia para o outro a escola toda descobre que ela está grávida também.
 Mas como ela tem fama de sair com vários garotos, as pessoas começam a falar que ela não sabe quem é o pai. O que não é verdade, mas ela não pode revelar o nome do garoto, então basicamente fica como se ela realmente não soubesse.
 Aaron então decide que vai fingir ser o pai, pois ele quer ajudar alguém e sentir que está fazendo algo importante para compensar algo que fez no passado.

"Eu o encaro enquanto ele fala. Ele é muito bonito, o que me irrita. Achei-o até que fofo quando o conheci, mas depois ele cortou o cabelo, e, quanto mais você o conhece, mais bonito ele fica. Alguns meninos são assim, não são? Acho que a personalidade tem muito a ver com a aparência, e é por isso que, quando você os conhece um pouco melhor, eles se tornam menos atraentes."

 A leitura é extremamente fluida, logo no início me senti envolvida pela história e os capítulos são curtos, o que faz com que a leitura tenha um ritmo mais rápido ainda. 
 A narração é intercalada entre Hannah e Aaron, por isso o leitor vai ter uma noção maior de tudo o que está acontecendo e de como cada um está lidando com sua encrenca.
 Hannah é uma personagem cativante, pois é uma adolescente perdida que se vê sendo traída por pessoas que amava e passa por momentos difíceis que fazem o leitor querer confortá-la.
 Aaron é um garoto que sofreu um grande trauma no passado e que convive desde então com o sentimento de culpa, mas sempre foi um amigo leal e uma boa pessoa, por isso cativa tanto quanto Hannah.


 O livro aborda a gravidez na adolescência, um tema muito importante e mostra o quanto isso deixa uma garota perdida e com medo, principalmente porque poucos são os pais que aceitam e apoiam a filha em um momento como esse, pois é algo complicado de lidar.
 E a gente vê nessa história um caso muito comum onde sobra tudo para a garota porque o garoto simplesmente não quer essa grande responsabilidade e assumir seus atos, então foge.
 E então temos a vida de Aaron, o leitor sabe desde o início que o menino passou por algo difícil, mas é mais no final da história que tudo vai ser esclarecido e eu não posso falar muito porque seria spoilers, mas a história de Aaron é muito triste e de cortar o coração.
 E o que é realmente interessante nesse livro é que além dele nos trazer personagens cativantes e abordar temas importantes, ele não dá as informações de cara para o leitor, tudo vai sendo revelado aos poucos.
 Por exemplo, como falei, o leitor não vai saber logo no início o que aconteceu com Aaron, embora possa desconfiar por causa de alguns informações ao decorrer da história e o leitor também não vai saber quem é o pai do filho de Hannah, eu mesma imaginei que era uma pessoa e no fim não era.


 "Encrenca" é um livro que me conquistou completamente, não tem uma história complexa, mas tem uma muito emocionante e real, com personagens humanos que estão tentando lidar com suas vidas depois que as mesmas viraram de cabeça para baixo.
 Além de ser um livro com uma história linda do começo ao fim, ele também possui uma diagramação ótima, com folhas amareladas e uma capa linda que representa bem a história.
 Enfim, é um livro que tem grande chance de conquistar vários tipos de leitores e por tudo que falei eu super recomendo a leitura.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oi Larissa, a capa é mesmo muito linda, mas até então era a única coisa que eu havia conhecido. Essa é a primeira resenha que leio do livro e já fiquei com muita vontade de conferir, ainda mais por saber que se trata de um enredo emocionante e com personagens realistas.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    A capa desse livro é maravilhosa e a premissa é bem interessante!
    Achei bem bacana ele abordar temas tão presentes no cotidiano de tantos jovens e mesmo assim ainda tão polêmico que é a gravidez na adolescência.
    O livro parece ser realmente uma leitura maravilhosa e sua resenha me deixou louca de vontade de ler esse livro e conhecer melhor os personagens.
    Muito legal o fato de as coisas serem reveladas aos poucos, pois faz com que nossa imaginação funcione bastante.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante, a capa é linda, a cor chama atenção e a história deixa a gente co vontade de ler! Amei!

    Peixinhos, Gabbe!
    Blog: Talo de Maçã |Fanpage |Instagram

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia o livro e mesmo não curtindo muito a capa dele, pela sua resenha, eu fiquei interessada na obra. Acredito mesmo que o tema seja um alerta e que o livro traga algumas reflexões. Gostei da dica e espero conferir em breve.

    ResponderExcluir
  5. Particularmente não gostei da capa, mas adoreia premissa. Acho que assuntos como a gravidez precoce, sempre encontrará espaço para reflexão, mesmo que já tenha sido usado um milhão de vezes.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante curiosa pra ler esse livro, apesar de não conhecê-lo, a premissa é ótima!
    Gostei de saber que a leitura é dividida entre duas perspectivas, adoro quando isso acontece, pois temos uma visão mais ampla com diferentes pontos de vista!
    E que bom que te conquistou com sua leitura fluída, tenho certeza que irá me conquistar também! Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Oii! Eu li esse livro recentemente e também adorei. É super envolvente, então devorei em poucos dias. A história de amizade que a obra traz é muito bonita e a autora consegue colocar boas reflexões acerca de temas como gravidez na adolescência, pré-julgamentos, entre outros. Como você disse, a edição realmente é linda e é mais um dos pontos positivos da obra. Que bom que você gostou! Eu também adorei e acho que o livro vale muito a pena. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Eu não conhecia o livro acredita??
    Achei ótimo o fato de você ter se surpreendido com obra e ela ser mais do que imaginou. Sempre defendo livros que debatem temas tão reais assim.
    A escrita parece ser leve e gostosa de ler e adorei as fotos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Ahh que história fofa! Eu ainda não consegui ler esse livro, e estou bem interessada nesse livro. Gostei dos seus comentários, me animou bastante ler esse livro e agora quero conseguir comprar para colocar aqui na pilha. Eu estou bem interessada nessa trama \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa,
    essa editora vai acabar comigo hehe um lançamento melhor que o outro, apesar de ser um juvenil, vejo nesse livro um grande potencial, acredito inclusive que deveria ser distribuído nas escolas, por abordar temas tão realísticos e atuais, afinal existe e muito o preconceito com a conduta feminina, enquanto os garotos podem tudo, e gravidez na adolescência então, um tema importantíssimo, fico feliz em ver esse tipo de história ganhando espaço por aqui.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia o livro, mas adorei suas impressões.
    Que personagem fantástica! Sem falar que tudo o que ela enfrenta deve ser difícil e gostaria muito de ver sua postura diante de tudo isso.
    Adoro livro de adolescentes e já anotei a dica para ler Encrenca!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Olá!!

    Eu não gostei da capa!! Socorro kkkk
    Mas adorei o tema! Gravidez na adolescência! Acredito que seja uma das coisas mais difíceis da vida de uma menina, pois eu sou mãe, mas fui já "velha" rs, e nossa, como é difícil!! Então um livro assim pode trazer calma a muitas mãezinhas! Gostei mesmo!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu tinha visto esse livro e não animei pra ler, pois tenho vist omuitas críticas 8 a 80 dele, e em muitas parece que a autora passou a ideia errada da questão da gravidez na adolescencia.
    Mas enfim, pela sua resenha o livro realmente parece uma ótima leitura, bem fluida e com temas importantes.
    Não diria que leria este livro pois não me dou com adolescentes, mas é uma ótima leitura para quem gosta do genero

    ResponderExcluir
  14. Olha menina, não é meu gênero literário preferido, mas gostei do plot. Acho que seria um livro bacana pra ler naquele momento de ressaca, ou num momento descompromissado, só pra relaxar. E eu amei essa capa, muito simples mas com um trabalho genial.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  15. OOi

    Já tinha viso algo sobre esse livro, mas não sabia na sobre e já estou louca pra ler haha
    A história parece ser muito boa, pelo menos para meu gosto. Além disso amo livros que tratam de assuntos importantes/polêmicos, que nesse caso a gravidez na adolescência a a porcaria do machismo que é evidente.
    Com certeza quero ler, sério, já estou lendo um agora, acho que vou ler os dois juntos pois gostei bastante mesmo.
    Obrigadaaa pela dica. E que resenha maravilhosa!
    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu engravidei com dezenovr anos e já me senti perdida. Imagina com 15 anos. Ainda bem que Hanna tem um amigo para ajudá-la. Os temas abordados são bem interessantes mas no momento não me sinto tentada a ler esse livro mesmo com suas críticas super positivas. Quem sabe futuramente?
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu ainda não tinha visto esse livro, então sua resenha foi uma surpresa, e já me fez colocar ele em minha lista de desejados. Gostei muito da premissa da história, gravidez na adolescência é um tema que não é muito discutido em romances e acredito que seja um tema um tano quanto complicado, quero saber como a autora desenvolveu a história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Larissa, eu vi o lançamento desse livro e fiquei bem curiosa com ele, também achei a capa muito linda e esse assunto de gravidez na adolescência é muito importante ser lido mesmo, ainda mais quando os personagens são tão reais assim. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi *---*

    Acho o plote dessa estória bem legal mas pelas resenhas que tenho visto dele algumas falam que a autora não soube trabalhar bem o assunto. Eu particularmente quero ler e sua resenha tirou algumas duvidas que eu tinha da estória. Saber que passa bastante sentimento e que os personagens são reais me deixou ainda com mais vontade de ler.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oieeee
    Eu não conhecia o livro e só pela capa eu compraria, mas a história pela sua resenha é melhor do que pensei. O tema gravidez na adolescência infelizmente ainda é um tabu e tem país bitolados que não ajudam em nada, mas o que mais me chamou a atenção foi o passado dele e o que aconteceu de tão ruim, to aqui roendo as unhas para saber.
    Parabéns pela excelente resenha, ta sucinta e bem instigante.
    Beijos

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger