Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: A Noiva Fantasma


 Estou querendo ler esse livro desde seu lançamento, mas só agora que fui conseguir, uma parte porque não estou comprando livros e então só consegui ter o livro em mãos ao ganhá-lo num concurso da editora e em parte por falta de tempo, porque ultimamente não estava conseguindo conciliar bem, mas aqui estamos e posso falar com a boca cheia que valeu a pena a espera e que a resenha vai ser enooorme.
 Desde que bati os olhos nesse livro soube que seria uma história que me agradaria facilmente, porque eu adoro histórias orientais e uma vez li sobre casamento fantasmas, o que me deixou bem curiosa, então quando vi um livro que contava uma história sobre essa prática oriental eu fiquei surpresa e muito animada mesmo.


 Em "A noiva fantasma" iremos conhecer Li Lan, uma ótima jovem que está vendo seu pai desmoronar, pois o mesmo está falido e depois da morte de sua esposa já não é mais a mesma pessoa, sem contar que a doença que levou sua esposa também o atacou, mas ele sobreviveu, só que a doença deixou marcas horríveis em seu corpo e coração.
 Li Lan está na idade de casar e nada melhor do que casar com um homem que tenha condições de sustentá-la e fazê-la feliz, já que seu pai está falido e cada dia as coisas ficam mais difíceis.
 Então uma família muito rica faz uma proposta de casamento para o pai de Li Lan, sendo que essa família é quem pode ajudar a família da garota com a dívida e dar uma vida de conforto para ela, mas o problema é que o noivo está morto.
 Todos ficam surpreendidos e horrorizados com a proposta, a garota não quer nem saber de se casar com alguém morto e ela não entende o motivo dela ser escolhida, até que o morto em questão começa a aparecer em seus sonhos.
 Li Lan começa a ficar cada vez mais assustada com a situação e quer se livrar logo desse espirito que a está perseguindo, então ela vai atrás de uma médium, mas as coisas acabam desandando e a vida da garota vira de cabeça para baixo.


 De cara eu quis o livro porque gosto de saber mais sobre a cultura asiática e embora toda essa coisa de casamento fantasma seja bizarro, é uma coisa que aconteceu muito lá naquela parte do mundo e que ainda devem acontecer.
 Nós aqui podemos ver isso como algo realmente muito bizarro e até mesmo bobo, afinal, pra que casar alguém morto, não é mesmo? Mas lá a cultura é completamente diferente e eles são muito supersticiosos, além disso são um povo que se envolve bastante com espíritos e acreditam que há formas de fazer com que a pessoa seja feliz mesmo depois de morta.
 E nessa história nos sentimos cada vez mais próximos da cultura deles e dessa crença, o livro é muito detalhado e nos traz várias coisas que eles acreditam lá, como por exemplo as oferendas que eles fazem para os espíritos das pessoas que amaram e amam.
 E acompanhamos alguns espíritos e o outro plano da realidade, lá vemos que essa coisa de oferenda realmente é importante para os espíritos, porque é como eles se alimentam e conseguem dinheiro, ou qualquer outra coisa.
 Agora muita gente deve estar pensando: Caraca, que coisa louca! E por um lado realmente é, mas é muito interessante ler tudo isso e ver o quanto as crenças das pessoas podem ser diferentes, a gente acaba abrindo a mente e se permitindo entender e aceitar tudo o que está sendo narrado ali.


 É um livro que eu esperava uma história incrível e foi um livro que me deu isso, as minhas expectativas estavam lá no alto e a história de Li Lan conseguiu alcançar todas as expectativas, o que é surpreendente.
 Mas mais surpreendente ainda é a história, que aborda uma cultura completamente diferente da nossa, por isso não sabemos e nem imaginamos o que vai acontecer ali, já que não temos praticamente nenhum conhecimento sobre lá, o que torna a história muito imprevisível para o leitor.
 E então vamos mergulhando em uma realidade completamente complicada que nos faz refletir muito sobre muita coisa.
 Nessa história vemos que mesmo mortas as pessoas continuam tentando tirar proveito umas das outras e que confiar em alguém é algo muito arriscado, que o dinheiro consegue burlar tudo, até mesmo a morte definitiva e então ficamos ali frustrados pensando em todas essas coisas.


 Para ler esse livro é preciso ter a mente um pouco aberta, porque o leitor vai mergulhar em uma história que conta algo que ele pode nunca ter ouvido falar e que de início é algo muito estranho e até mesmo irreal, mas quem é que confirma que isso é mentira, não é?
 No final do livro temos algumas notas da autora, o que torna tudo ainda mais interessante, porque ali ela nos conta um pouco sobre essa tradição de casamento fantasma, sobre a sua criação do além que é inspirada nas crenças básicas dos chineses e mais algumas coisas. 
 É um livro rico, com uma história muito bem construída e diferente, que aborda assuntos incríveis e que nos traz uma protagonista forte e decidida que logo nas primeiras páginas irá conquistar o leitor.


 "A noiva fantasma" é um livro que me conquistou completamente, tanto que fica difícil falar sobre, porque faltam palavras e mesmo que eu escreva tudo o que vem na minha cabeça ainda não consigo falar tudo que queria sobre o livro.
 É uma história bem complexa que vai deixar o leitor doidinho para saber mais e embora seja um livro um tanto "gordinho", ele tem uma leitura muito fluida mesmo, com todo o mistério da história, a narração fica com ritmo muito bom, porque o leitor se vê realmente muito ansioso para saber como tudo vai terminar.
 E ai ele se depara com um final extraordinário, que vai contra tudo o que ele quis que acontecesse desde o início, um final que vai surpreender e concluir a história de forma satisfatória.


 E cadê o romance do livro? Não tem? Tem sim, gente! Só que o foco mesmo não é no romance, e sim nessa tradição doida e nessa crença dos chineses, mas há romance na história e é bonito, algo leve, simples e que vai acontecendo devagar, tão devagar que quando o leitor vê já é um romance lindo que ele está torcendo para dar certo.
 Há tantos pontos positivos nesse livro, não consigo pensar em algo que não me agradou na história, temos personagens incríveis, começando por Li Lan que é forte e decidida. Então temos o morto, Lim Tiang Ching, que é um espírito perdido e que mesmo não agindo da forma correta faz com que o leitor sinta uma certa compaixão por ele.
 E então temos outros que vão nos conquistar facilmente também, como a Amah de Li Lan, uma mulher muito supersticiosa que ama muito a garota. Temos o pai da protagonista, alguém que sofreu muito na vida, mas que ama sua filha a ponto de preferir perder tudo do que arriscar a felicidade da mesma.
 E por último, mas não menos importante, Er Lang, um ser difícil de entender, não é humano, mas não é especificamente um espírito. O que ele é? Só lendo para saber e o motivo dele não ser menos importante? Só lendo para saber também.


 Agora falar sobre a diagramação é meio covardia, né? Porque a edição está incrível, assim como a história dentro do livro.
 A capa é dura e essa arte representa bem nossa protagonista meio que perdida em um lugar estranho e diferente, e algo que eu acho muito legal é que esse livro tem um marcador de fita que é muito mais prático para o leitor.
 E por dentro o livro consegue estar muito bonito também, há várias folhas ilustradas com algumas flores, sendo que essas são para tirar e fazer tsuru (que é esse passarinho da capa).
 A cada troca de capítulo encontramos uma ilustração de tsuru, o texto está em um ótimo tamanho para a leitura, as folhas são amareladas e é um livro dividido em partes, por fim algo que é muito bacana é que o livro tem legenda, o que facilita para o leitor entender melhor toda a situação.


 Concluir essa resenha é algo difícil também, assim como ter começado ela e ter desenvolvido a mesma, apesar da resenha ter ficado grande ainda deixei alguns pontos que me agradaram na história de fora e realmente não houve pontos negativos na história para mim.
 Enfim, é um livro que eu super recomendo a leitura, acho importante conhecer outras culturas e crenças, isso faz com que tenhamos uma visão maior de tudo, e nesse livro dá para conhecer bem alguns assuntos orientais, então se joga!

Deixe um comentário:

  1. Olá linda,

    Falar do trabalho da diagramação da Darkside é zuera haha, porque eles fazem um trabalho magnífico e bem delicado.

    Com essa premissa e sua resenha fiquei mais cativada por esse livro. Eu já tinha interesse em ler por causa do título e aumentou mais quando descobri que fala de casamentos entre seres humanos vivos e mortos.

    Muito interessante e horrendo.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa, tudo bem?
    Eu sou fascinada por essa trama, ainda mais pela edição maravilhosa da Darkside Books. Já ouvi vários comentários, tanto positivos quanto negativos, sobre essa obra, e em cada resenha que leio percebo uma característica diferente. A propósito, a resenha e as fotos estão ótimas.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olha eu comprei esse livro uns tempos atrás e até hoje eu ainda não li. Estou bastante curiosa para poder conhecer, porque eu pensava que tinha um pouco de terror nele e eu sou completamente contra em ler esse tipo de gênero, mas já vi vários comentários muito bons sobre ele e fiquei bastante curiosa com suas impressões, pois me parece ser um livro maravilhoso. Espero poder fazer a leitura assim que puder viu? Porque estou com tantos na minha lista que nem sei quando irei fazer isso rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce.html

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa prática oriental, achei bastante interessante. Eu também gosto muito da cultura asiática, e tem razão, é bem bizarro. Fiquei supercuriosa pra saber como esse casamento funciona, como esse marido iria sustentar ela? Que loucura! Apesar desse surto inicial, quero muito ler e descobrir como a autora desenrola essa trama e abrir minha mente pra algo completamente diferente!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Esse livro é incrível demais. Acho que todo mundo deveria ler. Não só porque tem uma edição linda, mas a história em si é muito boa, muito bem escrita. É bom pra saber mais sobre uma cultura bem diferente da nossa e o melhor é realmente não focar no romance. Nossa, eu indico pra todo mundo sempre <3

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para ler esse livro, espero poder ler em breve também.
    Suas imagens ficaram lindas, parabéns!

    http://leroujogar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii!

    Eu não li ainda!! Estou na mesma! Sem comprar nada e lendo apenas o que ganho ou ganho HSAUSHAUHSUA
    A capa é tão liiiiiiiiiiiiiiiiiiinda <3 Eu gosto muito da diagramação da editora e tenho certeza que essa está ótima!
    Sobre o enredo, parece ser bem trabalhado e saber que mesmo grossinho assim é bem escrito e de forma leve, isso é maravilhoso! Não gosto de livros enrolados demais!
    A sua resenha está muito bem escrita e as fotos ficaram maravilhosas! AMO fotos em post.


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Eu não li ainda!! Estou na mesma! Sem comprar nada e lendo apenas o que ganho ou ganho HSAUSHAUHSUA
    A capa é tão liiiiiiiiiiiiiiiiiiinda <3 Eu gosto muito da diagramação da editora e tenho certeza que essa está ótima!
    Sobre o enredo, parece ser bem trabalhado e saber que mesmo grossinho assim é bem escrito e de forma leve, isso é maravilhoso! Não gosto de livros enrolados demais!
    A sua resenha está muito bem escrita e as fotos ficaram maravilhosas! AMO fotos em post.


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá xará,tudo bem?
    Confesso que apesar de achar a edição linda nunca tive interesse o suficiente para sequer ler a sinopse e por isso foi uma grande surpresa ler a sua resenha.Fiquei embasbacada com a história que o livro traz,que parece ser tão diferente e única.Realmente uma leitura necessária haha.
    Bjokas!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O que dizer da arte gráfica da Darkside? Que ela sempre arrasa e surpreende é chover no molhado... Já ouvi muitos elogios do livro, mas não faz muito meu estilo, mas fiquei tentada a comprar para dar de presente para um amigo que mega curte este gênero. Adorei a dica!!! Suas fotos do livor ficaram maravilhosas!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Uau, você gostou mesmo desse livro heim Larissa?
    Fiquei bem impressionada com sua resenha! Nunca tinha sentido muita vontade de realizar essa leitura, mas sua empolgação me contagiou!
    Essa tradição de casar com alguém que já morreu é ao mesmo tempo interessante e bizarra e isso me despertou curiosidade na história.
    A diagramação está linda, como tudo que a Darkside faz!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, essa capa é muito linda e por ser da DarkSide eu eu que é um trabalho muito bem feito. Ainda não li ele, mas pretendo ler no mês de outubro, no mês de horror, vejo se crio coragem de ler, já que não é um genero que leio muito, porque sinto medinho,kkkk.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro, realmente não sabia sobre as páginas que tinham dobraduras para serem feitas e isso me deixou bem animada, iria fazer todos kkkkkkkkkkkkk sua resenha e as fotos ficaram demais, só me deixaram com mais vontade de ler mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi *--*

    Adoro livro que falam sobre tradições e cultura de povos. Esse é o principal motivo por querer o livro, o outro é por essa edição maravilhosa da Darkside e concordo com você, chega até ser covardia fala sobre o livro físico em si, é lindíssimo. Depois da sua resenha fiquei ainda com mais vontade de ler.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Diferente de você, o livro não alcançou minhas expectativas.
    A história é incrível, mas senti a sensação de que faltava algo sabe? Mesmo assim acho que vale muito a pena ler.
    Essa edição da Darkside é perfeita!
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oi, Larissa.
    Já li muitas resenhas positivas sobre a trama e estou maravilhada com essa edição da DarkSide. Aliás, eu já adicionei o livro a minha lista de leitura e espero gostar da história assim como você gostou. Vejo que o livro trata de uma cultura diferente e que bom que o livro alcançou suas expectativas.
    Amei a resenha e as fotos.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Larissa,
    Justamente por ser um livro tão diferente do tradicional, A Noiva Fantasma é algo que tenho necessidade de ler.
    Adorei sua resenha! Você falou tantas coisas incríveis do livro que estou com uma necessidade de pegar o livro agora para ler, pode isso produção?
    Quero me encantar com o livro e com o romance que vai acontecendo devagarzinho.
    Amei, amei, amei.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Estou surpresa ao descobrir do que se trata o livro. Sempre tive curiosidade para saber, mas eu nunca fui atrás. Então imaginava que era algo de terror muito forte. Mas agora vendo sua resenha vejo que apesar de bizarro não tem nada de tãooo aterrorizante e saber que se trata de cultura asiática, coisa que amo, me deixou morrendo de vontade de ler. Quero conhecer mais sobre essa cultura tão estranha de se casar com mortos e que parece ser tão normal por lá. Obrigada pela resenha, é a primeira que vejo!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Assim como você eu estou doida nesse livro desde seu lançamento, mas também não tenho dinheiro para comprar rsrs. Eu adorei a sua resenha, pois sou apaixonada em culturas diferentes e esse livro promete uma viajem riquíssima a outra país. Fico muito feliz que a leitura tenha te agradado e espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  20. Oie, já li esse livro e assim como você ele me intrigou desde o lançamento. Eu nunca tinha ouvido falar nos casamentos fantasma e isso foi uma surpresa enorme. Gosto muito da primeira parte e da parte final, a parte em que ela está no paraíso foi a que menos me atraiu, senti uma sensação de sufoco. Fiquei com muita dó da mãe da li lan e acho que foi a personagem que mais adorei, a Li lan me irritou quando começou tratar mal as pessoas, mesmo que não era culpa dela.

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Nem preciso dizer nada quanto aos livros da DarkSide, todos são MARAVILHOSOS!! Esse é mais um dos infinitos livros da editora que estou babando pra poder comprar, desde que li algumas resenhas e vi as fotos desse livro que estou louca pra poder ler. Vou tentar ler mais livros da DarkSide esse ano e esse com certeza vai estar incluso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Eu acho sensacionais a edição dos livros da Darkside em geral, pois não é apenas um trabalho maravilhoso de capa e contra capa, tem todo um carinho especial no miolo também, pena que não é tanto meu gênero de leitura!

    Adoro livros que abordem culturas tão diferentes, sempre passo por uma estranheza no início mas depois me delicio, é bom ver que o foco é nesse elemento cultural tão estranho e ele não ser algo só como pano de fundo de outra coisa, pois isso é essencial para mim!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi!!
    Essa capa é linda demais, Darkside e seus lançamentos maravilhosos.
    Que sortuda ganhar um livro mais do que desejado em uma promoção.
    Nunca li nenhum livro com essa temática, imagino o desespero dela ao saber que terá que casar com um homem morto e esse começar a aparecer em seus sonhos.
    É tão bom quando o livro nos dá o que promete, você estava com a expectativa lá em cima e não se arrependeu, pois o livro realmente promete ser maravilhoso.
    Deu para perceber a tua empolgação com relação ao livro e isso me deixou ainda com mais vontade de ler.
    Eu não conhecia essa tradição e vou procurar ler alguma coisa para entender esse tema melhor.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger