Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Star Wars: Estrelas Perdidas

Título: Star Wars: Estrelas Perdidas
Autora: Claudia Gray
Gênero: Ficção científica
Editora: Seguinte
Páginas: 488
Sinopse: Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho- pilotar as naves do Império. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém diferenças políticas afastam seus caminhos- Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que eles vão conseguir ficar juntos? Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, O retorno de Jedi, e traz pistas sobre o episódio VII, O despertar da Força!

Resenha feita por Nilda.

 Estrelas perdidas é um lançamento da Editora Seguinte. É livro para novos fãs da saga Star Wars. Isso quer dizer que esse é um livro para jovens adultos (Young Adult), com estrutura e linguagem mais simples, características de livros dessa categoria, mas isso não quer dizer que não tem qualidade.


 No livro acompanhamos os personagens principais Thane Kyrrel e Ciena Ree. Eles são amigos, melhores amigos. Mas há um problema: os dois pertencem a classes  sociais diferentes. Eles são de Jelucan, planeta que foi colonizado por duas ondas de colonizadores, que não se relacionam.
 Ciena Ree pertence ao povo da primeira onda, vive no vale, são pessoas com poucas condições. No entanto, são pessoas com um grande senso de lealdade. Com valores que são passados de geração a geração. Já Thane é filho de aristocratas, pertencente à segunda onda. Como são de classes diferentes, é claro que os pais de ambos não via com bons olhos a amizade de Thane e Ciena.
 Os dois amigos se conheceram aos 8 anos e, desde então, compartilham o mesmo sonho: servir ao Império. Pois é, em Estrelas perdidas vamos ter a visão de pessoas comuns sobre os acontecimentos que envolve a Trilogia Clássica e que servem o lado Negro da Força. Também vamos saber sobre a batalha de Jakku, planeta de O Despertar da Força.


 Como já falei, o livro tem uma estrutura simples, com linha do tempo em ordem cronológica, em que acompanhamos os dois amigos nos 5 anos primeiros (dos 8 aos 13 anos), em que aprendem a voar juntos, com intenção de serem selecionados para Academia Imperial. Depois vemos os dois na Academia de Coruscant, nos primeiros anos de treinos. Em seguida, acompanhamos os dois já como oficiais do Império. E depois acompanhamos os dois em batalhas eletrizantes.
 Na academia Thane começa a perceber que servir ao Império não é exatamente como ele pensava. Na verdade, Thane sempre foi cético. Ele nem acredita nas boas intenções da Aliança Rebelde e nem no todo poderoso Império. Tudo o que ele queria mesmo era poder piloto um TIE Fighter. Mas quando Thane presencia as atrocidades cometidas pelo Império logo ver que precisa lutar por uma causa nobre e se junta aos Rebeldes. Já Ciena foi criada para ser leal, mesmo que serva a quem não mereça a sua lealdade. E ela não vai quebrar o juramente que fez ao Império.
 O que mais me fascinou é que Estrelas perdidas é como se fosse os bastidores da trilogia clássica. Temos outra visão dos fatos já conhecidos pelos olhos de pessoas comuns. Isso acontece tanto do lado dos Rebeldes como do lado dos soldados imperiais. Não é incrível saber que Ciena ou Thane estiveram presentes nos grandes acontecimentos, como por exemplo, a destruição da Estrela da Morte. A melhor amiga de Ciena morreu neste dia, assim como vários colegas soldados da academia. 
 Um ponto marcante na narrativa é que o leitor observa que as informações que chegam as pessoas comuns são fragmentadas, selecionadas. Os soldados não sabem quase nada. Eles apenas seguem ordem, nem sempre as mais sensatas. Outras questões abordadas são: corrupção, sede de poder, ganância.


 O Universo Star Wars é para todos que apreciam ficção cientifica, mas, para mim, a diversidade e a liberdade são pontos que mais me chamam atenção.

(livro recebido em parceria com a editora) 

Deixe um comentário:

  1. Caramba, primeira vez que leio resenha relacionada a Star Wars! Gostei demais. Amo Star Wars. A proposta do livro é muito boa, gosto de livros assim que permitem apresentar visões diferentes dentro de historias que conhecemos, deixam a saber saber de outras coisas que aconteciam por la. Tem sido lançados muitos livros de sobre Star Wars, vai ficar difícil eu ter todos ($$$) por enquanto vou ficar só admirando mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Hey, Lari!
    Que fofo seu blog! Adorei as cores, parabéns!
    Eu não sou fã de Star Wars, nunca vi nenhum filme e não pretendo ver, rs.
    Assim, também não tenho muito interesse em ler coisas relacionadas ao tema.
    Que legal que a experiência foi boa pra você!

    Já estou seguindo seu blog.

    Beijo grande!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Muitas pessoas estão fazendo resenhas dos livros do Star Wars e eu fico morrendo de vontade! Hahaha
    Adorei sua resenha!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Primeira resenha que vejo falando de qualquer um dos livros da franquia, confesso que não curto, então dificilmente irei ler, porem gostei da sua resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Menina que resenha é essa? adorei tudinho, e aquele gift? Preciso ler loguinho, parabéns haha
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá; gostei da resenha. Estou curiosíssima para mergulhar no Universo de Star Wars e esse livro parece uma ótima indicação.

    Participe do sorteio da Trilogia A Caverna Cristalina: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, Lari, parabéns. Gosto muito de SW e quero ler Estrelas Perdidas, mas atualmente são tantos livros da franquia, que eu estou até perdida.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei da resenha, mas tenho que dizer que nunca li nem assisti nada de Star Wars, não me julgue, apenas nunca tive interesse. Com esse livro não é diferente. Sei que muitos amam as histórias, mas simplesmente não é meu estilo de livro.
    Tenho que dizer que a capa é linda.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É a primeira resenha desse livro que eu tô lendo e você me animou bastante pra leitura. Terminei de ver os filmes esses dias *pois é, nunca tinha visto Star wars* e agora eu tô animada haha.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. É a primeira resenha desse livro que eu tô lendo e você me animou bastante pra leitura. Terminei de ver os filmes esses dias *pois é, nunca tinha visto Star wars* e agora eu tô animada haha.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Não tive a oportunidade de ler ainda nada, sobre Star Wars.
    Mas muito ler esse livro, e conhecer um pouco mais sobre esse universo!
    O fato da estrutura ser simples e ser de ficção cientifica, só aumenta a minha vontade de ler!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi. eu aprecio muito star Wars, desde criança, mas não curto Young Adult, então, vou deixar essa dica de livro passar.

    ResponderExcluir
  13. Oie,

    Eu morro de vontade de acompanhar os livros e os filmes dessa série, e vou começar pelos filmes, já tenho todos só que ainda não assisti, eu quero muito ler os livros, porém não posso começar a ler eles agora!

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Eu acho toda a história de Star wars muito confusa e por isso desisti de conhecer algo sobre a série. Mas meu noivo adora e vou mostrar sua resenha para ele. Tenho certeza que vai adorar esse livro.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  15. Oi, como vai?
    Eu amoooooooo Star Wars.
    Tenho alguns livros, e me delicio lendo.
    Qualquer dia desses também vou fazer uma resenha lá no blog.
    Amei sua resenha, muito bem feita como sempre.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Larissa,
    Eu nunca li e nem assisti nada de Star Wars, mas quero muito, a premissa e muito animadora e interessante. Já está na lista de próximas leituras.
    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  17. oi ^^
    pow eu só li os hqs e vi os filmes, e com o tanto de livros saindo eu estou louca pra ler os livros que existem.
    gostei muito da sua opinião, eu só estou vendo coisa positiva sobre esse livro e estou doida pro meu chegar.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Eu AMO young adult e eu não sei quem foi que começou a dizer que os livros não tem qualidade... Já viu isso?
    Tenho o primeiro livro da série Star Wars publicado pela editora Aleph e confesso que eu preciso ler logo. Tenho que parar de postergar essa leitura (logo logo me arrependo de demorar tanto)

    ResponderExcluir
  19. Olá! Nunca li e nem assisti a nenhum filme de Star Wars, mas por ser YA e tratar de assuntos como corrupção, sede de poder e ganância, acho que eu iria gostar se lesse.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem? Já assisti quase todos os filmes da coletânea Star Wars, pra quem gosta de ficção é uma excelente opção. Os livros confesso que ainda não li. Semana passada na livraria vi um livro que conta algumas curiosidades sobre os filmes, ele é enorme e tem muitas fotos, adorei a edição. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lari!
    Esse livro é incrível. Essa possibilidade de ter outra visão da história clássica que já conhecemos é muito interessante. O universo Star Wars é riquíssimo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Quero. Eu to enrolando pra ler esses livros do Star Wars a tanto tempo que eu nem sei mais.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii,

    Não sou fã de Star Wars, as acompanhei bem os filmes por causa da minha irmã.
    Mas confesso que fiquei bem tentada a ler os livros que estão saindo sobre Star Wars.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu não fico mais curioso por Star Wars, parece que virou um moda, pelo menosmos lançamentos, sabe, as editoras estão lançando tantos livros de Star Wars que acaba enjoando um pouco... Bom, até hoje eu só tive curiosidade por um que foi lançado. Bom, mas sua resenha está muito boa, bem desenvolvida e escrita, parabéns!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Esse livro está sendo um dos mas falados de todos os tempos, tanto pelo livro, quanto pelo filme. Não é o livro que eu descartaria a possibilidade de ler, porém, não sou muito fã de coisas que estão na modinha por enquanto, mas isso não me atrapalha de querer lê-lo depois. Achei muito boa sua resenha, você se expressou maravilhosamente bem.

    - Garotinha Adolescente.

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger