Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: O Alquimista


 Eu confesso que sempre tive curiosidade em ler algum livro do Paulo Coelho, por causa dos inúmeros comentários que os leitores fazem sobre o autor, mas também confesso que não era esse livro que eu queria ler primeiro, mas acabou sendo esse e tenho certeza que não poderia ter começado com um livro melhor.
 "O Alquimista" é um livro que nos fazer questionar muitas das nossas decisões e que nos faz refletir bastante sobre tudo o que é apresentado na história, ao final o leitor vai ter aprendido muito com a história de Santiago e vai ter aquela vontade de ir em busca da sua Lenda Pessoal.


 Nessa história vamos conhecer Santiago, um pastor que vivia muito bem com suas várias ovelhas e fazendo sempre a mesma coisa, até que um dia ele tem um sonho repetido e decidi procurar uma cigana.
 Essa cigana diz que o lugar com que ele sonhou é onde abriga seu tesouro e que ele devia ir atrás, mas ele sonhou com as pirâmides do Egito, um lugar distante e perigoso, por isso ele não tem certeza se deve ir.
 Mas vários sinais começam a aparecer para confirmar que ele deve fazer essa viagem atrás de seu tesouro, então sem pensar duas vezes ele vende suas ovelhas e vai atrás de sua Lenda Pessoal.
 No meio do caminho várias coisas vão acontecer, Santiago vai passar por poucas e boas, em alguns momentos até pensando em voltar para sua antiga vida.


 Eu me surpreendi ao ler o livro e encontrar uma linguagem simples e direta, não sei bem o motivo, mas imaginei que as histórias do autor seriam narradas com uma linguagem mais complexa, mas felizmente não são e isso faz com que a leitura flua mais facilmente.
 Esse livro fala muito sobre os sinais que a vida dá para que sigamos o caminho certo, algo bem supersticioso, mas vale lembrar que a história nos mostra que nem sempre os sinais irão nos levar para uma situação boa, só que todos os acontecimentos são importantes para que consigamos chegar onde precisamos.
 E eu gostei muito disso, porque geralmente as pessoas pensam que sinais da vida só irão nos levar para situações boas, que o resultado vem rápido, mas não é assim e a história de Santiago nos mostra isso.


 Como já comentei é um livro que aprendemos muito com a jornada do personagem e a história dele é inspiradora, faz com que o leitor veja com outros olhos os seus sonhos e se inspire em também ir atrás e realizar.
 Agora eu entendo o motivo do livro ser tão famoso e o autor também, o livro tem uma história incrível que deixa o leitor surpreso com várias coisas, ele aborda tantos assuntos importantes, fala sobre o amor, nos traz personagens cativantes, entre outras coisas.
 Além disso é um livro que possui várias frases que faze o leitor parar e ficar pensando nelas por um tempo, frases simples, mas que falam sobre coisas realmente interessantes, ou seja, se for ler prepara o bloquinho de posts-its.


 O trabalho gráfico está simplesmente incrível, a capa além de chamativa, representa muito bem a história, esse círculo lembra muito alquimia e os detalhes dentro e ao redor combinam com a história do personagem, ao todo não consigo imaginar uma capa que represente melhor essa história.
 Por dentro o livro está bem simples, as folhas são amareladas e os capítulos são curtinhos, o que facilita a leitura, além disso o tamanho da fonte está muito agradável.
 A leitura do livro é muito fluida, porque é uma história que envolve o leitor desde o início, possui capítulos curtinhos e uma linguagem simples, tudo para proporcionar uma leitura rápida e agradável.


 Terminei esse livro muito feliz por ter lido, é aquele tipo de história que você lê, gosta e quer sair por ai recomendando para todos, porque o livro traz mensagens ótimas que irá inspirar muitas pessoas e nada melhor que um livro que nos inspire, né?
 Por fim, eu recomendo muito a leitura desse livro, não é uma história emocionante como costumo ler, mas é uma história muito interessante e que vale a pena conhecer mesmo.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Olá Larissa
    Esse livro está lindão mesmo heim, já li dois livros do Paulo Coelho quando estava na escola, mas não li para a escola e sim por vontade minha, mas não gostei de nenhum dos dois, lembro que não gostei da forma como ele contou a história, já nem lembro mais qual foi os livros e suas histórias e então nunca mais li nada dele, mas ao contrario de mim uma das minhas amigas que leu na mesma época amou de paixão, então é bem uma questão de gosto mesmo.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Paulo Coelho é um escritor que é ou amada ou odiado e eu nãof aço parte do priemiro time. Li metade de um livro dele e encontrei tantos erros históricos e analogias confusas para coma cultura que ele tentou inserir na trama, que desisti. Mas sei que quem o admira, gosta muitos dos seus livros, dos mais antigos aos mais novos. Que bacana que a leitura foi proveitosa para você.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Sabe que eu nunca li nada do Paulo Coelho? E, para ser sincera, nunca tive curiosidade de conhecer. Lembro que minha tia tinha uma coleção enorme dos livros dele quando eu era menor, mas eu nunca tive vontade de pegar um para ler. Adorei a nova edição da obra, ficou linda demais ♥ Fico feliz que você tenha gostado da história, mas, ainda assim, não tenho curiosidade de conhecer :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?

    Eu gosto muito de Paulo Coelho. Na verdade, já gostei mais... Esse em questão, gosto bastante. Tenho muitos livros dele na estante, mas essa capa de Alquimista é muito mais bonita do que a que eu tenho aqui. hahhahaha Fico feliz que você tenha curtido a leitura, e também amei!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  5. Menina também nunca li nada do Paulo Coelho.
    Eu até tenho um livro dele na minha estante...ADULTÉRIO sabe?
    Mas ainda não o peguei para fazer a leitura. Mas tenho que confessar que pela sua resenha a trama me atraiu. Fiquei bastante interessada e acho que vou procurar para ler. Tentar em ebook, se não vou comprar o livro mesmo. PARABÉNS, amei a maneira como desenvolveu sua resenha.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/voce-sabe-o-que-e-amar-6.html

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Eu tenho muito receio em ler Paulo Coelho, na verdade tinha. Eu não sabia que ele era uma leitura facil, achava que a escrita era pesada com palabras dificeis e tals, adorei saber que não é
    SIM!! Esse livro é um pote de quote <3 Adorei a resenha e saber um pouco mais do livro e até mesmo perder o preconceito.
    Essa edição está linda!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Gostei muito da sua resenha. Eu nunca li nada do autor e tenho certo preconceito sobre como ele lida com a própria fama (sei de muitos momentos nos quais agiu com impetuosidade e arrogância). Apesar disso, acho que o livro vale a pena ser lido. Sua opinião e o modo como apresentou a história de O Alquimista me soou muito convidativo. Pretendo ler. E adorei essa belíssima edição!!! Com certeza, vou investir nela.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu nunca li nada do autor, não faz meu gênero.
    Fico feliz em saber que você curtiu a leitura e ele te cativou, fazendo contar para todo mundo rsrs
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Comecei a ler diário de um mago e desisti, pois achei meio sem sentido. O Alquimista realmente me pareceu, através da sua resenha, uma obra bem mais interessante. Gostei de todo esse mistério e busca que o livro traz. A Edição está perfeita! Fiquei com vontade de ter um e ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Também quero muito conhecer a escrita do Paulo Coelho, mas diferente de você eu quero sim começar com O alquimista kkk
    Parece ser um livro bem intrigante segundo a sua resenha, e esse desmistificação em relação aos termos e narrativa utilizados pelo autor me deixou ainda mais curiosa :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa,
    Diferente de uma gama de haters que eu vejo da obra do paulo por ai, eu me considero fã, alguns dos primeiros livros que li na adolescência foram dele e eu gostei muito, de lá pra cá, acho que foram poucos os livros dele que não li. Gosto da construção da narrativa dele, que é bem moderna e nos faz ligar na história, assim como as mensagens que ele passa. Sinceramente, nunca entendi o porquê de tantas críticas em relação ao trabalho dele, mas acabei concluindo que é a velha síndrome de vira-latas que nosso povo tem em preferir valorizar autores estrangeiros. Eu adorei essa edição da Arqueiro, o kit foi lindo, me pergunto se eles pretendem relançar todos os títulos, adoraria ter o meu Brida com uma capa bonita assim. Beijos!

    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li nada do autor, mas não por conta dos tantos comentários negativos e críticas, só não tive oportunidade mesmo. Mas tenho interesse. Eu adorei a premissa de O alquimista, e de saber que passa algumas mensagens ao leitor. Vou ler quando tiver chance, com certeza.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu li esse livro há anos, e me lembro que fiquei com a história na memória, pois tem tantas passagem para reflexão, que não consegui parar de pensar em tudo. Eu fiquei muito feliz com essa nova edição, e vou adquirir o meu exemplar para manter em um lugar especial da prateleira.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    É muito bom quando ficamos feliz com a conclusão de uma leitura e queremos recomendar a história para o mundo rs.
    Tenho muita curiosidade de ler Paulo Coelho, principalmente, porque minha mãe fala muito sobre esse livro. Fala que é bom, mas nem tanto e quero entender isso, sabe?
    Gostei muito da sua resenha e das fotos.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!!
    Do autor só li um livro que foi Onze Minutos e gostei bastante..e não é fácil encontrar nesse mundo da blogosfera resenhas dos livros do Paulo e posso dizer que se eu passasse por esse livro seria só pra apreciar a capa..achei mt perfeita..mas não o pegaria pra ler..depois da sua resenha me bateu aquela vontade de "tenho que ler esse livro agora mesmo!!! Meu deus quero agora" Hahahaha..com certeza já está na minha lista de leituras.. quero saber como termina essa jornada de Santiago e uma coisa que me motivou bastante a querer ler é que os capítulos são curtinhos ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-seguinte.html

    ResponderExcluir
  16. OI,

    Esta edição de O Alquimista está linda. Eu tenho a primeira e adorei o livro. Vou procurá-lo na minha estante e colocar na lista de leitura. Adorei a resenha e as fotos.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Era um rapaz chamado Santiago...
    Rsrs...li o.Alquimista há uns dez anos atrás. Acho a história muito bacana. Paulo Coelho nos faz acreditar que realmente é uma história real.
    Essa nova edição está muito linda. A capa o.marcador.
    Nossa a editora está de parabéns.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu acho essa edição bem bonita mesmo, mas não gostei da leitura. Quando li, há uns 6 anos atrás, eu já tinha ido com preconceito em relação a obra e o autor, mas li por curiosidade. Como o tema das histórias dele não são muita a minha praia, eu acabo ficando na defensiva e não leio mais ele. Mas eu fico feliz quando as pessoas o leem e gostam, acho que existe publico pra tudo (não no sentido ruim) e isso é ótimo! A diversidade é ótima!

    ps. Adorei o layout do seu blog, muito lindo!

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do Paulo, mas ele é bem conhecido e muitas pessoas gostam do livro dele. Fico feliz que o seu primeiro contato com ele tenha sido agradavel, acredito que quando eu começar a ler algo dele, esse será o primeiro livro que irei procurar.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Larissa!! Essa edição da Arqueiro está destruidora, né? Achei muito linda *O* Ainda assim, é um livro que não me desperta vontade de ler. Do autor, eu só li "Onze Minutos" e foi bem mais ou menos. Na verdade, tenho problema com obras de autoajuda... Pode ser que não seja explícito, mas tenho certeza que o livro se enquadra no gênero. Que bom que a sua leitura foi agradável e que você tirou diversos ensinamentos da história =) Para quem gosta desse tipo de livro, a história de Santiago parece mesmo inspiradora. Beijoss!

    ResponderExcluir
  22. Oi Larissa,
    Esse relançamento da Sextante ficou lindo mesmo.
    Engraçado, nunca tive vontade/ curiosidade de ler algo do Paulo Coelho, acho que por conta dessa tez mitologica e / ou religiosa de reflexão.
    Não faz meu estilo, mas que bom que você gostou.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Larissa, sua linda, tudo bem
    Eu já tentei, mas não consigo gostar da leitura desse autor. Li o Alquimista e outro livro dele também e desisti. As mensagens são bonitas, mas não consegui ser tocada pela narrativa dele, não consegui me envolver. Mas que bom que com você funcionou e sei que ele tem um público grande.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Também tenho muita curiosidade em ler algo do Paulo coelho ,justamente por estas opiniões tão controverterias em relação as suas obras. Ja tive muita vontade em ler O alquimista mais hoje já não tenho tanta assim, mesmo você citando que gostou do livro e que ele trás mensagem ótimas deixarei a dica passar

    ResponderExcluir
  25. O Alquimista foi um dos livros que me impulsionaram a tornar uma leitora voraz.
    Adoro a escrita do Paulo Coelho e esse enredo é muito singular.
    É um enredo que marca e não saimos da história da mesma forma. Vou fazer a releitura, claro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  26. Nossa como sua edição está linda!! A minha é mais antiga e simples! Os livros do Paulo Coelho foram os primeiros que comprei, na época era muita fã dele! Também gostei das mensagens que esse livro passa e principalmente a história por trás dele! Acho um terrível engano as pessoas serem tão preconceituosas com os livros dele, eu particularmente adoro! Adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado!!
    Beijos!

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger