Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Mitologia Grega: Alma Gêmea


 Esses dias eu estava no facebook quando me deparei com uma lenda grega que diz que originalmente nós, seres humanos, eramos completos, então fomos divididos e agora estamos numa eterna busca pela nossa outra metade. Será?!

 No livro "O Banquete", Platão tenta definir o que é o amor e segundo algumas fontes foi ele quem criou o mito da alma gêmea. Nesse livro o comediógrafo Aristófanes faz um belo comentário que se tornou a teoria da alma gêmea.
 De acordo com Aristófanes no início dos tempos os homens eram seres completos, de duas cabeças, quatro pernas, quatro braços, o que os tornava seres rápidos e com isso eles subiram aos céus para lutarem com os deuses.
 Obviamente os deuses vencerem e Zeus resolveu castigar os seres humanos, foi então que eles foram divididos ao meio e desde então nós buscamos a nossa outra metade.
 Vale lembrar que no início de tudo havia três seres: Andros, Gynos e Androgynos, sendo Andros uma entidade masculina, Gynos a feminina e Androgynos masculina e feminina.
 Com isso os Andros geraram os casais homossexuais masculinos, os Gynos os homossexuais femininos e os Androgynos os heterossexuais.


 O que acharam dessa lenda? Eu a achei bem bonita e romântica, por isso decidi compartilhar aqui com vocês, não é como se eu acreditasse nela, mas é uma lenda que achei interessante para compartilhar com os românticos de plantão.


Beijos da Larii

Deixe um comentário:

  1. Olá!
    Fico num caso de amor e ódio com a mitologia grega, mas não posso negar que o seu post foi muito fofo! Parabéns.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Nossa, super interessante mesmo, diferente. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oieee, mitologia tem sempre umas explicações interessantes, eu não sabia desa coisa de alma gêmea. E achei bem seres com 2 duas cabeças e tal

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto nada parecido que envolva a mitologia, mas achei super interessante o post.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar da lenda, mas não sabia da parte de Andros, Gynos e Androgynos. Muito interessante! E o quadrinho é muito fofo *--*
    Bjos
    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
  6. Que post delicioso. Adorei. Eu gosto muito da mitologia grega. Adoro ver como foi o pensamento deles na época, independente do que acredito ou não.
    Amei o post e as imagens complementaram muito bem.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei da lenda, incrivelmente ainda não conhecia. Fiquei curiosa com essa ligação do mito da alma gêmea com Platão, pelo pouco que conheço da filosofia platônica nunca imaginei ele criando um mito assim.

    ResponderExcluir
  8. Gente, que post mais amor! Achei muito fofo o mito e adoro pesquisar mitologia grega, as explicações sempre se encaixam, então acho muito engenhoso e penso que os criadores das teorias eram muito criativos e inteligentes.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. nossa, que bacana... nunca tinha ouvido falar dessa lenda, mas achei as ilustrações do post bem fofas... ainda pretendo ler O banquete...

    ResponderExcluir
  10. Olá, sempre vejo falar sobre almas gêmeas, mas ainda não conhecia esse mito, achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Gente, eu já conhecia está lenda, mas as ilustrações que você colocou no post são muito lindas!!
    Gostei bastante do seu post!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu adorei essa lenda e acho tão legal a mitologia grega. Não conhecia ela, mas é bem legal essa lenda sobre almas gêmeas. Ótimo seu post.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  13. Oi! Nossa, não conhecia, achei linda! Sempre a mitologia grega dando um charme a mais nas lendas! As ilustrações estão lindas também, parabéns pelo post! beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiiie
    Que graça o quadrinho e eu adorei a lenda, mitologia grega é ótimo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olha só, não sabia dessa lenda. Adoro os estudos sobre a mitologia grega! Mais um mito para acrescentar aos meus conhecimentos. Legal o post \0/

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a lenda, bem interessante.
    Bjs

    a-libri.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  17. Bom, acho irreal, mas linda! Achei que está a procura do cara metade eternamente muito puxado, mas acho que isso seja verdade de certa forma, bom, pena que poucos consegue esse exito...

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu já conhecia a lenda.
    Sou bastante interessada por mitologia grega, então leio muita coisa sobre o assunto, mas é bem bacana para quem não conhece.

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger