Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Por Causa do Sr. Terupt

Por Causa do Sr. TeruptTítulo: Por Causa do Sr. Terupt
Autor: Rob Buyea
Gênero: Infanto- Juvenil
Editora: Pandorga
Páginas: 298

Sinopse: É o início do quinto ano para sete alunos da Escola Snow Hill. Temos Jessica, a menina nova, esperta e perceptiva, que está tendo dificuldades para se adaptar; Alexia, a encrenqueira, sua amiga num segundo e sua inimiga no próximo; Peter, pestinha da classe e criador de confusão; Luke, o inteligente; Danielle, que nunca se garante sozinha; a tímida Anna, cuja situação familiar faz dela uma garota sem amigos; e Jeffrey, que odeia a escola.Apenas o Sr. Terupt, o novo e energético professor, parece saber como lidar com todos eles.



 Sabe quando você termina um livro e sente aquela necessidade de contar ao mundo o quanto ele é bom e sair falando para todos lerem? Pois é, foi isso que aconteceu comigo depois que terminei de ler "Por Causa do Sr. Terupt".


 Em "Por causa do Sr. Terupt" iremos conhecer sete crianças, todas estão iniciando o quinto ano na mesma sala e dessa vez terão um professor diferente, o Sr. Terupt, um professor que usa métodos de ensino mais envolventes e transforma a sala de aula num lugar divertido.
 Todas as crianças possuem alguma história e até mesmo traumas, mas com a chegada do novo professor tudo vai se tornar melhor, o mesmo além de ser um ótimo professor também se mostrará um conselheiro maravilhoso.
 Com o passar do tempo os alunos se apegam muito ao professor e cada dia que passa é tudo mais divertido, até que um dia eles saem para brincar na neve e algo acontece, transformando a vida dessas crianças e do professor.


 É difícil falar sobre esse livro, ele é simples, mas ao mesmo tempo é muito sensível, o mesmo me lembra "Extraordinário", não só por conta da história em si, mas porque ambos os livros possuem histórias incríveis que abordam temas importantes e que emocionam realmente o leitor.
 "Por Causa do Sr. Terupt" é uma história que conta o cotidiano de alunos do quinto ano e nos mostra o quanto um professor pode mudar a vida de seus alunos. Como é uma história sobre escola, acompanhamos atividades bem criativas para se fazer em sala de aula, o que pode ser uma boa dica para quem é professor também.
 O livro também aborda temas importantes, como o bullying, algo que acontece com frequência nas escolas e que não recebe a devida atenção. E o mesmo também vem nos contar sobre os dramas dos alunos e mesmo sendo um livro relativamente curto, é possível conhecer a história de todos os alunos.
 Além disso tudo temos o grande mistério da história, sabemos que algo aconteceu, algo ruim e que isso de certo modo traumatizou as crianças, mas também as amadureceu e só sabemos o que aconteceu lá pelo final do livro e não é algo muito imprevisível, mas surpreende o leitor e o entristece também, pois o ocorrido é triste.

"Se você ama alguém, não abandona a pessoa só porque ela cometeu um erro."

  O livro é narrado pelas sete crianças, tendo os capítulos alternados entre elas, cada criança tem uma característica sua, tanto que quando a narração vai mudar temos o nome da criança com uma fonte diferente das outras, o que acredito que seja justamente para diferenciá-las mais.
 Como toda sala de aula encontramos nessa os alunos bonzinhos e os pestinhas, no grupo dos bonzinhos temos:
 Jessica, uma garotinha que se mudou de cidade com sua mãe depois que seu pai arrumou uma nova namorada e está com dificuldades para se adaptar, ela possui uma personalidade forte e um caráter ótimo.
 Luke, o garoto mais inteligente da sala e que é um personagem cativante, mas não é o que chama mais atenção.
 Danielle, uma garota fofa e muito educada, mas que é gordinha e por isso sofre muito bullying na escola, ela é cativante e o leitor sente vontade de abraçá-la toda vez que alguém a magoa.
 Anna, uma garotinha quieta e que sempre está sozinha, ela é tímida e não se aproxima dos colegas de sala, tudo isso porque sua mãe é mãe solteira e muitos veêm isso como algo negativo.
 Agora vamos para os pestinhas, os alunos que deixam os professores com os cabelos em pé, felizmente eles sempre são a minoria, imagine só se fossem maioria? Os professores enlouqueceriam e nesse grupo temos apenas dois personagens:
 Alexia, uma garota que era do grupo dos bonzinhos, mas que do nada se tornou uma grande encrenqueira que adora colocar lenha na fogueira, ela sempre cria brigas entre os colegas, acha isso divertido.
 E o Peter, aquele aluninho que sempre tira onda com tudo e que faz as piadas na sala, também é o responsável por quase todas as confusões.
 E por fim temos Jeffrey, ele não se encaixa bem em nenhum dos grupos, é aquele aluno que quer ser invisível e odeia a escola, na realidade ele odeia quase tudo e tem um motivo para isso.
 Cada personagem tem sua própria personalidade e o autor conseguiu construir bem elas, tornando seus personagens cativantes, então o leitor irá ser conquistado facilmente pelas crianças e também  pelo professor.
 O Sr. Terupt é realmente incrível, aquele tipo de professor que todo mundo quer ter, porque além de criativo é aquele professor que possui os melhores conselhos, ou seja, é aquele professor que marca a vida dos alunos.


 A história dessas crianças é muito envolvente, logo no primeiro capítulo o leitor já é conquistado e a leitura é bem fluida, por isso o leitor se prende a história facilmente e o trabalho gráfico da editora está ótimo, as folhas são amareladas e o tamanho do texto está bom, o que contribui para uma leitura mais fluida ainda.
 A capa do livro é simples, mas muito bonita e combina perfeitamente com o livro, só que a mesma não é tão chamativa quanto deveria, a mesma não deixa um leitor muito curioso com a história, o que é triste, pois essa história é incrível, ou seja, esse é um caso em que não devemos julgar pela capa.


 Quando um livro te conquista muito às vezes é fácil falar sobre ele e às vezes não, nesse caso está sendo difícil falar o quanto o livro me emocionou, me fez pensar e refletir e também me alegrou.
 É um livro simples, narrado de forma simples, mas com uma história incrível que me deixou surpresa, porque eu não esperava que esse livro fosse me conquistar tanto quanto conseguiu.
 O mesmo aborda tantos temas interessantes que já comentei e também falou sobre os alunos especiais das escolas e isso é algo que eu nunca encontrei em um livro antes, ou seja, é um livro que traz assuntos que fazem o leitor refletir bastante.
 Enfim, termino a resenha falando que essa foi uma das melhores leituras que fiz esse ano e por isso eu recomendo a leitura do livro para todos, porque acredito que também pode vir a ser uma das melhores leituras de vocês também.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oieee, esse livro me lembrou um filme aquele "Escola da Vida" não sei porque lembrou.
    Preciso ser lesse livro, diferente e deve ser lindo.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oii, eu achei incrivelmente encantador por ser lindo e incrível. A diagramação do livro me lembrou bastante a obra "Deixe a neve cair" mas, eu adorei a capa (normalmente eu adoro tudo que envolva neve haha)
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas que bom que ele foi uma leitura tão boa!
    Fiquei bem interessada já que além de falar sobre bullying, ele traz também algumas dicas de atividades criativas.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, como vai?
    Só de você ter falado que parece o Extraordinário eu já quero.
    Não sabia da existência desse livro. Mas amei sua resenha e me interessei pela leitura.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Larissa,
    Adorei sua resenha, ela conseguiu fazer com que eu ja amasse esse livro rs. Antes de vc citar na resenha eu tinha lembrado de Extraordinario o que é um ponto a mais. A unica coisa que nao gostei muito foi a capa.. me lembrou livros de educaçao infantil e nao literatura .

    Jessica Rodrigues
    Coraçao Leitor

    ResponderExcluir
  6. Sabe, às vezes posso até não concordar com algumas coisas que escreve, mas teu blog é um dos melhores que visito pela diversidade que tu mostra ao leitor, isso é fundamental. Eu não conhecia o livro e achei tão diferente, peculiar... nunca vi livro com enredo assim e fiquei muito entusiasmada para conhecer melhor :D

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa!

    Quando eu vi a capa já fiquei apaixonada, mas se a sua resenha já me emocionou, imagina o livro em si! Vou dar um jeito de consegui-lo e passar na frente de todas as outras leituras!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Larissa, eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei bastante. A história parece divertida e emocionante!
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    É tão bom quando um livros nos encanta a ponto de querermos falar para o mundo sobre ele, né?
    Essa parece ser uma história singela, sensível e tocante. Fiquei bastante curiosa para conhecer e saber como tudo vai terminar.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, já tinha visto outras resenhas do livro
    e apesar de serem sempre favoráveis, ele
    não desperta o meu interesse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. gostei, realmente gostei, o livro parece cativante e você dizer que lembra extraordinário me deixa curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei tão interessado nesse livro. A forma como você apresentou o livro, não tem como a gente não ficar atenta. E história com professores que transformam a vida dos alunos é sempre muito bom se ver/ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conheci o livro, mas me interessei. Sua resenha ficou ótima. Adoro esse tema. Tenho filho nessa idade e sou professora, apesar de no momento não estar atuando na área. Tudo que é ligado a educação me encanta. Vou anotar a dica.
    Bjos!!!
    Sentimentos nos Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá Larissa! Acho que é minha primeira vez aqui. Não estou lembrada, mas vou te dizer que gostei da proposta do livro. Já li O extraordinário e achei muito bacana, e outros livros parecidos. E sempre me chamam muito a atenção, talvez por trabalhar com crianças dessa faixa etária e conseguir sentir de perto muitas coisas abordadas na história.

    Muito bacana tua resenha e a dica do livro. Anotei aqui para procurar depois. =)
    Um abraço!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas gostei muito da premissa dele. Gosto de histórias incríveis e que passam mensagens importantes para o leitor, além de trazer temas importantes.
    Sua resenha só me animou a querer o livro e espero fazer isso logo. A dica está mais que anotada e também quero conhecer essa história tão incrível.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Que história mais amor. Amo livros que tocam e com mensagens importantes. Extraordinário é um dos meus favoritos da vida. E se esse tem a mesma pegada vou adorar.
    Bju
    www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Que capa linda!
    Não conhecia o livro, mas que bom que você gostou tanto da história.. Se ela te faz lembrar extraordinário certamente é um ótimo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Larissa, fico feliz que você tenha gostado bastante do livro, pelo que você falou ele parece ser incrível mesmo, fiquei super ansiosa e curiosa para conhecê-lo! Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por espalhar esse livro kkk
    Eu estava mesmo procurando livros com essa "vibe", mas não sabia nem por onde começar kkk Mas agora vou anotar na listinha e ler assim que possível.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  20. Adorei! Não conhecia e com certeza vou colocar na lista! *.*

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, flor, e adorei ler sua resenha… Emocionei-me com a sua experiência de leitura. Eu adorei Extraordinário e achei que o diretor teve um papel tão importante na inclusão do Auggie, assim como o professor Brown que sempre tinha uma frase para se refletir. Lendo sua resenha, percebo até que esse livro parece mais completo. Talvez por trazer mais personagens e por se focar no método de ensino do professor Terup, que era acima de tudo muito humano. Gostei e anotei a dica. Quero ler!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Lari que livro lindo!!!
    Adorei o que disse e meio que me apaixonei pela história.
    Não o conhecia, mas agora já o quero ler.
    Anotei a dica

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger