Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Memória da Água


Título: Memória da Água
Autor(a): Emmi Itäranta
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção Estrangeira
Páginas: 288

Sinopse: O aquecimento global modificou a geografia e a política mundial. Com a escassez de água, guerras assolam as nações, e novos impérios surgem das ruínas das antigas potências. É nesse cenário distópico que Noria Kaitio, de 17 anos, está estudando para se tornar uma mestre do chá – os únicos humanos que têm conhecimento sobre a localização das nascentes de água. Mas segredos não permanecem secretos para sempre, e o exército de Nova Qian começa a espionar Noria e seu vilarejo. Conforme a água se torna cada vez mais escassa, a garota precisa escolher entre a segurança de casa e os perigos da guerra.

   Eu nunca tinha lido um livro que tivesse como foco falar sobre a água e em um período em que a mesma seria tão disputada, mas esse é um assunto que chama muito a minha atenção, por isso quando vi esse livro fiquei realmente bem animada para ler.


 Em "Memória da água" conhecemos Noria, ela é filha de um mestre de chá e como tradição irá seguir os passos de seu pai, por isso está aprendendo tudo o que o seu pai sabe e para que Nora consiga fazer um bom chá, seu pai a leva até uma caverna onde há uma nascente de água que pertence a ele para explicar de onde pegar água para os chás.
 Mas ninguém pode saber sobre essa nascente, caso contrário os soldados irão punir a família de Noria, pois no tempo em que eles vivem a água só pode pertencer ao governo, por isso a menina precisa guardar muito bem esse segredo.
 No entanto, as coisas mudam, a sua mãe precisa viajar para outra cidade para fazer pesquisas e seu pai começa a passar mal, e então o pai de Nora falece e a garota se vê completamente sozinha com um segredo enorme para guardar.

"Era um relato de ruína e devastação, de oceanos chegando até o centro dos continentes, engolindo as terras e as fontes de água potável. Milhões deixaram suas casas, guerras foram travadas por combustível fóssil encontrado embaixo do gelo derretido, até que as veias da terra secaram. As pessoas haviam ferido seu mundo até perdê-lo."

 A Noria foi uma personagem que me conquistou desde o começo, pois ela é uma garota determinada e muito inteligente. Mesmo quando um outro mestre de chá disse que ela não era adequada para se tornar um deles, ela não se deixou abalar e mostrou que era mais do que adequada. Além disso ela possui um coração enorme, não mede esforços para ajudar as pessoas quando consegue, mais ainda se for a sua melhor amiga Sanja.
 Sanja é uma garota bem curiosa que sempre tenta descobrir para que serve objetos do mundo antigo e é muito inteligente, por isso na maioria das vezes ela descobre qual a real utilidade do objeto ou encontra uma nova utilidade para ele.
 Juntas as duas amigas tentam descobrir muitas coisas, até que um momento elas ouvem uma gravação do mundo antigo falando sobre a situação da água e ai elas decidem buscar mais informações, pois acreditam que com elas irão conseguir resolver o problema de todos.
 

 É um livro que aborda um tema muito importante: a água. Nessa história acompanhamos um mundo onde a água é escassa e os ricos são quem mandam nesse bem precioso, restando para a parte menos afortunada apenas viver com o que os ricos quiserem dar.
 E isso é muito triste e faz o leitor refletir porque a água não é infinita, um dia pode ser que a história de "Memória da Água" se torne uma realidade e por isso é um livro que deveria ser obrigatório para todos lerem, pois vai fazer com que as pessoas entendam que um dia a água pode ficar escassa, então devemos saber utilizá-la e economizar ela agora que temos essa opção.


 Além do livro abordar esse tema, ele também aborda um pouco da cultura oriental falando sobre a tradição de mestre de chá, nessa história vemos um pouco como é o treinamento para se tornar um mestre de chá e todas as regras que são preciso seguir.
 Também acompanhamos uma linda história que fala sobre o amor entre familiares e o que as pessoas se sujeitam a fazer para conseguir sobreviver.
 E não posso esquecer de comentar sobre a linda amizade entre Noria e Sanja, mesmo em meio as dificuldades e perigos as amigas cuidam uma da outra e também de suas famílias, mesmo sendo apenas garotas.

"As histórias por trás da morte podem ser diferentes, mas a verdade é uma só. A morte não se curva a ninguém a não ser a si própria."

 "Memória da Água" foi um livro que me prendeu desde o começo e que me emocionou muito de uma forma que é até difícil comentar, tanto que demorei para conseguir resenhar esse livro.
 É uma história sensível que deixa o leitor embasbacado, é tudo tão bem construído que é como se estivéssemos ali, vivenciando o que está acontecendo.
 É sem sombra de dúvida um livro que eu indico para todos, pois é uma história diferente e original que merece ser conhecida, mais ainda por abordar um tema que merece toda a atenção do mundo.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Não conhecia mas gostei da resenha
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Convido-te a participar Giveaway
    Novo Giveaway

    ResponderExcluir
  2. Oiii, eu adorei essa tua resenha, me dá um abraço. Amor a primeira vista cm esse livro, não conhecia mas me encantou demais ❤❤❤❤
    Beijão
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo! Nada mais propicio em falar de água em um momento tão delicado que vivemos no país.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu li outra resenhas em que as pessoas não tinham gostando tanto da obra, mas, desde o início, fiquei fascinada pela capa e achei o enredo bastante interessante e válido para época atual...

    ResponderExcluir
  5. Desde que eu fui no mochilão da Record aqui em sp fiquei com esse livro na cabeça, querendo ler.
    Ainda não consegui, mas essa resenha só me incentiva a não tirar ele da minha lista de desejados!! haha

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Larissa, eu não li o livro, mas concordo que todo mundo deveria ler porque é um assunto muito importante que pode acontecer a qualquer momento do jeito que as coisas vão.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito interessada em ler, achei muito legal falarem sobre água!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, mas o livro não me interessou, mesmo com sua opinião positiva, já li várioas outras negativas, portanto não leria...

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é certamente um alerta máximo à nossa realidade e ao que virá a nos acontecer. Ainda não pude ler, mas já vi muitas resenhas positivas sobre ele. Espero poder ler no futuro. Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  10. Eu queria muito ter gostado desse livro, mas foi uma leitura muito arrastada pra mim. Uma personagem que não desenvolvia, um enredo que não chegava a lugar algum. É simplesmente absurdo!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Uau, lindo livro toda a arte e que linda correntinha e marcador.
    BEM é uma leitura recomendada, eu não sei se leria ele, só caso recebesse de presente, mas é uma ótima dica pra quem gosta.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa, eu nunca tinha visto o livro antes, mas me interessei bastante por ele, adorei do que se trata e é um assunto que é muito importante falar, ate mesmo que seja em um livro fictício. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. OMG, EU PRECISO DESSE LIVRO.
    Desde a primeira vez que vi alguém falando dele já fiquei doido para lê-lo, pois além de ser meio distópico trás um tema bem bacana e diferente do que estamos acostumados.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O livro é quase o que estamos vivendo e que na minha opinião logo vai piorar, não cuidamos do que é nosso então logo o dinheiro vai separar ainda mais...

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Pelo que pude perceber com a sua resenha esse livro trata de um tema muito interessante e atual, o aquecimento global. Adorei o pingente.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Amei a sua resenha!
    O livro parece ter uma história bem delicada que faz qualquer um chorar. Adoro isso nos livros hahaha
    Já anotei a dica e espero ler logo!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger