Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Brilho

brilhoTítulo: Brilho
Autora: Amy Kathleen Ryan
Trilogia: Em busca de um novo mundo - Vol.1
Gênero: Romance
Editora: Geração Jovem
Páginas: 354


Sinopse:  A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação. 

 Eu confesso que o que me chama a atenção nesse livro é a capa, para quem nunca viu esse livro em mãos o mesmo possui uma capa repleta de glitters, o que deixa o livro extremamente lindo. 
 No entanto, antes mesmo de ver essa capa linda e ter me apaixonado por ela, uma amiga me indicou falando que era um livro incrível, só que eu fiquei enrolando para ler e agora posso falar que me arrependo de ter enrolado tanto, porque é um livro incrível mesmo.


 Em "Brilho" iremos conhecer uma realidade bem diferente da nossa, aqui vemos dois grupos de pessoas que vivem em naves no meio do espaço, eles estão indo para uma terra nova em busca de uma vida melhor, pois a terra antiga está devastada.
 Nessa história acompanhamos Waverly e Kieran, dois adolescentes apaixonados que estão planejando se casar, mas um ataque acontece na nave deles e tudo começa a mudar.
 Esse ataque matou muitas das pessoas da nave de Waverly, mais especificamente os adultos e os que não morreram sumiram em uma nave auxiliar, sendo que esse ataque foi feito pelos membros da outra nave e por algum motivo eles levaram todas as garotas para a nave deles.
 Agora Kieran se vê completamente perdido em uma nave com várias crianças e adolescentes que não sabem como agir e estão sofrendo pela perda de seus familiares, resta para ele tomar a frente da situação e tentar ajudar todos na sua nave e depois ir em busca dos desaparecidos.

"O diabo pode citar as Escrituras para seus propósitos."
- William Shakespeare.

 Geralmente é complicado se ter uma sinopse como a desse livro, pois são tantos elogios e tão positiva que dá receio ler e não gostar nada e ver que é tudo exagero, mas acontece que o livro é realmente tudo o que a sinopse diz.
 A história é cheia de reviravoltas, o que deixa o leitor curioso e sedento para saber mais sobre tudo o que está acontecendo no livro, a cada novo capítulo encontramos um acontecimento mais surpreendente que o outro e vamos descobrindo aos poucos várias coisas que fazem com que os acontecimentos da história se encaixem, mas como se trata de um livro de uma trilogia, é de se esperar que nem tudo vai ser explicado.


 O romance do livro é quase inexistente, pois o casal Waverly e Kieran são separados e eles possuem coisas mais importantes para se preocupar do que o relacionamento deles, embora os dois se amem e sintam falta um do outro, eles precisam se tornar fortes e lutar pela sobrevivência.
 De um lado temos Waverly, uma garota muito decidida e corajosa que não acredita em nada sem antes refletir bem sobre tudo e tirar uma conclusão bem inteligente, ela é uma personagem muito importante na história e por ser uma personagem feminina tão forte é impossível que o leitor não seja conquistado por ela, além disso a mesma possui uma personalidade forte e bem construída.
 De outro lado temos Kieran, um personagem muito inteligente e decidido também, ele tomou a frente de uma situação insuportável sendo que ele não passava de um adolescente que não sabia como agir.
 Além dos dois temos outros personagens que são muito bem construídos e que embora não tenham tanto destaque quanto Waverly e Kieran, são personagens importantes que cativam o leitor facilmente também.


 Como as pessoas estão meio que trancadas dentro de uma nave indo para uma nova terra as mulheres possuem como missão, ou melhor é quase uma obrigação que elas fiquem grávidas e tenham vários filhos, pois assim quando chegarem na terra nova terá muitos habitantes.
 No entanto, essa missão não dá escolha para as mulheres, elas precisam ter filhos e pronto, não há motivo para discutir, só que Waverly discorda disso, ela não acha que está preparada para ser mãe, até porque é só uma adolescente ainda e de certa forma ela meio que questiona isso em um momento, o que é bacana, pois mesmo que seja rápido, o livro questiona o direito de escolha das mulheres.
 Além disso o livro aborda bastante a questão de religião, a nave de Waverly era composta de pessoas que não tinham uma religião, embora alguns fossem religiosos, enquanto a outra nave era composta por pessoas religiosas que acreditavam fielmente em Deus e então vemos o quanto as duas naves são diferentes e o quanto uma pessoa pode usar o nome de Deus e a religião para manipular as pessoas.

"Condições difíceis não trazem à tona o melhor das pessoas."

 É uma história eletrizantes, do tipo que prende a sua atenção desde o começo e te deixa doido para saber logo como vai terminar e quando está terminando você nem percebe direito, porque as páginas passam voando de tão fluida que a leitura é.
 "Brilho" possui uma história diferente e criativa que aborda temas bem interessantes e faz com que o leitor reflita sobre várias coisas, além disso possui personagens muito bem construídos e cativantes.
 O final do livro é muito satisfatório, ele não explica tudo o que aconteceu, mas isso faz parte visto que se trata do primeiro volume de uma trilogia, só que é um final que deixa o leitor muito apreensivo e animado com o próximo volume.


 A diagramação do livro está maravilhosa, essa capa é simplesmente incrível e eu fiquei apaixonada, porque nunca tinha visto uma capa cheia de glitters assim e é lindo, porque dá para notar o capricho da editora.
 Por dentro o livro está simples, as folhas são amareladas e o tamanho da fonte está ótimo, sendo que não há muitos detalhes nas trocas de capítulos, mas é um livro dividido por partes e quando há essa troca de partes encontramos folhas pretas com uma imagem, um título e uma citação.
 A leitura é extremamente fluida, pois é uma história empolgante que faz com que o leitor fique muito animado enquanto está lendo, além disso os capítulos não são tão longos, o que ajuda bastante para que a leitura flua mais facilmente ainda.


 Ao todo eu não consegui encontrar nenhum ponto negativo na história, para mim foi uma leitura extremamente agradável e que me conquistou muito, tanto que chega ser difícil falar sobre sem ficar muito empolgada e soltar algum spoiler.
 Enfim, é um livro que eu recomendo muito, pois possui uma história incrível e criativa que vai fazer o leitor pensar em muitas coisas, entre elas o quanto o ser humano pode se tornar desprezível quando tem o poder nas mãos ou quando o quer.

(livro recebido em parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oii

    Olha, eu gosto de estórias assim, desse gênero, acho super interessante.
    Mas o que me chamou a atenção meeesmo foi essa capa. Que linda!
    Adorei o trabalho que fizeram com ela.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii!
    Já vi muitas resenhas sobre esse livro que parece ser e que realmente deve ser mais do que ótimoo! AAaah e essa capa mais do que linda, sem palavras né? É um convite bem atrativo para se aventurar nessa leitura.

    Ótimas leituras pra você!

    Um abraço,
    Felipe - Um sujeito qualquer
    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari, tudo bem?
    Eu tenho lido várias resenhas sobre Brilho e também sobre Centelha que é o segundo livro da trilogia se não me engano e os comentários sobre esses livros são bem animadores. O pessoal tem assim como você elogiado bastante essa história então eu tô bem curiosa para ler esse livro.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. oi amiga ,ja nos seguiamos mais meu blog antigo o simplesmente quarenta foi excluido pelo google e to com esse novo e gostaria de contar com vc ja que já estavamos juntas nessa batalha bjs ,obg
    http://virginiaolliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OII
    Parabéns conseguiu cativar uma leitora a mais para esse livro. Adorei sua resenha, a premissa do livro e a capa. Agora resta saber se vou realmente gostar do livro.
    Beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. oie como vai?
    EU NECESSITO DESSE LIVRO *OO* eu quero ler a muito tempo e a cada resenha fico mais louca.

    ResponderExcluir
  7. Olá; eu já li algumas resenhas que me deixaram com muita vontade de ler o livro, infelizmente ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura, mas a capa é tão linda e a trama parece tão interessante.

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa, o livro parece incrível mesmo, ele chama muito a atenção, tanto pela capa quanto pela trama também, fiquei muito curiosa e não vejo a hora de lê-lo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Realmente, acho a capa do livro muito bonita. O enredo parece convidativo, mas não é o livro que compraria no momento. Mas, quem sabe se eu ganhar de presente...

    ResponderExcluir
  10. Adorei a premissa e fiquei bastante interessao na leitura, e curioso sobre o romance quase inexistente do livro! A capa, realmente é linda, e soube que quem a toca fica com a mão brilhosa, rsrs... Parabéns pela resenha!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Me encantei por essa capa, deixou algo tão misterioso e belo no ar, ainda mais com o enredo do livro que me fez viajar mesmo sem ainda ter lido.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Larissa, essa capa é realmente muito bonita.
    Adorei.
    Apesar da história bem eletrizante eu não me interessei pela leitura, não faz meu estilo de leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro´é diferente, gostei do tema abordado e fiquei pensando: Será que ela será estéril?
    Não sei o pq mais me deixou intrigada!!!Lerei.
    Bjs
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa.
    Ja vi essa capa por ai, mas nunca imaginei que se tratasse de uma história tão incrível como você relata na resenha! Eu quero muito poder conhecer esses otimos personagens, amo quando o autor se preocupa com todos os personagens e não só os principais.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente, que capa linda é essa? Super preciso desse livro! Estou querendo ele deis da primeira vez que vi. Gostei da sua resenha!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu também não conhecia esse livro mas o desejava por um único motivo. Essa capa linda.
    Mas agora lendo sua resenha vi que é o tipo de livro que me agradaria muito e que parece bem diferente de tudo que eu estou acostumado a ler ultimamente.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Não existe um universo onde a gente não se apaixone por esse enredo. É simplesmente maravilhoso, os personagens, a história, tudo!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Morro de vontade de ler esse livro, até coloquei ele no meu carrinho esses dias mas acabei desistindo por não saber se era realmente bom, mas agora que li sua resenha tive certeza disso. Assim que entrar outra promoção dele vou comprar, e já pegar a continuação também, que tem a mesma capa linda.

    ResponderExcluir
  19. Se você achou esse eletrizante precisa logo iniciar o segundo, é muito bom! Essa série tinha que ser mais divulgada e conhecida. E quem sabe ter um filme? hahah
    Estou louca pelo terceiro, kd Geração? :(
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Olá! Eu estou caçando o marcador desse livro a um bom tempo, mas nunca cheguei de pegar o livro em si pra ler.
    Parece ser interessante, vai entrar na lista dos que preciso ler este mês.
    Parabéns pela resenha.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei bastante desse livro, mas tenho algumas ressalvas sobre ele, não tenho uma opinião totalmente favoravel nem totalmente negativa, vc precisa ler o segundo, acho que a escrita melhorou bastante

    ResponderExcluir
  22. Esse livro parece ótimo e eu me arrependo horrores de não ter comprado, o vi a 4,90 em um uma loja :(((
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais interessada por ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger