Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Futilidade ou o Naufrágio do Titan

Título: Futilidade ou o Naufrágio do Titan
Autor: Morgan Robertson
Editora: O melhor de cada tempo
Páginas: 112
Sinopse: 'Futilidade ou O Naufrágio do Titan' conta como o maior navio do mundo naufragou, em sua primeira viagem, após bater em um iceberg, exatamente como viria a acontecer com o malfadado Titanic. Quem poderia imaginar que uma novela do final do século XIX se tornaria célebre por ter praticamente previsto o maior acidente náutico de todos os tempos? Mais do que o livro que profeticamente previu o naufrágio do Titanic, 'Futilidade' é a história de John Rowland, um ateu convicto que embarca como marinheiro no navio, e Myra Selfridge, uma jovem cristã que foi o grande amor de sua vida. Os problemas só aumentam quando um capitão trapaceiro tenta colocar tudo a perder. Myra e Rowland encarnam, assim, os conflitos científicos e religiosos da virada do século, quando a ciência, mais do que nunca, se sobrepôs à religião. Ao leitor, resta a dúvida - teria sido coincidência ou providência?

 Eu achei a capa desse livro muito bonita, por essa razão quis ler e como faço na maioria das minhas leituras, eu li sem expectativas e sem saber praticamente nada da história, com isso fui pega de surpresa com um livro muito interessante e curioso.


 Em "Futilidade ou o Naufrágio do Titan" conhecemos John Rowland, um marinheiro ateu que sofreu muito por amar uma mulher e não ter seu amor correspondido, ele é alguém que não se importa muito em viver realmente a vida, é um homem que adora uma bebida e vive de qualquer jeito.
 O amor de John é Myra e ela se encontra no navio Titan, assim como o marinheiro, mas ela está com seu marido e filhinha, além disso ela o considera um doido que a persegue, por isso tem medo dele e quer se manter longe.
 John é um homem honesto e que não esconde o que sabe e nem quer esconder, tanto que ele acaba descobrindo algo muito importante e isso faz com que um capitão tente sabotar John, mas então o que acontece é o navio ser atingido por um iceberg.


 Esse livro foi escrito quatorze anos antes de Titanic e as semelhanças são enormes, por isso que essa história é considerada como uma previsão do que iria acontecer, porque se avaliarmos alguns detalhes, veremos que era como se o autor tivesse escrito a tragédia de Titanic.
 O John é um personagem extremamente cativante, no começo ele é apenas um homem sem grande destaque, mas depois da tragédia com o navio vemos o quanto ele é um homem de caráter e isso conquista o leitor.
 A Myra é uma personagem que não tem tanto destaque, embora seja importante na história e foi uma personagem que não conseguiu me conquistar, na verdade teve partes em que eu senti antipatia por ela e suas atitudes, embora consiga entender um pouco o motivo dela ter agido como agiu.
 Além dos dois temos a pequena Myra, filha de Myra, uma criança muito doce e que desde o começo se aproximou de John sem nenhum receio, sendo uma criança ela é muito frágil, mas ao mesmo tempo corajosa, pois passa por momentos difíceis. 
 Sim, mãe e filha possuem o mesmo nome e talvez isso não seja apenas um detalhe sem sentido, o autor teve lá seus motivos para isso e só lendo para tentar entender e isso só acontece no final.


 John é ateu e isso foi um dos motivos para que Myra se afastasse dele, pois ela é de uma família religiosa e não sabia lidar com alguém que duvidasse da existência de seu Deus e ele nunca acreditou e nem iria, mas por necessidade e desespero ele orou para Deus pedindo por ajuda e esse momento me fez ficar refletindo.
 Muitos dizem ser ateus só para querer ser do contra ou porque sua vida não é boa e feliz, então quando se vêem em um momento desesperador eles buscam a ajuda do Deus que tanto rejeitaram e isso é algo para se pensar.
 No entanto, há aqueles que são ateus porque realmente possuem seus motivos, mas acredito que o autor quis criticar as pessoas mostrando que em momentos difíceis todos temos nossas fés testadas e muitas vezes temos que deixar de crer no que antes acreditávamos ou acreditar no que duvidávamos. 


 Esse livro é bem curtinho, por essa razão é até difícil comentar sobre ele, pois há grande chance de algum spoiler indesejado acabar saindo, mas mesmo sendo um livro curto, ele traz uma história muito bem construída.
 Como se trata de uma história sobre um navio é normal que se encontre termos de partes do navio ou relacionado à ele, são termos que dificilmente o leitor saberá e por isso há várias notas para explicar esses termos, o que é muito interessante porque faz com que o leitor entenda melhor e fique ainda mais por dentro da história.
 O navio Titan do livro é muito semelhante ao Titanic, mas como eu não conheço muito da história de Titanic não posso estar comentando muito sobre as semelhanças, mas pelo o que vi a estrutura dos dois navios era quase a mesma, ambos foram atingidos por um iceberg e estavam a uma velocidade acelerada.


 O trabalho da editora está maravilhoso, começando pela capa que está muito bem feita e tem uma ilustração linda e chamativa que combina perfeitamente com a história. Por dentro o livro também está muito bonito, a cada troca de capítulo temos uma ilustração pequena, as folhas são amareladas e o tamanho do texto está ótimo, ou seja, a diagramação está muito caprichada e bem feita.
 "Futilidade ou o Naufrágio do Titan" é um livro curtinho que possui uma história muito interessante e que deixa o leitor perplexo por causa das semelhanças que a ficção teve com a vida real.
 Enfim, é um livro que possui uma leitura muito agradável e curiosa que tem grandes chances de conquistar todos, por isso eu mais que recomendo a leitura desse livro incrível.


(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Olá
    nossa, eu nuca tinha visto nenhuma resenha dos livros de O Melhor de Cada Tempo, kk, um nome muito grande para uma editora kkk, espero ver mais resenhas sobre esse livro, gostei da capa e dessa diagramação que esta muito linda
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa o que é isso? Muito linda essa capa, dá vontade de colocar a mão na tela e pegar o livro. :p Gosto muito de livros rápidos e já estou com vontade de ler esse.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro =O
    Adorei a premissa dele e o fato dele ser curtinho me atrai mais ainda!
    Dica anotada, espero lê-lo em breve!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  4. realmente você contando sobre a história me remeteu a titanic mesmo, eu gostei do enredo, iria ler pra entender mais sobre John e esse julgamento e a mulher que ele ama tem sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, eu não conhecia esse livro não. :-O
    Não fazia ideia que ele era considerado um presságio. Gente, e o navio chama Titan... que babado! Tô impaktada (cade o meme?)

    ResponderExcluir
  6. Realmente, esse livro tem uma capa muito linda e atraente. Não tinha ouvido falar dele ainda, achei interessante saber que ele foi escrito muito tempo antes de titanic e ter suas semelhanças, é até assustador, haha! Mas parece ser bom e sendo curto é até melhor caso não agrade taaanto assim.

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Achei a capa lindíssima! Assim como você, gosto de fazer minhas leituras sem criar muitas expectativas, pois quando crio acabo me decepcionando. Um fato interessante que vc citou são as semelhanças com titanic, mesmo sendo escrito antes do evento ter ocorrido! Bizzaro isso =O O livro é curtinho e me interessou, acho que vou ler. Valeu pela dica!!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  8. Olá, só pela capa eu também pegaria ele para ler e a historia parece ser bem legal também e sendo curtinho a leitura deve ser rápida =) Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Larissa, realmente a capa do livro é bem bonita.
    Vi um vídeo recentemente falando que essa história era muito semelhante ao Titanic sendo que foi feita 14 anos antes, um pouco macabro/assustador.
    O tema do livro não me interessa, mas só pela curiosidade de ver todas as semelhanças com o Titanic eu leria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Eu já achei a capa incrível, super linda. Acredito que a história não fique atrás. Não conhecia a adorei a dica, vou procurar e comprar para minhas sobrinhas.

    ResponderExcluir
  11. Wow, o livro é belo, mas a sua história, confesso, não me atraiu muito. O que me deixou impressionada foi a coincidência com Titanic, sendo uma história escrita antes do acontecimento. Que macabro, haha. Acho que leria só por isso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. OI Larissa!
    Não conhecia o livro, mas amei a capa e por ser um livro curtinho, acho que vale a pena a leitura! Bem bizarra essa semelhança com o naufrágio do Titanic neh? Se tivessem lido o livro antes da viagem, tava tudo mundo vivo ahhahaha Brincadeira
    beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Primeiro: Eu sou mega fã de tudo relacionado ao titanic.
    Segundo: Essa capa é perfeita.
    Terceiro: QUE PREMISSA É ESSA.
    Gente, :o estou boquiaberta aqui, como assim esse livro foi escrito 14 anos antes do terrível fim que teve o titanic. Realmente o autor praticamente preveu.
    Preciso desse livro.
    Vou procurar agora para comprar..

    ResponderExcluir
  14. Oie, que legal, eu achei a trama bem interessante, e por ele ser curtindo acho que fiquei com vontade de ler ^^
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    Não conhecia o livro mas gostei da premissa, além da capa que é incrível.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Já me interessei pelo livro só de ver a capa, é perfeita! E agora sabendo que ele é tipo uma premonição do Titanic, eu preciso ler ahahahaha! Adorei a trama interna que tem tbm com os personagens, de ciência se sobrepondo a religião .
    Vou procurar ele pra ler

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro e ja comecei pensando: Íh, foi inspirado em Titanic. Mas depois ao ler a informação, acho que quem criou o Titanic se inspirou no livro kkkk
    Zoeira a parte... Parabéns pela ótima escrita, super bem escrita. Sobre o livro, eu leria de boa, para ser realmente muito bom e além de tudo é curto. :D
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro, mas confesso que mesmo com a sua resenha ele não me prendeu.
    Primeiro porque não goto de Titanic e segundo porque o livro é muito curto! Tenho a impressão de que livros curtos demais não conseguem finalizar a história do jeito certo.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Não conhecia o livro e realmente vendo por esse lado parece ser uma previsão, mas por outro lado acidentes acontecem aos montes, se for assim muitos livros antigos previram o que aconteceria em várias catástrofes e acidentes. Não sou muito ligada a histórias do Titanic, e como já li um envolvendo o mesmo, esse eu passaria.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bem?

    Nossa que linda essa capa, perfeita *--*! Confesso que o que mais me chamou atenção nesse livro foi por está associado ao Titanic é sou louca por essa história e filme!

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii!

    Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou com bastante vontade de ler e a história parece ser fantástica! A capa é muito linda!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger