Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Um Conto Sombrio dos Grimm

Título: Um Conto Sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Junior
Gênero: Ficção estrangeira - Juvenil
Páginas: 272
Sinopse: João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram. 


 Eu sempre gostei de contos de fadas, então quando vi esse livro fiquei muito animada e imaginei que seria uma leitura prazerosa, mas o livro foi mais do que isso, foi também uma leitura muito divertida e assustadora. 


 Nesse livro conhecemos a história de João e Maria antes deles nascerem, ou melhor, conhecemos a história de seus pais e a mesma é bem sinistra, como é de se esperar de todo o livro. 
 Os pais deles não poderiam ter se casado, pois o relacionamento dos dois seria amaldiçoado e por conta dessa maldição e do que ela causou, o pai das crianças acaba decapitando elas e é por esse motivo que os dois fogem.
 Então acompanhamos as aventuras dos irmãos, eles estão procurando pais melhores, mas a cada nova família que conhecem, eles perdem a esperança de achar pais bons que irão cuidar deles.


 "Um Conto Sombrio dos Grimm" nos promete histórias horripilantes e é isso que nos dá. Todas as fábulas por onde os irmãos passam acontece algo terrível, é um banho de sangue atrás do outro, por esse motivo eu não recomendaria esse livro para todos, porque realmente é um livro assustador na maior parte.
 Mas para descontrair um pouco o autor faz vários comentários e brincadeiras durante a leitura, por essa razão a mesma acaba se tornando divertida ao mesmo tempo que é assustadora e também esses comentários tornam a leitura ainda mais fluida.
 Durante a leitura é perceptível o amadurecimento dos irmãos, eles começam como crianças inocentes e fracas, mas com o decorrer das aventuras eles se tornam crianças mais fortes, decididas e inteligentes.

"Afinal de contas, para encontrar a sabedoria mais iluminada é preciso passar pelas zonas mais escuras. E, nessa escuridão, não há nenhuma guia.
 Nenhuma guia, na verdade, a não ser a coragem."

 Adam Gidwitz se baseou nos contos dos irmãos Grimm para fazer essa aventura de João e Maria, então com ela podemos conhecer um pouco sobre alguns contos dos tão famosos Grimm e ter uma visão mais complexa e assustadora de vários contos. 
 Apesar do livro ser repleto de acontecimentos assustadores, ele não é uma leitura pesada, a mesma é bem fluida, pois além da linguagem utilizada ser de fácil compreensão, os capítulos são curtos.
 Como se trata de um conto de fadas é normal se encontrar diversas coisas meio que surreais nas histórias e várias vezes o autor comenta sobre esses fatos fazendo com que o leitor se divirta com seus comentários irônicos.


 A capa do livro está simplesmente linda, ela representa bem a história dos irmãos e é sombria assim como são as aventuras de João e Maria. Por dentro o livro consegue estar tão lindo quanto a capa, pois a cada novo conto encontramos uma bela ilustração para simbolizar a história que vai vir e a fonte do texto está em um ótimo tamanho para a leitura.
 O livro é recomendado para crianças de 10 a 14 anos, mas como comentei, ele é bem assustador em várias partes e contém cenas pesadas, por isso não recomendo para todos dessa faixa etária, embora muitas crianças gostem e aguentem histórias assim.
 E mesmo ele sendo um livro mais juvenil, o mesmo não é nada bobinho e rende boas reflexões para o leitor, por isso eu recomendo para leitores que passaram da faixa etária indicada, pois acredito que eles irão desfrutar melhor da leitura.


 Enfim, esse livro é realmente bem interessante, o autor soube mesclar bem o terror e a comédia, fazendo com que a sua história não ficasse tão pesada e além disso a mesma possui uma leitura super fluida, tanto que o leitor nem vai perceber quando acabar o livro e no final vai querer mais.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Ótima sugestão de leitura. Sou muito relutante com essas releituras que o cinema anda fazendo dos contos de fadas, então acho que vou começar pelo livro, acho que é uma boa pra eu abrir a cabeça, hehehe. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha! Gostei.
    Apesar de que não estou nesta faixa etária, é bom ver que os clássicos irmãos Grimm continuam influenciando escritores e leitores até hoje. Valeu!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu to apaixonada, esse livro me pareceu ser a perfeição! :) Adoro qualquer coisa relacionada aos contos dos Grimm. Vou procurar um pra chamar de meu pra já! :)
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Também sou fascinada por contos de fadas e tenho muita curiosidade sobre os contos originais, que são mais sombrios. Parece que o autor pegou essa vertente, mas para não ficar tão pesado inseriu elementos da comédia. Uma mistura, no mínimo, interessante. Fiquei curiosa para saber mais ;) Que bom que você se surpreendeu com a história. Ah, a capa é realmente linda. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já amei esta capa logo de saída! Bem legal esta mistura de terror com uma pitada de comédia para não ficar tão pesado. Vou dar uma olhada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Aiiii quanto amor pela sua resenha e pelo livro Lari!
    Estou loucaaaaaa por esse livro e após ler sua resenha incrível fiquei mais apaixonada!
    Não vejo a hora de comprar,
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. OLHA, ANTES DE LER SUA RESENHA EU JÁ QUERIA O LIVRO, POR CAUSA DA CAPA, MAS SEU TEXTO MOTIVOU UMA CERTA ECONOMIA, PARA A COMPRA DESTE LINDO EXEMPLAR.
    Querooo Muitooo <3

    Beijos,
    Isaac Zedecc - www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem?
    Amei a capa,
    Amei a sinopse,
    Amei seu texto,
    Amei tudo
    Eu adoro livros de contos de fada pricipalmete aqueles que saem do tradicional, esse já esta na minha lista de ''pretendo ler ''.
    literaturaparaosaber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tudo lindo nesse livro. E João e Maria fizeram parte da minha infância. Amava essa história contada pela minha família, quando eu era criança.
    Sua resenha ficou perfeita, pois nos mostra muito bem como é o livro, o medo e terror causado pela cenas da história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gente, que livro perfeição é esse? Desde que vi, quer comprar! E essas fotos amor? Você gosta de contos de fadas? Leia, um dia, Mulheres que correm com os lobos, acho que vai apreciar.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Lari lindinha amei esse livro menina a capa, e esse conto de fadas sobre essa nova versão me chamou muito atenção. Saber da história dos pais deles . Já mais que anotada para uma leitura próxima . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Adoro os Grimms e todos os contos assustadores, preciso muito ler esse livro ele me chamou muito a atenção! Bela resenha! Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Oláá
    Sua resenha está ótima e que bom que gostou tanto de ler, fiquei super curiosa e espero poder ler em breve, ameeeeeeei essa capa, está simplesmente linda, muito bom

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que capa linda linda linda e ainda por cima cheio de conto de fadas fora do normal? AMO! Vou comprar pra ontem kkkkk (só falta o dinheiro)
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa.
    Adoro contos de fadas, e gosto mais ainda quando são uma adaptação dos clássicos e ainda por cima mais sombrias. Na verdade as histórias originais criadas pelos irmãos grimm eram bem macabras e não tinham nada de felizes para sempre.
    Achei linda a capa e a diagramação do livro.
    Vai para a minha lista de desejados.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Há tempos sou fascinando pelos contos dos irmãos Grimm, eles descrevem as historia infantis de maneira nada infantil. Com toques de terror e muita criatividade. Gostei da arte da capa e da arte interna, isso sempre me atrai em livros. Sempre gostei do universo das fantasias, a realidade me oprime.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Que edição linda!
    Quero esse livro! Amo contos de fadas e essa releitura mais sombria super me chamou atenção!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Teminei de ler recentemente o livro e achei bem bizarro huahauhua tipo, é muito diferente e bem mais longo do que estamos acostumados. Achei interessante, mas, com certeza, muito doido huahuahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Sua resenha ficou ótima, o livro parece ser bastante interessante, a capa é linda *-*

    Beijos:*
    Dani - http://www.escritasnachuva.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Tenho pegado gosto por contos de fada (nunca fui muito a fim, quando criança) e mesmo sabendo que os originais são mais sombrios, fico com muita vontade de lê-los. A capa desse livro me encantou de imediato, e vou procurar por ele, com certeza! Gostei muito da resenha! ;)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro. Não sou fã de histórias de terror, mas acho que esse livro é uma leitura interessante pra mim por ser do gênero juvenil. Mesmo tendo alguns momentos mais "pesados" acredito que ele seria uma oportunidade de fugir da minha zona de conforto literária. Além disso, não tenho o costume de ler nada relacionado a contos de fadas e seria uma oportunidade.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adorei o livro! Além de ser lindo a história é bem legal. Ainda não li nenhum desses livros com as histórias dos Grimm mas acho bem legais, só não li ainda nada por falta de tempo.


    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  23. Oiiiii
    Menina eu estava louca para ler esse livro, mas sabe aquilo de falar no tempo certo? Pois é... eu ESTAVA...
    Quero esse livro não kkkkkkkkkkkkkk
    Num quero ficar com medo não O.O de assustadora já basta a minha vida kkkkkkkkkkkk

    beijos
    Mayara
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger