Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Maria Borralheira


Título: Maria Borralheira
Autor(a): Rosana Rios
Ilustrador(a):
Lúcia Brandão

Editora: Edelbra
Páginas: 48
Gênero: Contos

Sinopse: Uma das narrativas mais conhecidas de todos os tempos fala sobre uma garota que é maltratada pela madrasta, e que deve experimentar um sapatinho para provar que é a escolhida do filho do rei. A versão contada neste livro é bem diferente daquela que já virou filme e desenho animado! Aqui temos três velhinhas muito estranhas, além de pés de gente com cascos de cavalo e outras transformações bizarras. 



 Em "Maria Borralheira" conhecemos Maria, uma garota que tem como melhor amiga uma vaquinha mágica. Depois da morte de sua mãe, Maria notou que seu pai estava muito solitário e que a casa precisava de uma nova mulher para organizá-la. Então Maria propôs ao pai um casamento com a vizinha que era viúva e que tinha duas filhas, assim Maria teria com quem brincar e seu pai não se sentiria mais tão solitário.
 Mas com o passar do tempo a madrasta começou a tratar Maria mal e chegou um dia em que ela mandou que matassem a vaquinha da garota, mas nem a morte iria separar Maria de sua melhor amiga e sua vida ia mudar em breve.


 Essa história é bem engaçada, além da vaquinha mágica, há as três velhinhas fadas que dão presentes ótimos para Maria e castigos hilários para as irmãs malvadas.
 Algo muito interessante é que quando a história acaba, a autora ainda nos conta um pouco da história sobre o ponto de vista de Maria e da Madrasta. Ela também diz para o leitor imaginar como seria a história contada pelas duas irmãs, isso faz com que ele use sua imaginação para criar uma história do jeito que quiser.
 Rosana também explica com poucas palavras como identificar um narrador-personagem e um narrador-observador, ou seja, além das crianças se divertirem com a história, elas também aprendem.
 Então para o livro ficar ainda mais interessante, a autora nos conta de onde surgiu a história de Maria Borralheira e faz comentários sobre as várias versões que existem da história e também deixa dica de livros com outras versões para o leitor.


 A diagramação está maravilhosa como é de se esperar da edelbra. As ilustrações são lindas, o texto está em um ótimo tamanho e a capa está maravilhosa com essa ilustração e mais ainda porque ela é dura.
 Esse livro é realmente bem interessante, a história é diferente de Cinderela - que é a versão da Disney que estamos mais acostumados - e mais engraçada, por isso eu super recomendo a leitura.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oi Lari tudo bem?
    Não conhecia esse livro e amei sua resenha, adoro livros assim e com toda certeza quero essa releitura na minha estante, adoro releituras bizarras me divirto bastante,
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e ai?
      Fico feliz em ver que gostou da resenha *-* Esse livro é bem bacana, acredito que você vá gostar mesmo :3

      Beijos :*

      Excluir
  2. Sua resenha está linda. A capa do livro é puro luxo, gosto de contos, os originais. Geralmente leio as versões no livro Mulheres que correm com os lobos. Cada um dos personagens representa um arquétipo da personalidade da personagem e como eles precisam estar em harmonia. Realmente uma leitura deveras instigante.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian *-*
      Fico feliz em ver que gostou da resenha, eu gosto de contos originais também, mas há novas versões que valem a pena conhecer, então dou uma chance sempre o/

      Beijos :*

      Excluir
  3. Gente, que fofura! Uma releitura deveras diferente né?
    Apesar de ser Cinderela, eu vi aí João e o Pé de Feijão (por causa da vaquinha) e Bela Adormecida (por causa dos três presentes). Ok, pode me chamar de doida. hehehehe ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samy o/
      Esse livro é uma belezinha e é bem diferente mesmo :3 Sobre os personagens que você viu, parando para ver até que é vdd kkk

      Beijos :*

      Excluir
  4. Oiiie Lari!
    Amo a história da Cinderella participei de uma peça em que eu fui a madrasta,acredita?
    Mas essa versão ainda não conhecia. Adorei a capa e as ilustrações!

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari o/
      Sério? Que bacana, acho super legal peças *o* Essa versão do livro é bem interessante :3

      Beijos :*

      Excluir
  5. Larissa, amei a sua dica! Sério mesmo, eu adoro livros assim. E que ilustrações lindas, hein? :)
    Estou pensando em compra-lo para integrar a coleção que estou fazendo para a minha afilhada...
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monalisa o/
      Fico feliz em ver que gostou da dica :3

      Beijos :*

      Excluir
  6. Oi larissa, não conhecia o livro, e achei o enredo interessante e as ilustrações muito bonitas.
    Bou anotar esta dica para procurar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rose.
      Anota sim e quando der leia, espero que goste :3

      Beijos :*

      Excluir
  7. Oi Larissa,
    eu já tinha visto outra resenha desse livro e o adorei.
    Acho muito legal essa ideia de nacionalização de alguns contos
    por crer que assim se intensifica a identificação das crianças.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kris.
      É muito bacana essa ideia mesmo :3

      Beijos :*

      Excluir
  8. É um livro de Cinderella mas com um toque bem diferente, certo? Adorei! Eu gosto quando o autor brinca sem medo com os contos de fada, de verdade. Acho que leria esse livro sem nem pensar duas vezes.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A editora Edelbra tem umas livros tão bacanas, ne? Gostei bastante dsse rsrs nem li e já gostei. Um livro que além de ser engraçado, ensina. Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  10. Oláá
    Adorei sua resenha, muito boa, eu amei esse livrinho e todos os outros da coleção, são todos muito amor com histórias fascinantes haha que bom que curtiu também, aliás, a edição está linda linda.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que livro mais fofo Lari!!
    Adoro esses livros que recontam histórias que já conhecemos rsrs Vc já leu Chapeuzinhos Coloridos? É um livro lindo demais!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lari, tudo bem? Estou adorando a resenha dessas histórias, uma mais legal que a outra.
    Sempre quis ter uma mini vaca, e até hoje sigo com esse sonho. Tenho certeza que se eu tivesse a oportunidade eu leria este livro, principalmente por causa da vaquinha haha
    Adorei as fotos!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Oi oi, como vai??
    Confesso que não curto muito quando reescreve histórias, mas essa eu quero ler!
    Tenho certeza que deve ser hilária hahahahahaha
    E claro, essa edição está maravilhosa <3
    Espero poder ler em breve, beijão!

    ResponderExcluir
  14. Não sei como eu não conhecia esse livro, pois adoro esse tipo, muito obrigado pela dica, com certeza irei ler, e adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  15. Mais um livro lindo que acabo de conhecer aqui. Parece ser uma bela adaptação do conto clássico. A troca do nome "gata" por "Maria" no título fica bem contextualizado com os nomes portugueses. E que maldade matar a vaquinha mágica da Maria.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Larissa, tudo bem?
    Que livro mais encantador!
    O mais legal é a parte que faz as crianças pararem para pensar!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  17. Lari lindinha adorei a ilustração e essa versão moderna de nossa Cinderela me deixou bem curiosa com essa vaquinha mágica. Adorei a capa . Já está indo para minha lista de desejados. beijos

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee, tudo bem?

    Nossa, esse livro deve ser muito engraçado! Uma vaca mágica? huahuahuahua to rindo aqui sozinha. Fiquei curiosa para ler o livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Lari...
    Que resenha mais fofinha... uma vaca mágica? kkkkkkk que dá hora!!!
    Eu gosto bastante dessas releituras de clássicos e gostei bastante da diagramação do livro

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Curto leituras infantis como esse porque são capazes de dar asas para a imaginação. Achei bacana a narrativa pelas referências a Cinderela, mas também por ter um estilo próprio.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Ai que bonitinho o livro, parece ser uma história bem fofinha e curta . Perfeito para ler para uma criança ou incentivar a leitura dela.
    Um abraço.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger