Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: A Teoria de Tudo

Sinopse: Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos - entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.
Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. 

Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. 
O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.

 Eu não costumo ler livros biográficos, mas quando fiquei sabendo sobre o lançamento desse livro quis ler na mesma hora, pois o Stephen é uma figura muito importante e conhecer mais sobre a sua história realmente era algo que eu queria. 


 Em "A Teoria de Tudo" conhecemos mais sobre o casal Stephen e Jane, sendo que a história é narrada por ela e de forma bem detalhada, o que pode tornar a leitura um tanto devagar, como aconteceu comigo, pois não costumo ler livros tão bem detalhados como é o caso desse.
 Jane nos apresenta muitas informações sobre tudo o que eles passaram, várias vezes ela faz comentários sobre algo que ele estava estudando e se a pessoa não é muito fã de física ou não entende nada do assunto, ela possivelmente vai ficar meio confusa nessas partes, mas mesmo assim essas partes são interessantes, pois se a pessoa não conhece o que Stephen estudou ela tem essa oportunidade através do livro da Jane. Além disso, muitas vezes Jane também nos conta sobre o que ela estava estudando e isso acrescenta alguns conhecimentos para o leitor de certa forma.


 Durante a leitura vemos o quanto a Jane é uma mulher forte e determinada, quase ninguém acreditava que Stephen iria conseguir viver por muito tempo, mas ela estava ali ao lado dele para ir contra todas as expectativas e se ela não tivesse entrado na vida de Stephen, as coisas teriam sido muito mais difíceis e tristes para ele.
 Além de ser uma esposa maravilhosa para Stephen, Jane também foi uma ótima mãe, mesmo com todas as dificuldades ela nunca desistiu e cuidou muito bem de seus filhos, tanto que no final do livro podemos ver um comentário de Jane sobre como está indo a vida de seus filhos e os mesmos estão fazendo sucesso na profissão que escolheram.
 Como é de se esperar a vida de Stephen não foi nada fácil, ao descobrir sobre sua doença ele ficou realmente bem perturbado, mas quem não ficaria, não é? Mas ele superou as expectativas dos médicos e acompanhar todas as coisas que ele descobriu mesmo com todas as suas dificuldades só o torna ainda mais brilhante e admirável.
 E mesmo com todas as dificuldades que ele e Jane passavam, a vida deles foi bem corrida, direto eles estavam viajando para resolver algo sobre a saúde de Stephen, os estudos dele ou a profissão.


 A diagramação do livro está agradável, mas por se tratar de um livro com o formato da folha grande e a fonte um tanto pequena, a leitura acaba sendo um pouco arrastada, pois parece que a gente nunca vai terminar a leitura, mas a mesma é interessante, porque é realmente curioso saber mais sobre a vida dessa figura ilustre que é o Stephen. 
 Embora eu não goste muito de capa de livros com foto do filme, essa ficou realmente muito bonita, achei super bacana a foto dos dois atores e essas equações ao fundo, além disso, as posições dos textos da capa está ótimo e a fonte escolhida para o título também mesmo sendo simples.


 Enfim, esse livro é muito interessante, é lindo acompanhar a trajetória de Jane e Stephen, saber mais sobre como ele enfrentou a doença é algo realmente bem comovente, mas é um livro denso, então não recomendo para todos.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Oi, Larissa! Como vai? Você assistiu ao filme, acha que a adaptação foi boa?
    Um abraço!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monalisa :)
      Eu assisti ao filme sim e gostei dele também.

      Beijos :*

      Excluir
  2. Eu havia visto o trailer do filme assim que foi lançado, imaginava que tinha o livro mas não sabia, a capa ficou linda e imagino que a história seja tão encantadora quanto no filme.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josielma.
      Esse livro é muito bacana, assim como o filme.

      Beijos :*

      Excluir
  3. Olá!
    Não conhecia o livro e gostei da ideia dele, inclusive dos detalhes sobre física... Eu também não gostei da capa, achei clichê.
    Nem sabia que tinha o filme, me sentindo a desinformada.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian o/
      Se você gosta de física a leitura vai ser ainda mais bacana para você.

      Beijos:*

      Excluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro, parece ser muito bom.

    http://sobre-tudoum-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uau! Assisti algumas partes do filme durante o Oscar e depois fiquei louquinha para ler o livro! Me parece ser uma história bem interessante! =D Estou aprendendo a gostar de biografias! =D Gostei muito da sua resenha! Fiquei mais curiosa ainda!

    Ps.: Pensei que só eu tivesse essa questão de não gostar muito de trocarem as capas dos livros depois dos filmes... Acho meio injusto. mas enfim!

    Lindo teu blog!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa o/
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, se você gostou do filme acredito que vai adorar o livro, pois o mesmo possui mais detalhes sobre a história.

      Muito obrigada pela visita e fiquei muito contente ao ver que gostou do blog s2
      Beijos :*

      Excluir
  6. Esse vai ser o próximo livro que pedirei da editora pra resresenhar. A história parece ser tão encantadora <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu assistir ao filme e amei, achei muito lindo. Quanto ao livro, fiquei um pouco curiosa pelo filme. Mas ainda não decidi ler. Adorei seu ponto de vista, e deu para perceber que a leitura é um pouco devagar. Mas acontece as vezes mesmo, e a gente acaba abandonando...rs, pelo menos eu.

    Beijinhos...

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Acredito que você vai gostar do livro, mas encarar ele não é fácil, né? Ele é bem grossinho e a leitura não flui fácil, então tem que estar decidida kkk

      Beijos :*

      Excluir
  8. Olá
    Estou escutando falar muito bem do livro e do filme, na verdade, tenho curiosidade grande sobre os dois, afinal, é uma história e tanto.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina.
      Essa história é muito bonita mesmo, vale a pena conhecer ela, seja através do filme ou do livro.

      Beijos :*

      Excluir
  9. Oi Lari, tudo bem?
    Apesar de ser bem interessante, provavelmente não irei ler pois não gosto de livros biográficos, mas irei assistir o filme.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica! Tudo e ai?
      O filme é bem parado, mas é lindo, então recomendo ele também *-*

      Beijos :*

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Sendo uma aluna de Física eu já o conhecia ~of course~, mas acabei lendo esse livro ano passado e gostei muito. Mesmo preferindo ler sobre o trabalho dele, gostei e me emocionei com a história deles (que eu já sabia, mas como você mesma disse: "é bem detalhado"). Esse ano fui ver o filme e também gostei muito, fiz até uma resenha no meu antigo blog (que já não existe mais). O trabalho do Eddie no filme é fantástico, merecedor e muito do Oscar que levou pra casa. Enfim, Stephen é um baita ser humano, desde seu trabalho à vida pessoal, um exemplo de vida e que me inspira, tanto no ramo das exatas quanto no cotidiano. Eu realmente o admiro!

    Aliás, adorei teu blog e tua resenha. Ganhou uma nova leitora! Bjs.

    http://conte-estrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thuany! Tudo e ai?
      Eu também já vi o filme e gostei muito, embora tenha o achado bem parado, tanto que quem estava vendo comigo acabou dormindo, acredita? kkkk Sobre o trabalho do Eddie, estava realmente espetacular, por isso mereceu o Oscar *-* Enfim, ficou muito feliz que tenha gostado do blog e te aguardo mais vezes aqui, vou adorar sua visita s2

      Beijos :*

      Excluir
  11. Que saudade de visitar este blog! A teoria de tudo é o próximo da minha lista de livros a comprar. Ainda não assiste o filme porque quero ler o livro antes haha! Beijos
    simsegredei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alissa s2
      Visite sempre aqui, eu fico feliz com sua visita e você sempre será bem-vinda *-* Bom, espero que você tenha oportunidade de ler o livro em breve e que goste dele o/ O Filme também é muito bom, mas é bem parado :c

      Beijos :*

      Excluir
  12. Oi, Larissa.

    Quando eu vi esse livro nos lançamentos eu até fiquei querendo ler, mas depois de saber que era biografia eu desanimei. Agora ainda mais de saber que a fonte e pequena. Acho que irei ver o filme apenas.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Top Comentarista - After 1 e 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula.
      Eu fiquei bem animada com o livro quando vi o lançamento, depois que o peguei na mão desanimei um pouco, mas ainda sim é um livro maravilhoso e a história merece ser conhecida, então recomendo que você conheça pelo filme pelo menos.

      Beijos :*

      Excluir
  13. Eu não tenho muita vontade de ler esse livro porque eu acho que é uma leitura que não vai me agradar tanto, sabe? Eu vi ao filme e fiquei muito entediada com a história, apesar de ser muito bonita e emocionante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a minha mãe e meu irmão estavam vendo o filme comigo e os dois ficaram tão entediados que dormiram, acredita? kkkk Mas a história é muito linda, só que é bem parada, né? :/

      Beijos :*

      Excluir
  14. Oiiie Lari! Esse livro está na minha lista e o filme também!
    Adorei sua resenha <33

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari oo/
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que leia o livro em breve o/

      Beijos :*

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu também sou fã do Stephen, mas acho que não leria o livro. Eu também não curto biografias, e você disse que a história é muito descritiva e que a Jane ainda fala muito física, então acho que o livro não é pra mim
    Prefiro ficar com o filme mesmo, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e ai?
      Esse livro é bem detalhado mesmo, então é mais recomendado para quem gosta de livros assim e que realmente seja fã do Stephen para estar beem curioso com a história da vida dele kkkk Mas o filme também é muito bom, então assista ele mesmo o/

      Beijos :*

      Excluir
  16. Oi Lari... :3
    Amei a resenha... mas assim como você não curto muito livros autobiograficos e ainda mais detalhista demais... definitivamente não faz meu tipo... mesmo a capa sendo linda e a historia interessante... eu nao leria

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara o/
      Fico feliz em ver que gostou da resenha, o livro é bem detalhista, então quem não está acostumado acaba sentindo dificuldade em ler, mas é uma história interessante, caso queira conhecer veja o filme.

      Beijos :*

      Excluir
  17. Oi, Lari. Confesso ter me afeiçoado ao seu blogue! Espero que um dia o meu esteja tão bom quanto o seu! Bem, sua resenha está ótima, fotos do jeito que gosto e com textos rápidos de ler ♥
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia o/
      Fico muito feliz em ler seu comentário e é muito bom ver que gostou das resenhas e das fotos s2

      Beijos :*

      Excluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger