Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Amy & Matthew - Cammie McGovern

Amy e MatthewTítulo: Amy & Matthew 
Autor(a): Cammie McGovern
Gênero: Romance
Páginas: 336
Editora: Galera Record

Sinopse: Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos. Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa. À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou. E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.

 Eu estava muito animada para ler esse livro e ficou um tanto impossível não criar expectativas depois de ver tanta gente comentando sobre ele, mas o livro não só conseguiu suprir as minhas expectativas como também se mostrou melhor ainda do que eu esperava.


 Em "Amy & Matthew" conhecemos Amy, uma garota que possui uma deficiência que faz com que ela precise ficar na escola sempre acompanhada de algum auxiliar para ajudá-la, quando ela nasceu os médicos falaram que ela seria uma vegetal, mas não foi isso que aconteceu e para a surpresa de todos, Amy ainda é uma garota muito inteligente, mas grande parte disso é por pressão da sua mãe que quer provar para o mundo todo que a sua filha é capaz.
 Mesmo com todas as dificuldades que passa, Amy ainda se mostra uma garota muito feliz e é quando ela escreve uma redação sobre se achar uma garota de sorte que Matthew decide falar o que pensa.
 Amy acaba descobrindo que Matthew discordou do que ela escreveu e vai conversar com ele, depois da conversa ela entende o que ele quer dizer e concorda com todas as suas palavras. 
 Então ela decide que no seu último ano na escola irá querer que alguns colegas sejam seus auxiliares, assim ela poderá fazer novas amizades, mas a verdade é que ela quer conhecer melhor o Matthew, a única pessoa que foi sincera com ela sem pensar na sua condição física.
 Com o tempo Amy e Matthew se tornam grandes amigos e ela acaba descobrindo que ele também possui um problema e tenta ajudá-lo de toda forma, mas com o decorrer do tempo eles acabam sentindo algo a mais um pelo outro, o problema é que eles não conseguem falar para o outro o que estão sentindo.


 Eu realmente fiquei encantada com essa história, é tão bonito acompanhar o romance de Amy e Matthew, ver o quanto um ajuda o outro e aceita as diferenças que possuem, eles se amam verdadeiramente, mas é muito difícil para eles colocarem em palavras o que estão sentindo, grande parte disso é porque eles não sabem realmente o que estão sentindo.
 A Amy é uma garota tão forte, mesmo com a sua deficiência ela ainda consegue ser uma pessoa feliz e ajudar as outras pessoas, ela pensa no melhor do Matthew mesmo se isso a fizer sofrer. Mas ela também age de forma errada, ela também não sabe o que falar e tem medo de várias coisas.
 O Matthew é um personagem tão cativante, desde sempre ele observa a Amy e quando começa a passar um tempo com ela a trata da melhor forma possível, sempre pensando no bem estar dela, ele não se importa em limpar a sujeira que ela faz enquanto almoça, ele a acha bonita e a aceita do jeito que ela é.
 Os outros personagens também são maravilhosos e cativantes, a mãe de Amy é uma mulher incrível que sempre esteve do lado da filha para cuidar e proteger ela, mas a superproteção não é algo saudável, mas como mãe é compreensível que ela tenha tanto medo de que algo aconteça com sua filha, então fica impossível sentir raiva dela.

"Mas concluí que é possível amar alguém por razões inteiramente altruístas, por
todas as suas falhas e fraquezas, e ainda assim não ter este amor
correspondido. É triste, talvez, mas não trágico, a menos que você fique
buscando seus afetos esquivos para sempre."

 Achei muito interessante acompanhar os problemas do Matthew, ele é uma pessoa que sofre de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e ao ver o que ele passa eu aprendi muito sobre esse transtorno, eu não fazia ideia do quanto isso era algo complicado e difícil.
 Algo que achei muito bacana também é o uso de emails entre Amy e Matthew, quando eles não estão juntos essa é a forma mais utilizada para se comunicarem e isso chamou a minha atenção, porque é algo bem raro entre os jovens hoje em dia.


 A leitura do livro é muito fluída, os capítulos não são tão longos, a história te prende de uma forma incrível, é aquele livro que você não quer mais largar e que quando acaba você quer mais. 
 A diagramação está bem simples, na verdade simples demais, a editora poderia ter deixado mais detalhada e bonita, mas ela está muito agradável, o tamanho da fonte está bom, as folhas são as queridas amareladas e eu encontrei pouquíssimos erros de revisão. A capa está linda e leve, representa bem a história e essas cadeirinhas estão um charme.

"Nossas fraquezas se combinam muito bem. Nós preenchemos as lacunas
um do outro."

 Enfim, eu recomendo esse livro para todos, ele possui uma história muito bonita que traz uma mensagem muito importante para os leitores, os personagens são cativantes e acompanhar a história deles é algo muito emocionante.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Há tempos estou curiosa pelo livro. Ela escreveu sobre 'garota' e ele discordou? Como assim? o.O
    Agora que ler mesmo...
    Me parece ser um livro diferente, sobre a construção do amor. Amy deve ter muito a ensinar.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é tão bonitinho, leia s2'
      No caso ela escreveu sobre se achar uma garota de sorte e ele vendo todas as dificuldades dela discordou, entendeu? Enfim, obrigada pela visita, espero que você tenha oportunidade de ler esse livro lindo e que goste dele o/

      Beijos :*

      Excluir
  2. Esse livro é muito mimoso, de uma sensibilidade incrivel! Os personagens são muito bem montados! Muito amor! Adorei a resenha, mas acho que você deve fazer sentensas mais curtas, por que acaba confundindo o leitor.(Critica construtiva, não me odeie!) Seu blog é um amor! Parabéns!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila *-*
      Esse livro é lindo mesmo, eu o amei com todas as minhas forças kkk Bom, agradeço pela crítica, irei tentar deixar mais curtas e não vou te odiar, na verdade te adorei por ter me dado esse toque s2'

      Beijos e obrigada pela visita :*

      Excluir
  3. Estava esperando uma resenha desse livro desde que soube da existência dele, haha. Quero DEMAIS comprá-lo, pois já sinto que será outra história que carregarei para sempre. Ele me deu a impressão de ser uma mistura de Extraordinário e Eleanor & Park. E o que falar dessa capa? Muito parecida com Eleanor & Park! Acho que foi especialmente por isso que me fez ter vontade de conferi-lo! Sua resenha ficou incrível, pude entrar mais na história (pois, até agora, eu não tinha muita ideia do que o livro se tratava). Parabéns! E esses quotes, tão lindos! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina s2'
      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha e eu digo: Corre ler esse livro, porque ele é muito lindo mesmo. Por causa da doença da Amy lembra um pouco Extraordinário, mas as histórias são bem diferentes e como não li Eleanor & Park não posso estar comparando, mas as capas são bem parecidas mesmo kkk Enfim, espero que você leia em breve esse livro e que goste tanto quanto eu gostei *o*

      Beijos :*

      Excluir
  4. Esse livro está na minha listinha de desejados e deve ser um dos próximos que irei comprar! Parece ser muito bom, estou ansiosa pra ler. Sua resenha ficou ótima :D

    O único ponto que eu achei um pouco forçado foi a capa. Isso não interfere em nada na história, claro. Mas achei que eles forçaram muito pra ficar parecido com Eleanor & Park, até porque o título em inglês é "Say what you will", então achei que não tinha necessidade de mudar tanto. Mas isso é só um detalhe HAHAHA A história continua sendo incrível e me deixando louca de curiosidade :)

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ursulla o/
      Desde quando vi esse livro pela primeira vez ele também entrou na minha listinha de desejados *o* Bom, eu não ligo muito para a capa, reparei que as cores são parecidas e o título também, mas as duas são lindas e a Galera fez um ótimo trabalho mesmo muitos falando mal sobre ser um "plágio" da capa da NS, eu não achei, sabe? Mas agora vendo a questão do título inglês, eu acho que eles poderiam apenas ter traduzido o mesmo, ficaria bom. Mas enfim, a história é linda e merece ser linda o/

      Beijos :*

      Excluir
  5. gostei muito da capa, achei que da p viajar um pouco com a leitura, mas não achei que me prende muito a historia, eu demoraria muito para terminar de ler, não me traz grandes curiosidades pelos fatos.
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Que lindo. Já fiquei encantada com o livro, só pela resenha. Já está na lista, amo romances fofinhos, com superação e que passam uma lição de vida.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olááá
    Estou louca para ler o livro, parece ser muito amor, espero amar de verdade haha o pouco que li sobre ele, assim como você, só elogiaram e espero que seja tudo isso e muito mais, fiquei ainda mais curiosa.

    Beijooos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-diario-de-anne-frank-anne.html

    ResponderExcluir
  8. Oláá, vejo muita gente comentar sobre esse livro, deve ser realmente muito bom...
    Achei legal pq ele trata de doenças que a maioria das pessoas não entendem, fiquei curiosa...

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  9. Olá ;)
    Esse é dos livros que fazem meu estilo, mas meu amigo me falou que o final não é legal, etão já estou com um pé atrás.
    Gosto de drama, mas não tanto. Estou curiosa :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Hey Larissa, tudo bem?

    Achei interessante a premissa do livro, contudo, não é uma tema que me agrada muito, prefiro a boa e velha high fantasy. A capa é muito bonita, gosto de livros que apresentam um estilo mais minimalista na mesma proporção que gosto das ilustrações com cores vibrantes, cada uma tem seu próprio charme. Fico feliz por ter tido uma leitura prazerosa.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro, não sei pq não me agradou e.e' Mas, a capa é linda <3

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Larissa! Desde que vi essa capa, me apaixonei. É muito bonita, assim como a história parece ser. Eu não sabia bem do que se tratava o livro antes de ler a sua resenha, só sabia que queria lê-lo rs. Agora quero ainda mais. A autora parece transmitir a história com muita sensibilidade e de maneira muito singela. Também estou com altas expectativas e, assim como você, espero que elas sejam supridas :) Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Todas as resenhas que eu vi sobre esse livro falaram tão bem *-* Preciso dele para mim *-*

    Parabéns pela resenha *-*
    http://malucosentimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho um amigo que está lendo e que está gostando muuuuuito, fiquei curioso depois que ele disse! A capa é meio parecida com Eleanor e Park, e não foi só eu que achou isso ashuahs :P
    Adorei a resenha, realmente parece ser demais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Gostei muito da resenha, confesso que gosto de um drama também, curiosa para lê-lo!
    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tenho lido críticas muito boas sobre esse livro. Estou doida pra ler! Essa capa também está fofinha! Bem clean.
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos!
    www.citacaonumlcick.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Larissa,
    assim como você que já ouvi e li muitas coisas sobre o livro em suma tão bem que me pego curiosa para saber mais.
    Acho interessante quando livros deste tipo trás transtornos e nos levam a compreender sobre, nos levando a um mundo desconhecido, mas que apos ler sentimos que conhecemos. O que deixa a leitura muito mais interessante ao leitor.
    Achei tão fofinho dele ficar com ela e gostar dela mesmo com suas esquisitices. Sei lá, a gente se sente muito boba com este tipo de romance. rs
    Eu pretendo sim ler ele e espero que seja em breve.
    Parabéns pela resneha!

    Beijokas Ana Zuky

    SA Revista

    ResponderExcluir
  18. Acho essa capa muito fofa e já li várias resenhas positivas sobre este livro, ainda assim ele não conseguiu me despertar aquela vontade de ler, sabe?
    Beijos!!!
    www.prosasdemenina.com.br

    ResponderExcluir
  19. É muito legal quando esses livros abortam personagens com diversos transtornos, porque nós aprendemos mais sobre estes e vemos de perto o quanto é dificil lidar com qualquer doença. É uma nova visão. Adorei a resenha, parece ser um livro legal!
    Beijos! | Zombie Effect

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Nossa, eu não fazia ideia que este livro tinha uma história tão linda, sobre amor, amizade.
    Fiquei com vontade de ler, maz infelizmente terá que esperar um pouco....
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oii achei o livro lindo e adorei o quotes que fez.
    Estou curiosa pela historia e adorei a sua resenha. Apesar de ter visto ele em varios lugares não tinha lido a resenha e ela me interessou bastante

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Já ouvi falar muito desse livro, mas temáticas assim não me chamam muito a atenção. Fico feliz que tenha gostado do livro e é sempre bom quando nossas expectativas são superadas, adoro a sensação de quando o livro te surpreende de modo positivo!

    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oooi,


    Assim como você, vejo muitos elogios para a obra mas não consegui ler ainda. Gostei dos temas abordados, principalmente TOC - Minha mãe tem mas não assume - e acho isso legal. capitulos curtos são os melhores te deixam mais interessados na leitura, adorei saber disso.

    Sua resenha só aumentou minha vontade de ler *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li nenhum livro que aborde o problema do TOC, e apesar deste está recebendo elogios, não me interessei muito por ele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  25. Oie ><
    Então, estou super ansiosa pra ler esse livro.
    Até agora não vi críticas negativas, só li resenha falando que a leitura foi boa.
    Nunca li um livro que tenha algum personagem com TOC (só fui saber isso por causa do Sheldon rsrs)
    Espero amar o livro da mesma forma que você amou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oiee,
    Que bom que o livro correspondeu as suas expectativas.
    É sempre maravilhoso quando isso acontece, não li o livro ainda, mas a minha experiência com a Galera Record é maravilhosa, a maioria dos livros que li foram ótimos e as edições excepcionais. Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  27. Eu gosto bastante de ler livros que trazem personagens diferentes e situações que acontecem muitas vezes a nossa volta e não nos damos conta... Com certeza lerei o livro....
    Beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  28. Adoro livros com personagens que tenham alguma característica incomum, ver que TOC é um dos temas abordados fez com que me interessasse pelo livro, que até então não havia me despertado a atenção. Pela sua resenha ele parece valer a pena.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Lari <3

    Adorei a sua resenha sua linda, como sempre está demais *_* Esse livro me lembrou MUITO Eleanor & Park (que eu não li ainda), mas pela capa mesmo. Fiquei com vontade de ler depois da sua resenha. Acho que não tinha parado para ler nenhuma resenha sobre ele ainda. Muito sucesso sua linda <3

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oii Lari!
    Confesso que a única coisa que tinha me chamado a atenção nesse livro era a capa, mas depois de ler sua resenha me encantei pela história dele! Deve ser lindo o relacionamento dos dois, aprendendo a lidar com as diferenças entre eles e se aceitando. O livro parece ser emocionante e daqueles que fazem a gente refletir sabe? Já adorei e coloquei na listinha de desejados, hahaha
    Beijos,
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  31. Hey.
    Quero muito ler esse livro e como você criei muitas expectativas em relação a ele. A Amy parece ser uma ótima personagem e o relacionamento desses dois algo bem único. Achei muito legal a abordagem de temas às vezes esquecidos na literatura jovem. Sua resenha só fez eu ficar com mais vontade de ler.
    Beijo.
    doisdedos-deprosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá!! Tudo bem? Eu estou louca para ler esse livro, primeiro porque me apaixonei pela capa e também porque a sinopse me chamou muito a atenção! Adorei o tema, parece ser um livro profundo e leve ao mesmo tempo! Não sei explicar, só lendo mesmo para saber! Parabéns pela resenha e pela dica!!


    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bem?
    esse livro parece mesmo emocionante e cativante. Fiquei querendo saber qual é exatamente a deficiência da Amy e o TOC do Matthew, rs. Gosto de histórias assim, que mostram amor, amizade e superação, apesar de todos os problemas. Nos faz pensar, refletir e reclamar menos da vida
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi, Larissa!
    Quero muito ler Amy & Matthew, pois tenho lido ótimas resenhas sobre.
    Fiquei feliz por saber que o livro foi além das suas expectativas.Isso só prova que eu devo lê--lo com urgência.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Esse livro parece ser muito fofo! Eu quero muito ler ele pois as pessoas comentam tão bem e eu preciso ter uma opinião, sei que não irei me decepcionar.
    Amo livros fofos e ainda mais com essa abordagem que o livro tem, um livro não totalmente clichê é sempre bem vindo.
    Amei a sua resenha.
    Beijos
    the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá querida.
    É tão bom quando um livro supera as nossas expectativas né?
    Já li maravilhas sobre esse livro e pelo visto a história é ótima mesmo.
    Eu imagino como o romances deles deve ter sido bem fofo e acredito eu que foi bem explorado ainda mais que os dois tem suas deficiências.
    Parabéns pela ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Nossa, adorei sua resenha e fiquei cada vez mais curioso pra ler esse livro!
    Essa capa, apesar de simples, é muito linda e chamativa além da sinopse maravilhosa.
    Fico feliz que a leitura tenha te agradado e espero poder ler em breve também!
    xoxo
    Bookmore

    ResponderExcluir
  38. A sinopse é boa, e o enredo aparentemente também. Não faz exatamente meu gênero, mas me parece ser uma história bem bonita. :3 Bem interessante os personagens se comunicarem por e-mail em algumas partes, acho bem bacana, dinâmico, real :D
    Beijos!
    http://bahlopes.com.br

    ResponderExcluir
  39. Ai, pronto, eu já estava de olho nesse livro há algum tempo, mas ainda não tinha parado pra saber mais sobre ele. Depois de ler a sua resenha a curiosidade só aumentou, pois eu adoooooro livros assim. Já entrou pra listinha de compras do mês. XD
    Parabéns pela resenha! ^^
    http://www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger