Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Cantinho Infantil: O para sempre de Pedrina e Tunico


 Oi, pessoal! Hoje é dia de Cantinho Infantil, coluna especial para as mamães, titias, irmãs ou qualquer outra pessoa que tenha uma criança por perto. A dica de hoje é O para sempre de Pedrina e Tunico, livro escrito por Claudio Fragata, ilustrado por Cárcamo e publicado pela Galera Record.


 Um certo dia uma mulata chamada Pedrina bate à porta da casa de um garotinho e pede um emprego para a mãe dele, como a mesma precisava a mulata foi aceita e se tornou a empregada deles.
 Com o tempo o garoto foi se apegando à Pedrina, ela cozinhava coisas maravilhosas para ele, mas não era só isso, ela conversava com o garoto e explicava várias coisas que ele perguntava.
 Então um dia Pedrina pergunta para a patroa se pode trazer seu neto para morar com ela, pois a mãe dele está doente e não pode mais tomar conta do garoto, a patroa muito bondosa permite.
 Tunico passa a morar junto com sua avó e depois de um tempo acaba virando um grande amigo do filho da patroa, juntos eles fazem a festa e se divertem muito, mas infelizmente uma hora a vida vai tratar de os separar.

"É, fio, as coisas acontecem sem pedir licença."

 É tão bonitinho acompanhar a amizade dos dois, mesmo Tunico sendo mulato ele foi muito bem recebido e tratado pelo filho da patroa, a amizade entre eles é muito sincera, nenhum dos dois liga para a cor da pele e quando um caso de racismo acontece, os dois ficam chateados na mesma medida, pois como Tunico é amigo do outro garoto, a tristeza dele é a do outro e vice-versa.


 A capa do livro está linda, bem colorida e com uma ilustração muito bem feita, o que chama bastante a atenção das crianças, só de olhar o livro elas já são conquistadas. Por dentro o livro está maravilhoso, as ilustrações estão incríveis e o texto está com fonte grande o que permite uma leitura fácil e agradável. 


"Naquela época eu não sabia que o nunca mais pode se transformar em para sempre. É um dos mistérios dessa vida, que tem mistérios um atrás do outro."

 Esse livro conta a história de um garotinho e seu primeiro amigo e a certeza de que quando amamos alguém essa pessoa permanece conosco para sempre, além disso o livro também fala sobre o racismo, um tema muito importante para ser apresentado para as crianças. Enfim, esse livro tem tudo para agradar os pequenos e possui uma história muito bonita com uma mensagem incrível, por isso ele está mais do que recomendado.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. que gracinha de livro! Eu adoro livros infantis bem ilustrados, e esse está tão fofo ♥

    ResponderExcluir
  2. Oláá
    Poxa, o livro parece ser uma gracinha haha as ilustrações etão lindas e o enredo me atraiu muito, sou suspeita porque adoro livro infantil

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-diario-da-selecao-kiera-cass.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catharina *-*
      Eu também adoro livros infantis e esse está simplesmente lindo, o enredo, o trabalho do ilustrador, da editora. Enfim, está muito amor *o*

      Beijos :*

      Excluir
  3. Ai que fofura de livro *-*
    Adoro livros infantis, principalmente ilustrados.

    http://loucurasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Adoro livros infantis <3, tenho poucos na minha coleção ainda, uma pena! Pelo visto ilustrador fez um ótimo trabalho e a estória trás ensinamentos importantes para as crianças. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e ai?
      Até que a minha coleção é grande e pretendo aumentar mais ainda, porque quando a minha sobrinha for um pouco maior vai ter os livrinhos para ler *-*

      Beijos :*

      Excluir
  5. Que graça. Algo bem necessário, viu. confesso que sou titia, mas os livros infantis são pra mim mesmo.. hehehehehhee
    Esse que tu indicou, não conheço e já vou procurar. Sempre que estou lendo um infantil, imagino que é para minha criança... :D
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk eu também sou titia e os livros são mais para mim também, mas quando minha sobrinha crescer um pouco mais vai usufruir deles o/ Esse é um lançamento da Galera, ele é muito bacana, recomendadíssimo :3

      Beijos :*

      Excluir
  6. Que graça! Bom ver um tema como racismo presente em livros infantis. Sei que as diferenças são colocadas pela mente adulta, pois crianças não enxergam estas diferenças, mas leituras com este conteúdo são sempre bem vindas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma coisa colocada pelo adulto, mas quando uma criança lê algo falando que o racismo não é certo, ele vai questionar quando o pai ou qualquer outra pessoa cometa um ato, né? Enfim, por isso é importante esses livros que falem sobre preconceitos.

      Beijos :*

      Excluir
  7. Achei o livro uma graça, ficou super bem feito com textos pequenos e imagens maiores, perfeitos para atrair crianças mesmo! Achei muito legal abordar o racismo no livro também, acho que esses temas devem ser muito bem desenvolvidos na infância para ajudar na construção de caráter da pessoa quando adulta. Ótimo post :)

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari!
    Ahhh, que fofura :3 Livros infantis sempre pegam a gente e trazem boas recordações <3 E essa edição <3 Tudo muito lindo. No momento eu não leria pq é bem infantil mesmo, e atualmente estou dando uma chance a romances mais maduros e adultos :) Quem sabe depois.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Que livro fofo! Não tenho nenhuma criança na família por enquanto, todo mundo já cresceu *-* mas vou indicar um livro para uma amiga que tem uma priminha. Gostei da historinha :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que graça esse livro! Sempre bom ver essas iniciativas bacanas pra criança!! (coleciono livros infantis, sabia?!)

    Beijo,

    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/channel/UCHHOLxS27CM6-YZmclJfONw?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Realmente a capa e as ilustrações estão lindas!
    Achei muito legal a proposta do livro, de tratar do preconceito e tal...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lari ''buquiacoliqui'', tudo bem?
    Essa capa é muito linda, sério, apaixonei HAAH ♥ Eu fiquei interessado em adquirir essa obra, mas não sei se compro para mim ou meus primos, achei uma graça que só. Queria que a Pedrina fizesse sempre purê de batata para mim se ela fosse minha amiga HAUAHAUAAUA e a história parece ser bem bacana, acho que vou gostar bastante do personagem e fiquei com uma pena em saber que sua mãe estava doente </3 Espero que tu compre pra mim, rica do romance!
    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Lari, que livrinho lindo... adorei as ilustrações e a historia parece ser bem fofa...

    beijosss
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu acho muito legal você ter a iniciativa de falar sobre livros infantis no blog, nós temos que começar a incentivar as crianças a gostar de ler desde pequenas.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa, mto legal contemplar a literatura infantil tb..
    No meu blog faço cada mês com uma temática diferente e estou querendo fazer um mês dedicado a literatura infantil, possivelmente abril já que temos nesse mês o dia nacional e o mundial da literatura infantil...
    E o fato deste livro conter lições sobre o racismo com certeza já faz dele uma excelente leitura para prepararmos nossos pequenos para um mundo mais justo e igualitário..

    Parabéns!!!!
    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  16. Aê! Esse cantinho é para mim. Vou ser titia em breve (own!). Só que eu também curto histórias infantis. Gostei bastante da proposta desse livro. Creio que a literatura é uma ótima forma de mostrar a uma criança o mundo com suas coisas ruins (racismo, nesse caso). A ilustrações estão lindas mesmo. A fonte está ótima para os pequeninos, pelo o que notei pela foto.

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Larissa, tudo bem?

    Nossa! Que livro mais lindo! Me interessei muito pela história! Não sou mamãe nem titia, mas conto histórias em um hospital aqui na minha cidade, então estou sempre atrás de coisas diferentes para levar para eles. Muito legal essa categoria do blog, parabéns!

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, flor! Adorei a dica de leitura para os pequenos. Esse livro me atraiu muito pela sua proposta! Abordar o racismo pela via da amizade é, com certeza, muito melhor do que pela via do agressor-vítima. Por isso, gostei muito!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, que livro fofinho, rsrs, uma pena que realmente não leio infantis, rsrsrs, não sou chegada em ilustrações :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Lari!
    Não conhecia essa sua coluna e achei ela simplesmente uma fofura só. Não sou mãe, ainda, mas sinto falta de cantinhos mais dedicados à literatura infantil nessa nossa blogosfera! Adoro livros fofos e ilustrados, ainda mais quando a história trata de um tema tão passado, mas ao mesmo tempo tão comum como o racismo.
    Adorei a resenha e a coluna!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Adorei esse livro e achei super fofa a história. Livros infantis conseguem cativar e ensinar com suas narrativas. Nesse caso, além de incentivar a amizade, ele também fala sobre racismo e esse aprendizado é importante para a criança. Muito bacana a resenha.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que livro lindinhooo ahahahahaha
    Adorei a história e eu particularmente amo livros infantis <3
    Vou comprar para ler para o meu irmão e meu primo!!!
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  23. Muito fofo!! Adorei a dica de livro para os pequenos, infelizmente meus pequenos (primos) já estão crescidinhos e saindo dos livros infantis. As ilustrações são lindas!

    Bjs
    Jéssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir
  24. Oi, Larissa!
    Não conhecia o livro, mas, por ser titia, eu o achei bem educativo! Quero comprar para os meus sobrinhos até porque eles estão nesta fase de aprender sobre as diferenças =)
    Bjs e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  25. Amo livros infantis , e temos sempre que apoiar a leitura infantil ,porque é desde pequeno que se aprende !

    ResponderExcluir
  26. Este livro traz uma linda lição para as crianças e me lembra muito de alguns livros que li durante a infância. Essas ilustrações me lembram alguém, só não me lembro quem exatamente.

    Beijos!
    http://coolturenews.com.br

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger