Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Se eu Ficar

Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar... 
Páginas: 224

 Se eu ficar foi minha última leitura de 2014 e confesso que foi uma pequena decepção literária para mim, talvez eu tenha criado muitas expectativas e quase sempre quando isso acontece eu me decepciono com o livro, mas valeu a pena ler o livro.


 Como o livro ficou famoso por causa do filme, acredito que quase todo mundo sabe qual é a história dele. Mia sofre um acidente com a sua família, os seus pais morrem, ela e o irmão ficam em estado grave. Levando em conta os acontecimentos, o normal seria a pessoa não ter consciência do que está acontecendo, mas Mia consegue ver tudo o que acontece ao seu redor, seu espírito está fora do seu corpo e assim ela pode acompanhar tudo o que ocorre com ela. 

"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."

 Uma enfermeira diz que é Mia quem vai escolher que se deve partir ou ficar, com isso Mia fica pensando se deve continuar lutando pela vida ou desistir de uma vez. Qual escolha ela irá fazer? Não é fácil para uma garota decidir ficar sabendo que sua família não está mais ao seu lado, mas se ela desistir muitas pessoas irão sofrer.

"Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil."

 A história é narrada por Mia durante 24 horas, ela nos conta o que está acontecendo no hospital e também nos conta coisas sobre o seu passado, momentos com a sua família, com sua melhor amiga e com seu namorado. Podemos perceber que ela está lutando para continuar, mas é difícil para ela, as perdas que ela teve foram o suficiente para fazer uma pessoa desistir de tudo.

"Bem, eu queria morar em Nova York e ter pais normais. Mas é como dizem por aí: "Não se pode ter tudo o que se quer.""

 Essa coisa de estar em coma e o espírito da pessoa estar fora do corpo dela é um tema muito interessante e emocionante, mas confesso que eu não consegui me emocionar com Se eu ficar, eu não consegui sentir o sofrimento dos personagens.
 Falando neles, eles não conseguiram me conquistar, acho que foi muito pouco tempo para conhecer eles, o foco era mais na Mia e ela não foi uma personagem que eu gostei. Sua amiga Kim é uma personagem forte que se mostrou uma grande amiga e o Adam foi alguém que ao decorrer das páginas deu para perceber que realmente amava Mia, mas não teve um aprofundamento nos personagens para saber mais sobre eles, para o leitor criar um laço com eles, sabe? E eu senti falta disso, de me apegar aos personagens, de sofrer com eles.


 Os capítulos não são muito longos e quando Mia vai narrar uma memória do passado, o texto é separado com um espaço em branco. A diagramação está ótima, as folhas são do queridinho papel amarelado e possuem algumas notas musicais lindas, a fonte e o espaçamento estão agradáveis. A troca de capítulo é simples e marcada pelas horas do dia de Mia e a capa está linda. Esse livro possui no final uma entrevista da autora com os atores do filme, também tem uma página dedicada aos agradecimentos da autora e um trecho do livro Para Onde Ela Foi, que é a continuação de Se Eu Ficar.

"O quase não importa. É preciso encarar a situação real, do jeito que ela se apresenta no momento presente."

 A leitura é fluída, mas eu achei a história muito parada, não acontecia nenhuma reviravolta, em momento nenhum eu fiquei surpresa com algo, por isso a leitura não funcionou para mim, eu esperava bem mais desse livro, pensei que a história de Mia iria me emocionar bastante, mas não foi isso que aconteceu.
 No entanto, fiquei feliz em conhecer essa história, pois a mesma é muito bonita, só não funcionou para mim, por isso eu recomendo que se você estiver curioso(a) com a história, dê uma chance, pode ser que ela venha a te conquistar e emocionar.

Obs: Vou tentar assistir o filme e trazer minha opinião para vocês.


Deixe um comentário:

  1. OI Lari, tudo bem
    Ahh, sabe, eu também não vivi grande emoções com o livro tambem. Achei a historia legal, mas não foi a tanto, até pq, a unica parte q realmente pesou pra mim foi a morte do irmão dela. Mas o restante achei meio clichê ou superficial. De toda forma, foi uma boa leitura de 2014. O romance da obra ainda é o ponto mais fraco pra mim, não só pq não gosto do Adam (acho ele um bobão) como pq eles nem essa quimica toda, achei.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David.
      Bom, parece que a leitura não funcionou para nenhum de nós dois kkk A morte do irmão dela foi algo triste, mas no filme pesou mais para mim do que no livro :c Quanto ao romance dos dois, eu achei bonitinho, mas não foi lá aquele romance lindo mesmo. Agora sobre o Adam, eu não acho ele um bobão kkkkkk

      Beijos :*

      Excluir
  2. Oie!!!
    Eu não li e não me interessei, na verdade eu até me senti curiosa, por causa de um amigo, mas é tanto borburinho que fico com pé atras
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brubs.
      Eu estava super curiosa com a história desde que vi o trailer do filme, mas acabei enrolando e vim a ler o livro só agora e ver o filme também, ai eu achei que foi muito borburinho mesmo, porque a história não me agradou e geralmente romances com drama me agradam bastante :c

      Beijos :*

      Excluir
  3. Oi Lari, tudo bom?

    Não consigo me empolgar com esse livro, ele está na lista de leituras desse ano e terá até resenha premiada, mas não me empolgo. Quero assistir ao filme, mas também não me empolgo nele, apesar de adorar a atriz. Então, vamos esperar HAHAHAHA Parabéns pela resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta, estou bem e você?
      Eu estava empolgada com o livro, mas a leitura não foi boa, pensa na decepção :'c kkkkk Agora o filme, eu assisti e até já fiz uma pequena "crítica" sobre ele, mas devo adiantar que gostei muito mais do filme :c

      Bejos :*

      Excluir
  4. Lari lindinha eu ao contrário de você amei o livro senti as emoções de Mia em cada cena. gostei da forma como a autora colocou Mia tendo suas recordações ao lado de sua família, isso mostra a importância de cada momento simples . Amei o livro. Pena que você não curtiu muito. beijos e feliz 2015

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce *-*
      Fico feliz ao ver que a leitura foi boa para você, eu imaginava conseguir gostar da história, mas não deu :'( Enfim, obrigada pela visita e feliz 2015 oo/

      Beijos :*

      Excluir
  5. Oi Larissa, é exatamente por ter medo de me decepcionar que eu ainda não li o livro. Até tenho ele no kindle mas ainda não tive vontade. Esse parece ser um dos raros casos que o filme (que ainda não assisti) é melhor do que o livro! Aguardo seus comentários sobre o filme!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila *-*
      Eu estava com um medinho de me decepcionar, mas li mesmo assim e acabei me decepcionando. É complicado isso e esse foi mesmo um raro caso em que o filme foi melhor, já assisti ele e logo postarei o que achei sobre o/

      Beijos :*

      Excluir
  6. Oi Larissa ^_^
    Ainda continuo querendo muito ler esse livro. Mesmo o tendo em ebook ainda não li. Acho que depois que vi o filme (chorei que nem uma torneira aberta) fiquei com medo de acabar tendo outro ataque de choro lendo o livro.
    Vou esperar uma promo legal no submarino e aproveitar pra comprar o volume um e dois para saber tudo que acontece. Vê se o filme ficou à altura do livro e tals.
    Parabéns pela resenha sincera, Larissa. Confesso que é um pouco desanimador não vê personagens aprofundados em livros. Mas eu sou dos que não espera muito por uma leitura pq já quebrei muito a cara assim e aprendi a lição.
    Sucesso ao blog. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno *-*
      Eu assisti o filme, mas não chorei, só que o achei bem mais emocionante que o livro, então talvez o livro nem te faça chorar. Espero que você leia os dois livros e goste da história, que a leitura funcione para você ooo/

      Beijos e sucesso ao seu blog também :*

      Excluir
  7. Oieee 'sioritan buquiacoliqui' ~nome chique xenti ~, tudo bão?
    AÍ ALGUÉM QUE TENHA A MESMA OPINIÃO QUE A MINHA \ÕÕO~/ Eu tenho esse livro aqui e fiz o máximo que pude para conseguir ler o começo achei legal por ser fluído mas como tu disse é muito parado, os quotes são umas maravilhas ~ NÉ LARISSA~ não sei se ainda vou conseguir ler está obra por causa de vários na frente, mas quem sabe dou uma chance novamente. O filme parece ser legal pelo que o pessoal falou, dizem que é bem melhor que o livro, ai gente estou confuso, leio ou não leio HAUHAUAHUAAH.

    Beeeijos no core e feliz 2015 MUAHAHAHA
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luan rsrs
      Recomendo que conclua a leitura, só assim você pode saber se vai gostar ou não, o filme eu achei melhor que o livro, ele conseguiu me conquistar mais.

      Beijos :*

      Excluir
  8. Eu não tinha lido uma resenha "negativa" desse livro ainda. Ouvi falar MUITO dele, muito mesmo, graças a sua adaptação. Aí, quando estou no Projeto Mais Leitura (Não sei se conhece, mas é um projeto onde os livros custam de R$2,00 a R$4,00) eu me deparo com um livro azulzinho e pequeno da Rocco, com o nome "Se eu Ficar". Era ele mesmo, numa edição bem pobrezinha - em relação a atual - de 2009. Eu achei que ela seria tipo, algo de colecionador, haha, afinal eu nunca tinha tido ideia da existência dela.
    Ainda não li, mas já emprestei para uma amiga, ela disse que é "Maravilhoso", o gosto literário dela é mais de romances e tal, e ela uma pessoa mais facilmente impressionável que eu. Então, agora estou com uma pulga atrás da orelha, mas vou dar uma chance a história assim que eu puder.
    Ah, o lay ta lindo, e como o blog cresceu! Meus sinceros parabéns.
    Depois me faz uma visita ;) , espero que goste das mudanças.
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natálie *-*
      Que bacana esse projeto, aqui não tem algo assim, poxa :'( Fico feliz que a leitura tenha funcionado para a sua amiga, mas para mim não deu certo e olha que o meu gosto literário é mais de romances também :c Espero que você goste da leitura, é tão ruim ler e não gostar :c
      Obrigada, Natálie s2

      Beijos :*

      Excluir
  9. Ah, já ia me esquecendo.
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  10. Oooi,

    Eu ainda não li, acho que os super elogios que a obra recebeu acaba nos fazendo decepcionar. Não tenho muita vontade de ler esse nem a continuação que já vi muuuitas criticas negativas. Acho que vou ficar só com o filme!
    Fiquei triste por vc não ter gostado muito do livro.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana *-*
      Muuuitos elogios que fizeram eu ter em mente uma história fantástica, não me leve a mal, a história é linda, mas é tudo tão parado no livro, no filme a história ficou linda, mas no livro foi cansativa. Enfim, eu acho que a continuação iria me agradar mais, mas não sei se quero ler, sabe?

      Beijos :*

      Excluir
  11. Finalmente encontrei alguém que também não amou esse livro! Fiquei bem decepcionada, esperava muuito mais. Muito fofo o seu blog! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia oo/
      Não gostou também? Esse livro é tipo uma decepção beem grande, já vi muitos leitores que se decepcionaram, a história funciona melhor na adaptação, no livro não deu certo :c

      Beijos e muito obrigada :*

      Excluir
  12. Pena que a leitura não funcionou pra você, que o livro não te emocionou e as personagens não te conquistaram. Eu amei, consegui sentir toda a dor da Mia e fiquei angustiada enquanto ela não tomava a decisão. Espero que assista ao filme e que goste dele!

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a leitura não deu certo para mim, agora o filme deu, me emocionei bem mais com ele, lá pude sentir a dor da Mia e gostar dela.

      Beijos :*

      Excluir
  13. Olá Larissa!
    Eu estou ficando com medo de ler esse livro, a maioria das resenhas que li sobre ele foi criticando negativamente e isso me desanima. Ganhei ele de presente de aniversário e está lá na minha estante parado para lê-lo. É muito ruim quando o livro não supera as nossas expectativas.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen!
      Poxa, que pena, ninguém ta te animando com a leitura? kkkk Mas leia, só que sem grandes expectativas, pois elas te traem e você acaba se decepcionando, foi o que aconteceu comigo :c kkkk

      Beijos :*

      Excluir
  14. Eu passei pelo mesmo que vc... Tinha muita expectativa e me decepcionei porque não consegui me conectar aos personagens e enxergar a beleza da história. No entanto, vi o filme e até chorei, foi lindo! O enredo se encaixa melhor à realidade cinematográfica, vale a pena assistir.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Giulia? Passamos pelas mesmas coisas com essa leitura :c Eu assisti ao filme já e a história se encaixa melhor no filme mesmo, lá eu consegui sentir a dor da Mia e gostar dela, me emocionei com a história no filme, mas não chorei kkkkk

      Beijos :*

      Excluir
  15. Oi,
    Também tinha muita expectativa sobre a obra, mas não cheguei a me decepcionar.Achei que eu me emocionaria mais, porém não. Fiquei comovido com a dor da Mia e etc, mas não cheguei a derramar uma lágrima sequer, como houve no filme!
    É parado sim, mas foi uma leitura legal pra mim. Quero muito ler o segundo volume agora. rs

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano.
      Fico feliz que a história tenha funcionado para você, é tão ruim quando nos decepcionamos, né? Espero que o segundo volume seja uma leitura melhor ainda oo/

      Beijos :*

      Excluir
  16. Eu assisti o filme, achei muito bom, mais não gostei do final.

    http://moda-e-magia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thays.
      Eu assisti o filme e ele para mim foi melhor que o livro, quanto ao final, eu achei mais ou menos.

      Beijos :*

      Excluir
  17. Decepção realmente descreve esse livro. Como você, iniciei a leitura cheia de expectativas mas não consegui sentir toda aquela profundidade que a história deveria ter passado. Gostei muito da família de Mia e de Adam. No final deste livro também tem o primeiro capitulo do próximo e eu já imagino que eu vá gostar mais dele do que desse.
    E assista o filme sim, bem mais envolvente e emocionante.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que o segundo volume iria me agradar mais que o primeiro, mas ainda não sei se irei ler :c Quanto ao filme, eu já assisti ele e é bem mais envolvente e emocionante mesmo.

      Beijos :*

      Excluir
  18. Oi Lari.
    Sim, eu também achei essa história muito parada, e não gostei da Mia, não desenvolvi nenhuma simpatia por ela, achei uma personagem muito fria, apagada, apática, sem graça.
    Nem assisti o filme ainda, mas pelo trailer ele parece bem mais emocionante que o livro.
    Eu amei Adam e Kim, eles roubaram a cena.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty.
      A Mia é uma personagem beem chatinha, não vi nada de interessante nela no livro, realmente o Adam e a Kim roubam a cena. Agora no filme eu consegui gostar da Mia, lá eu pude sentir a dor dela e me emocionar mais com a história. Caso não tenha visto o filme, eu recomendo, ele é melhor do que o livro.

      Beijos :*

      Excluir
  19. Olá

    Não me interesso pela leitura deste livro, porém ele veio como uma onda, passou e pegou várias pessoas. Alguns amaram, outros odiaram e enfim, você ficou no centro haha será que vai gostar do segundo volume? Achei a diagramação realmente muito bonita, a editora sempre capricha, também gostei de saber desses extras sobre o filme (que eu ainda não conferi, mas não tenho tanta pressa) uma pena que não superou suas expectativas.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  20. Olá tudo bem?
    Ainda não li esse livro mas já assisti o filme, e o filme me emocionou muito!!
    Tenho muita curiosidade em ler este livro porém muita gente fala que o livro não é lá aquelas coisas rs então fico com um pouco de receio.
    Ótima resenha
    Beijooos

    https://cantodelivros.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá minha flor...

    Bom eu assisti o filme e me emocionei no final, mas detestei como finalizou... ainda não li o livro, mas ele está aqui para eu começar a ler... muitas pessoas tem feito resenhas negativas... quero dizer que meio que se decepcionaram e eu fico imaginando se isso vai acontecer comigo, porém não estou com muitas expectativa, pode ser que venha funcionar pra mim... é uma pena que não tenha de segurado e feito você entrar na história como gostaria... Xero...

    ResponderExcluir
  22. Oiiii Larissa
    Vejo vários blogueiros falando que não gostaram e se decepcionaram com esse livro. Apesar disso eu ainda quero lê-lo, e quando o fizer, vou ir com as expectativas bem baixa, talvez assim eu goste.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ooi Lari, tudo bem?
    Sabe quando você ler muitas resenhas de um livro e termina não querendo mais lê-lo? Pois é, aconteceu comigo no caso de "Se eu ficar". Mas todas as resenhas tem um mesmo ponto, o livro não possui muitas reviravoltas. O que me deixa bem chateada. Não gosto de livros frios.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá! Por mais que eu queira ler esse livro, acho que terei as mesmas impressões que você! Gosto de histórias com reviravoltas e a coisa muito parada acaba cansando! Gostei da sua resenha, e independente de não ter gostado tanto do livro, quero arriscar na leitura! rsrs
    xoxo
    http://www.bookmore.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Amei o livro Se Eu Ficar, e amei o romance entre Adam e Mia, embora o final não seja os dos melhores, mas recomendo que leiam a continuação da história no segundo livro que se chama: "Para Onde Ela Foi" o desfecho da história é lindo..Amei!!

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger