Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Cantinho Infantil: Xerazade, a onça e o saci

 Hey, bookaholics! Hoje vim novamente trazer a dica de um livro infantil para vocês, o livro de hoje é Xerazade, a onça e o saci. Ele é indicado para crianças maiores de 12 anos, pois é uma história mais longa e fala sobre mortes e outras coisas que eu não recomendaria para crianças menores.


 "Xerazade, a onça e o saci" começa contando a história de dois irmãos, Jairo e Jarbas, que chegaram ao sertão, pois haviam herdado terras lá, os dois começaram a trabalhar tanto que logo os dois enriqueceram.
 Um dia uma onça apareceu pelas terras de Jairo, ela comeu um garoto por lá, o que deixou as mulheres apavoradas, com isso Jairo decidiu ir a caça e matar a onça, mas para isso pediu ajuda de seu irmão.
 Jarbas não negou ajuda e quando estava indo para as terras do irmão notou que tinha esquecido o facão, voltou então para buscá-lo, mas ao chegar lá se deparou com sua mulher na cama com outro homem, com esse ocorrido, Jarbas ficou deprimido e quando chegou nas terras do irmão decidiu que não iria caçar a onça. 
 Todos os homens saíram para a caça, Jarbas foi o único que ficou, mas ninguém imaginava isso, por isso a mulher de seu irmão organizou uma festa para trair o marido, nesse momento Jarbas ficou mais animado, pois seu irmão estava em uma situação pior.

"O consolo dos infelizes é saber que tem alguém mais infeliz ainda."

 Então os dois irmãos acabam conversando um dia e Jarbas revela que foi traído e que seu irmão também, movidos pela raiva eles decidem ir embora de suas terras por causa da humilhação. Mas depois eles voltam, Jairo manda matarem sua mulher e decidi que nunca mais se casará com outra, já Jarbas manda matar sua mulher e decidi que vai se casar todo dia com uma mulher diferente e no amanhecer vai mandar executá-las.
 As mulheres das terras de Jarbas estavam apavoradas, o povo estava ficando revoltado com a situação, então a filha de um dos funcionários de Jarbas decidiu por fim nisso, ela iria se casar com ele e tentaria fazer com que ele parasse com isso. Seu nome era Xerazade, ela era uma mulher muito inteligente que lia muito, mas será que ela iria conseguir realizar seu plano? E onde o Saci entra nisso? Só lendo para saber, meu povo.


 A leitura desse livro foi muito fluida, achei a história muito bacana e diferente, a Xerazade é uma personagem muito inteligente e o plano dela foi algo muito bem pensado, o jeito que o Saci entra nessa história é bem interessante, eu não imaginei que seria do jeito que foi e o final do livro é super bacana.
 A diagramação do livro está ótima, a fonte está em um tamanho agradável, a troca de capítulos é bem simples e a folha é branca, as ilustrações do livro combinam muito bem com a história e essa capa está linda. 
 Enfim, eu recomendo muito essa história, não só para crianças, mas para os adultos também, quem gosta de histórias sobre o sertão vai gostar bastante dessa, quem não tem o costume de ler histórias assim (meu caso) pode acabar se surpreendendo e gostando muito também.

(livro recebido de parceria com a editora)

Deixe um comentário:

  1. Que capa linda e que edição realmente bem elaborada! Esse livro deve ficar muito bonito na estante e, com um título assim, atiça demais a curiosidade. Só achei estranho a forma como Xerazade é escrito, pois fico com aquela ideia muito intensa de ter algo a ver com o Oriente Médio.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edelbra sempre arrasa nos livros *o*
      E quanto a ter algo a ver com o Oriente Médio, caso eu não esteja enganada a lenda é inspirada em uma do oriente, algo assim.

      Beijos :*

      Excluir
  2. Oi! Eu já tinha ouvido falar desse, mas não conhecia a edição que por sinal é linda, contos infantis são ótimos para começar a literatura nas crianças, apoio isso para todos inclusive meu irmão que já está se tornando um viciado em leituras, marcadores e bottons.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a edição do livro é muito bonita, essa editora tem um capricho tão grande com os livros *-* Enfim, fico feliz que seu irmão já esteja se tornando um viciado em leituras, isso é algo muito bom *o*

      Beijos :*
      Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

      Excluir
  3. Que gracinha!! Tenho que ler um livro com tema Folclore/Mitologia e gostei dessa opção, se eu conseguir encontrar com preço bom!! Adoro os infanto-juvenis!
    Ótima dica! ;)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do livro, Samy o/ Espero que tenha oportunidade de ler ele :3

      Beijos :*

      Excluir
  4. Olá minha linda, como vai?
    Meu deuuuuuuuuuuuuuuus que capa e diagramação mais linda é essa. Não basta a capa ser linda, ainda é capa dura? Preciso urgentemente. Mas não gostei muito da premissa, acho que infelizmente iria demorar um ano para ler :/. Mas quem sabe seja apenas um pensamento.
    Mas amei sua resenha e que bom que gostou!
    Beijos, sucesso <3.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iris.
      Estou bem e você?
      A premissa dele não chama tanto a atenção, mas é uma história bem interessante, vale a pena, mais ainda porque o livro é maravilhoso kkkk

      Beijos :*

      Excluir
  5. Gente eu amei a ilustração ! Serio, linda por demais!
    A resenha tá otima em
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente, onde será que entra o Saci? A curiosidade me corroendo. O que eu achei interessante é que é uma releitura do Livro das mil e uma noites, não é isso?! Até o nome Xerazade tem intertextualidade com a literatura Árabe.
    Você tem razão, é para crianças maiores já entrando na adolescência.

    Beijos, Larissa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilda o/
      Eu também fiquei me perguntando isso e fiquei super curiosa, mas depois ele entra na história e dá para entender melhor kkk Sim, acredito que é uma releitura.

      Beijos :*

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Acho muito fofos esses livros infantis...tenho vários priminhos que presenteio somente com livros, ótima dica para os próximos aniversários!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo e ai?
      Aaaah que bacana, sempre que dá eu trago algumas dicas de livros para as crianças aqui no blog, você pode aproveitar e ir marcando as dicas para dar para as crianças oo/

      Beijos :*

      Excluir
  8. Olá!

    Lindo livro! A capa ficou super bem-feita e a história parece ser muito boa. Vou pesquisar mais sobre ele.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Instagram @blogresenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamila.
      Esse livro é muito lindo mesmo e a edelbra arrasou na edição, na verdade ela sempre arrasa oo/

      Beijos :*

      Excluir
  9. Oi, Larissa!
    Gostei desta indicação, pois acho perfeitamente, que pode ser uma leitura para todas as idades.
    Adoro livros com ilustrações, principalmente se o enredo for baseado no rico mundo do folclore e fantasia.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiana!
      Eu acho que não pode para todas as idades, essa coisa de traição, morte e vingança não é legal, mas pode ser que a criança goste, né? kkkk Enfim, fico feliz que tenha gostado da dica.

      Beijos :*

      Excluir
  10. Bom dia, Larissa! Tudo bem?
    Gostei bastante em conhecer esta obra literária, pois gosto muito do folclore brasileiro, e a do Saci é uma que venho acompanhando desde a infância (assim como algumas pessoas). Concordo completamente com a Fabiana, é uma leitura recomendada para todas as idades! A capa é bem bacana e gosto muito do trabalho dessa editora ♥ Pois é, fiquei perguntando "Mas, cadê o saci?" HAUAHAUAH.
    Beijos,
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  11. Que edição linda. Que máximo a trama ter elementos folcloriconacionaisl. A diagramação parece ser linda. Que ótimo ser uma leitura para todas as idades.
    cafeecomletras.com.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger