Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Anime: O Túmulo dos Vagalumes



Sinopse: O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos. A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra. 
Duração: 90 min.  
Gênero: Animação/ Drama/ Guerra



 Eu estava em um momento que só queria assistir animes de drama para chorar mesmo, então encontrei esse anime. Eu queria chorar ok? Mas esse anime me fez transbordar lágrimas, eu chorei o anime todo, pois a história é de cortar o coração.

 Seita e Setsuko estão sem os pais, completamente sozinhos em meio a catástrofe da guerra, eles procuram ajuda, mas não é fácil conseguir, pois as pessoas ao redor possuem suas próprias preocupações e não estão dispostas a ajudar o próximo.
 Como Seita é o mais velho sobra para ele o papel de protetor, ele que vai ter que procurar ajuda em todos os lugares, ele que vai ter que encontrar comida e água, ele que vai ter que cuidar dele e de Setsuko. Isso não é uma tarefa fácil, mas Seita se mostra um irmão incrível durante toda a animação, ele cuida muito bem de Setsuko e nunca desiste, mas sobreviver em meio a uma guerra como essa é algo bem difícil e os irmãos irão sofrer muito.


 Então acompanhamos a luta de Seita e Setsuko pela sobrevivência, a história desses irmãos é muito comovente e triste. E saber que teve pessoas que passaram por experiencias parecidas faz com que a gente pense e reflita sobre muitas coisas. Uma guerra independente se tem motivo para acontecer sempre é algo desastroso e que traz a desgraça e a tristeza para muitas pessoas e famílias, nesse anime isso fica muito evidente.
 Algo que eu achei muito bonito nesse anime é a forma como foi retratado o amor entre Seita e Setsuko, podemos ver o quanto os dois se amam e que fariam tudo um pelo outro, é um amor tão bonito que realmente emociona quem está assistindo. Os dois personagens são muito bem construídos, é muito fácil se apegar aos dois e mesmo sabendo que o anime não terá um final feliz a gente torce para que os irmãos tenham, porque eles merecem.


 O anime todo é triste, mas há uma cena especial que é de cortar o coração mesmo, uma cena que me fez chorar muito, pois foi algo tão triste mas tão triste que me deixou um tanto perturbada e com raiva dessa guerra ter ocorrido. Eu via os irmãos sofrendo e ficava pensando em como seria eu estar ali no lugar deles com o meu irmão, pois uma guerra acontecer não é algo tão difícil, podemos acordar amanhã e estarmos sendo bombardeados também, ninguém está imune a uma tragédia como essa.
 Enfim, eu recomendo esse anime para todos, você não precisa ser fã de animes nem de dramas para gostar dessa história, pois a mesma é muito linda e emocionante, vai fazer você refletir sobre muitas coisas, eu mesma refleti durante a animação toda e ainda reflito quando lembro do anime, a história é incrível, sem sobras de dúvidas esse é um dos melhores animes que já assisti na minha vida, por essa razão eu quero compartilhar ele com todos.



 PS: Caso queiram assistir o anime, vocês encontram ele no anitube e acredito que até mesmo no youtube. E falando em Youtube, lá tem o filme do anime, que eu ainda não assisti, então não posso falar sobre ele, mas pretendo em breve oo/

Deixe um comentário:

  1. Oie Larissa!
    Não costumo assistir animes de Drama, mas esse me chamou bastante atenção por se passar no período da Segunda Guerra Mundial, eu costumo ler Livros desse período...
    Anotei a sua Dica aqui na minha lista! ^^
    Beijos e até!
    Sou do Blog:
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Não costume assistir animes mas meu marido adora e já mandei o link do seu blog no face dele pois com certeza ele vai querer assistir. Acho que é questão de geração e tecnologia. Animes não é algo que faz parte da minha época por outro lado meu marido é fascinado porque diz que é uma tecnologia diferente dos desenhos animados que assistíamos então é isso....kkkk bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lari! Sempre vejo animes no blog do Matheus, mas nunca me interessei muito. Mas esse que vc mostrou me deu vontade de ver, acho que por causa do tema, dessa coisa de irmãos. Achei lindo esses gifs, em especial quando ela fica toda feliz e abre um sorrisão.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa, fiquei interessada! Gosto de dramas, gosto de animês (embora faça muitos anos que não assista) e adoro histórias com guerras como pano de fundo.
    Acho que vou me acabar de chorar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lari! Nunca vi este anime... na realidade, não sei se já vi algum outro rsrs
    Parece ser lindo mesmo!! Vou procurar pra assistir...
    Esses dias eu comecei a assistir Gen, mas travou kkkkkk

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Esse filme é o próximo da minha maratona de filmes do Studio Ghibli, então a crítica sai na sexta feira no meu canal. Confesso que não me lembrava direito da história até re-assisti-la. É realmente um ótimo drama que veio pra quebrar as fantasias dos filmes anteriores do Hayao Miyazaki. Fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Lari lindinha só a sinopse já me fez ficar com um aperto no coração e estou evitando crises de choro rsss, fome, tristeza tadinhos. Em outro momento quem sabe. Pelo visto é um ótimo drama pelo que você chorou rssss. beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari.
    Eu não gosto de animes, não tenho o costume de assistir, mas gostei do background de O Túmulo dos Vagalumes, e por conta disso vou deixar a página que você indicou salva pra assistir assim que possível.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Estou numa fase "sem anime" hahahaha porque estou tentando colocar as series em dia. Mas, pela sinopse realmente você queria desaguar hein? Levando em conta que eu sempre me emociono muito em livros de guerra, com certeza também desabaria igual a você. Li uma sinopse com irmãos na guerra faz pouco tempo, mas não consigo lembrar o nome do livro :(

    ResponderExcluir
  10. Oiii,

    Acho que já disse aqui que não sei muito sobre anime, mas eu gosto dos traços, gosto da forma como eles tratam as histórias, é bem legal isso.
    Achei os gifs uma fofura!!
    Desculpa não ter um comentario super construtivo é que esse tema é o que eu menos entendo :(

    Beijinhos
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa, tudo bem?
    Porque você queria chorar??? Sua resenha está linda, seu texto está cheio de sentimentos pelos personagens, não tem como não nos contagiar e querer nos emocionar também com essa história. A guerra realmente destrói vidas, é muito triste.
    Vou pesquisar esse anime, acho que vale a pena assisti-lo, depois do que falou.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,Lari
    Eu te entendo, as vezes a gente quer chorar e limpar a alma. Eu não sou muito de animes, só acompanhei Avatar.
    Não conhecia esse anime, mas essa desolação que acomete a vida dos irmãos parece ser bem triste mesmo. Vou ver se pesquiso para assistir quando quiser chorar :3
    Adorei;

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Não sou de assistir animes, mas fiquei com vontade de assistir esse... Não sei se pela carga emocional,ou pela sua opinião sobre o anime que está ótima, só sei que me deu vontade rsrs



    Beijos,

    ResponderExcluir
  14. Qualquer história que se passe no período de guerra mexe comigo e me emociona.
    Se você soubesse o quanto eu odeio elas.. pra mim elas se resumem a destruição em massa sem um motivo que justifique tal ato. Se é que pode existir uma justificativa para tamanha atrocidade. enfim
    Achei linda a proposta e, apesar de nao assistir muitos animes, vou tentar assistir =D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa,
    Não curto animes, infelizmente, porque essa história de irmãos em tempos de guerra são tão interessantes, não é mesmo?!
    Acho que o ser humano se perdeu no meio do caminho, precisar matar inocentes para conquistas pessoais em nome de uma nação é deplorável demais!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro histórias ambientadas durante a segunda guerra, mesmo que seja um período muito cruel. Tenho certeza que ia chorar o tempo todo, histórias com irmãos são meu fraco, e essa então, com os dois tentando sobreviver em uma época tão difícil, deve ser mesmo de cortar o coração. Como eu adoro coisas que me fazem chorar, anotei a dica aqui! Quero assistir tanto o anime quanto o filme.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Lari,

    Gostei muito da sua análise que me conquistou e despertou o desejo de assistir a este anime embora, normalmente, eu não assiste a nada que me faça chorar, a menos que tenha uma temática que me leve à reflexão constante e parece que este será assim.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    olha esses animes estão dando o que falar. Já tenho uns aqui marcados para assistir de tão bem que falaram(culpa do Matheus. hahaha). Agora você vem com este que só de ler me cortou o coração.
    Guerra sempre sera guerra, sempre vai prejudicar muito as pessoas inocentes. E guerra nunca é motivo ou houve motivo importante para ter acontecido.
    Eu gostei bastante do anime e pelo que você falou sobre ele, meu tempo infelizmente é muito curto, mas marquei o nome aqui e vou procurar por ele, e espero assistir e me emocionar assim como você.
    Amei a dica!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  19. Olá, Larissa!

    Sempre ouvi várias pessoas falando bem de diversos animes, mas nunca tive vontade de assistir a nenhum. Não sei por qual motivo, mas não consigo achar graça. Me parece algo infantil, não sei (me julguem)! Enfim, adorei sua resenha/indicação e os pontos que você levantou, mas mesmo assim, deixarei esse tipo de conteúdo para quem realmente gosta!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sou um completo leigo quando se trata de Animes e Mangás. Fiquei muito tempo da minha vida sem interesse nenhum, feliz com meu Dragon Ball de manhã que pra mim já era o suficiente. Me arrependo hoje em dia porque ouço falar de muitos animes mega interessantes e simplesmente não tenho mais tanto tempo de assistir, e esse é um que eu achei muito legal também.

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Olá Larissa!
    Eu não sou muito fã de anime, mas achei a história desse muito linda e emocionante. Fiquei muito curiosa pra saber se os irmãos conseguiram sobreviver a isso tudo. Vou procurar saber mais da história.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger