Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Cantinho Infantil: I de índio, G de Gente




 Hei, quem estava com saudades do Cantinho Infantil? Eu estava morrendo de saudades dele, por isso hoje o post será para as crianças e o livro da coluna dessa vez será I de índio, G de Gente da editora Edelbra.


 Como podem ver pelo título e pela capa, o livro de hoje também fala sobre os índios, mas a história é diferente. I de índio, G de Gente é um livro que trata sobre as diferenças das pessoas, a diversidade de língua, costumes, gostos, entre outras coisas.
 O foco desse livro é mostrar para os leitores que os índios embora sejam diferentes, eles não são ruins, são iguais a nós só que possuem costumes diferentes, o que os torna diferentes em alguns aspectos, mas isso não quer dizer que eles sejam inferiores.
 Para mostrar que nós somos todos diferentes, o livro cita a forma de falar de cada região do Brasil, cada uma possui uma maneira de falar e palavras diferentes, mas continuamos sendo todos brasileiros e humanos.
 Algo bem bacana no livro é uma parte em que fala que as pessoas que gostam de uma coisa, não querem saber de outra e não gostam de pessoas que gostam do que ela não gosta, isso é algo que acontece bastante, né? 
 Nesse livro também há uma parte em que fala que os índios estavam aqui bem antes dos não índios chegarem e diz que naquela época havia muitos índios pelo Brasil.
 Ai chegando ao finalzinho do livro, tem uma pequena curiosidade para as crianças, que são duas palavrinhas que usamos e que são de origem indígena e para encerrar o livro, a última folha nos conta um pouco sobre o que é ser índio, um textinho bem resumidinho e a última frase é "Por isso, VIVA A DIFERENÇA!"


 Esse livro possui umas ilustrações bem bonitinhas, mas não são aquelas ilustrações bem feitinhas que possuem todos os detalhes, é algo bem mais infantil mesmo. As páginas possuem pouco texto, a maioria possui uma frase só e a fonte está em um ótimo tamanho, além de que há um fundo preto para o texto, o que facilita bastante na hora de ler.
 Por fim, eu recomendo esse livro para as crianças, pois ele é bem fácil de ler e possui uma história bem bacana, tenho certeza que as crianças irão adorar, até porque a maioria delas gostam de índios, né?


Deixe um comentário:

  1. Aaaaaaaaah, adorei! Eu já sou gamada em infantil, então não é muito difícil eu gostar desse. Ainda mais falando sobre índios, um tema importante pra se tratar, especialmente o fato de destacar que eles chegaram primeiro que os portugueses. E as ilustrações estão lindas, mesmo simples!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Acho que é justamente essa a função dos livros infantis: entreter e educar!!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica de livro, super interessante e didático também. Parabéns pelo cantinho :-)

    Beijos,
    Érika Cibely
    http://www.sempreconectada.com/

    ResponderExcluir
  4. Vou acompanhar sempre as dicas infantil , meu bebê está com 5 meses logo vou começar a ler para ele , adorei essa indicação . E contar aos pequenos um pouco sobre esse povo lindo que são os índios .

    beijos

    Joyce

    ResponderExcluir
  5. Oi Lari, tudo bem?
    Adorei o post, eu de vez em quando também gosto de ler alguns livros infantis e esse tá muito lindo, além da história parecer super fofa.
    O último que li foi uma aventura, mas ele não era lindo e ilustrado como esse seu.

    Beijão :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lari!
    Eu adoro livros infantis! Tenho o bom hábito de incentivar a literatura em minha casa, e sempre estou lendo livros desse gênero para poder indicar os mais adequados as crianças. Tenho certeza de que procurarei I de índio, G de Gente, principalmente por abordar um tema tão importante para a formação de uma sociedade futura, que é a diversidade cultural. Muito legal a sua resenha!
    Beijos!
    http://cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Eu livros infantis, são lindos... As ilustrações sempre tão perfeitas *-*
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Lariiii... to de volta! =D
    Já falei e repito: livros infantis são demais!!! Acho lindo quando o autor tem esse lado social e educativo. Diferente daquele livro que mostrei no blog, este é um livro que mostra à criança várias nuances da sociedade, sem precisar apelar para algo ruim. Muito fofa a foto de dentro do livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Só de pensar nas pessoas imaginando que os índios são ruins ou inferiores me embrulha o estômago. Muito legal a ideia desse livro, de conscientizar as crianças de que todos somos diferentes, mas ninguém tem mais valor que outra pessoa. O Brasil, particularmente, tem mesmo uma diversidade imensa, com esse território gigantesco, gostei do autor demonstrar isso através de diferenças locais na linguagem.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Não sei o que eu gosto mais, do livro ou das suas bonequinhas *-* amo disney e adorei sua ariel e branca de neve. Gosto de ilustrações mais cruas, acho que existem diversas ilustrações legais mesmo que de estilos diferentes. Tenho uma sobrinha de 7, e ela adora que leiam historia para ela, vou procurar por esse livro :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Florrrrrrrrrrrr!
    Achei ele lindo por dentro! Quando eu era menor - hahha - eu não gostava de ler nada de Índio! Isso devido a um livro ruim que me traumatizou! Já superei o problema!
    Adorei a dica e a resenha!
    Um beijão!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Larissa
    Eu adorei o livro, já vou deixar anotado aqui para comprar para meus primos. Adorei as ilustrações, além que ele passa uma mensagem importante para criança. Não conhecia o livro, mas adorei a dica.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Infantis <3
    Sou apaixonada por esse tipo de livro. E esse é tão fofinho. Além de ter uma mensagem pra lá de importante né?!
    Adorei a dica. Pena que meu afilhado ainda é muito pequenino pra isso =/

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa, tudo bem?
    Não conhecia o seu cantinho infantil e adorei essa proposta. O que mais gostei foi da mensagem do livro. Eu já comentei isso antes, acho super importante passar isso para as crianças, e é importante que os adultos leiam também, para auxiliar na educação dos seus filhos.
    Viva as diferenças.
    beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa que fofo.
    Amo coisas infantis rs.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa que graça este livro, eu sempre estou a procura de livros diferentes e que ensinam algo aos meus filhos e este livro é maravilhoso par os meus pequenos, já que minha filhota com certeza não iria se interessar.
    Adorei sua dica, e o livro como disse é uma graça. Além de trazer um assunto que vá ensinar algo, ele trás ilustrações para despertar o interesse da criançada.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Que bacana esse livro.
    Amei as gravuras e principalmente o conteúdo.
    Vou deixar anotada para quando o meu filho tiver mais idade poder ler.
    Adorei a dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Ótima dica de livro, é bom incentivar as crianças a ler desde pequenas. A mensagem que o livro passa também é muito legal! Beijos..

    www.todacharmosa.com

    ResponderExcluir
  19. Oieeee, adorei sua resenha rsrs, nunca tinha visto o livro a achei ele muito interessante, adorei a temática do livro, as diferenças, os costumes, a língua e principalmente o destaque no índio me deixou curioso para conhecer o livro, acho índio muito interessante e tenho muita vontade de saber mais sobre este povo rs, apesar de não ser criança mais eu fiquei com vontade de conhecer e ler o livro rs, Abraços.

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger