Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Cantinho Infantil: Foi vovó que disse



  Oi gente, estavam com saudades do Cantinho Infantil? Hoje eu trago ele novamente para vocês, dessa vez o livro da coluna será Foi vovó que disse, da editora Edelbra. Vamos lá?


 Como podem reparar na capa, esse livrinho é sobre índios e quem conta a história para nós é o Kaxiborempô, um índio de 6 aninhos, ele nos conta ao decorrer do livro coisas que sua avó ensinou para ele, é meio que uma tradição, não é só dos indígenas, mas de outras pessoas também ouvir o que os avós dizem, pois eles são mais velhos e consequentemente mais sábios.
 Na primeira página, o nosso querido indiozinho se apresenta e diz que desde pequeno aprendeu a respeitar a natureza, algo muito admirável, já que hoje em dia isso não é tão frequente. Ele nos diz que sua vovó lhe contou que a natureza é sua amiga, mas se ele se virar contra ela e não cuidar da mesma, ela ficará chateada e irá meio que se vingar dele usando duendes. O indiozinho também cita no livro os famosos encantados, que para nós são os seres do folclore, como a Yara e o Curupira.
 Uma coisa que gostei muito foi quando o Kaxiborempô falou sobre o silêncio, ele diz que a vovó o ensinou que o silêncio fala com a gente e que só com ele podemos contemplar a beleza do mundo ao nosso redor e isso é verdade, apenas quando nos calamos que podemos realmente prestar atenção nas coisas.
> O indiozinho também cita no livro o nosso povo, dizendo que ele é descrente nos espíritos da natureza, sua vó também disse que eles não conhecem a mesma coisa que o povo de Kaxiborempô, que não se parecem com o indiozinho, mas que quando esse povo diferente chegou aqui, os índios já habitavam essas terras.
 No final do livrinho há uma parte muito bonitinha que fala sobre o preconceito que o indiozinho não entendeu muito bem o que é, pois para ele todos são irmãos e irmãos devem cuidar um do outro. E há na mesma página um pequeno recadinho do indiozinho dizendo que quer ser seu amigo e é só na última página que ele se apresenta, então eu passei a história inteira sem saber o nome dele.


 As ilustrações desse livrinho são bonitinhas, mas algumas chegam a ser estranhas, essa página da foto é a mais colorida e feliz do livro, logo foi a que eu mais gostei, eu acredito que se as ilustrações tivessem sido mais coloridas, o livro ficaria mais bonito ainda. As páginas são nesse tom de marrom da foto e são de um papel meio grossinho e que tem um cheiro viciante. 
 Por fim, eu devo dizer que adorei o livro e a história que ele tem para passar, recomendo que vocês leiam para as crianças, pois o livro vem tratar de assuntos importantes de uma maneira fácil e que para as crianças será um incentivo.


Deixe um comentário:

  1. Parece bom, vou procurar.
    beijocas ;)

    ResponderExcluir
  2. O livro é sobre índios ? owwwwwn!! Sou apaixonada pela cultura indigena e a capa é muito meiga, vou procurar para compra <3

    Xoxo ;*
    TDM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Luanna.
      É sobre índios, uma belezinha, você vai adorar *-*

      Beijos :*

      Excluir
  3. Amei as ilustrações, que fofo *-*
    Vou procurar!
    Beijos,
    Neyla.
    http://pordentrodaloucura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho parceria com essa editora e pedi alguns infantis também..achei uma graça e fiquei curiosa,adoro livros fofos assim e as leitoras mamães lá no blog também,kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah! Simeia, os livrinhos infantis deles são lindos, tão bem feitos e com historinhas tão fofinhas, você fez uma ótima escolha solicitando alguns, além de ser uma forma de nos fazer lembrar da nossa infância, também é uma ótima dica para as mamães de plantão, afinal, não é fácil achar recomendações de livros para a criançada o/

      Beijos :*

      Excluir
  5. Ai que fofinho esse livro, irei procurar para ler para o meu priminho ele ama historinhas e está ótima com linda ilustrações.
    Bjs.
    www.satisfashionbrazil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Roberta.
      Acredito que seu priminho irá amar esse livrinho, tem uma historinha muito fofa <3

      Beijos :*

      Excluir
  6. que fofinho o livro, é um ótimo item pr presentear as crianças, a leitura é muito bom. Irei procurar por aqui.


    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drii.
      Super fofinho o livro, né? É um ótimo item para presentear as crianças, além de trazer uma certa diversão para elas, também ensina. o/

      Beijos :*

      Excluir
  7. Que fofinho... e ainda conta sobre os índios,,, vou procurar para meus filhotes... <3

    Beijinhos, se puder participar:
    http://futeisuteisenecessarios.blogspot.com.br/2014/06/gloss-catharine-hill.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura para os seus filhotes, eles irão adorar <3

      Beijos :*

      Excluir
  8. Que lindo amore ,amei a fotinha também kkk, bem bonitinha. Amo livros infantis mesmo lendo poucos sobre eles. Pelo que eu percebi teve ter bastante reflexão através desse livro >.<.
    Gostei bastante da resenha.
    Sucesso querida <3
    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Irisvanda *o*
      Olha, esse livrinho é super fofo, bonitinho e encantador, mas realmente tem várias reflexões nele, algo bom para a criançada, pois como falei na resenha, vai acabar incentivando eles a fazer o bem. É um livrinho lindo demais <3

      Beijos e sucesso para ti também o/

      Excluir
  9. Ai, gente, que amor! E é do Daniel Munduruku! Na licenciatura tive contato com um material didático para escolas indígenas e fiquei tão encantada. Agora estou curiosa com esse livro! Não nego: adoro livro infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super amor esse livrinho, Vanessa *-*
      Sério? Que legal saber disso, eu super recomendo que você procure esse livrinho lindo para comprar <3

      Beijos :*

      Excluir
  10. Oiii Larissa, livros infantis não são meu gênero preferido, mas como você gostou tanto, fiquei curiosa! Ele é super fofo, adorei a ilustração que você fotografou!

    Beijos!!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não gosta? É que eles possuem uma histórinha mais light, né? Mas muitos deles trazem mensagens realmente ótimas, por essa razão é ótimo ler alguns para as crianças *-* E o livro é bem fofinho mesmo <3

      Beijos :*

      Excluir
  11. adorei a dica!!
    vou procurar também

    beijos
    www.coresdodia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que possa ler e que goste da leitura *-*

      Beijos :*

      Excluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger