Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Sofia e Mônica

Sofia e Mônica
Sinopse: Esta é a história da Sofia e da Mônica, mais ou menos como elas contaram ao autor. Num mundo cheio de tentações, manter uma amizade verdadeira nem sempre é fácil, exige esforço de lado a lado, porque ninguém é perfeito, e é preciso lidar tanto com as nossas falhas quanto com as do outro. As Sofias e Mônicas de verdade podem ter muitas caras. São jovens que estão descobrindo as muitas relações que se pode travar pela vida e aprendendo a fazer as escolhas mais adequadas. O autor Leonardo Brasiliense, gaúcho de São Gabriel, também fez as fotos que ilustram o livro. 
 Páginas: 96


 Eu recebi esse livro de cortesia da Editora Edelbra, já tinha visto muita coisa sobre ele, mas não tinha solicitado o envio do mesmo, por esse motivo eu achava que não iria receber, mas para a minha surpresa eu recebi ele o/ 


 Nesse livro, o autor conta a história de Sofia e Mônica, duas garotas que são melhores amigas, elas são parecidas em tudo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, no entanto, manter uma amizade não é fácil e essa é a questão abordada nesse livro.
 As duas se conheceram aos dez anos em um supermercado, Sofia estava olhando para a prateleira de absorventes e Mônica estava no mercado junto com sua empregada, Niceia. Intrigada com a cena, Mônica resolve ir conversar com Sofia e é ai que surge uma grande amizade. No entanto, isso é contado no decorrer do livro, ele mistura o futuro com o passado, sempre nos passando informações sobre as garotas. 
 O livro começa é com as duas no banheiro de Mônica, elas estão fazendo um pacto para se tornarem irmãs de sangue, ou seja, as duas furam o dedo com uma agulha para fazer tal pacto. Então depois disso as duas acreditam que irão se unir mais ainda, no entanto, algo irá atrapalhar essa amizade.
    

 O livro possui algumas fotografias que foram feitas pelo próprio autor, elas são lindas e dão um encanto a mais a história, adorei a cor delas, não é o famoso colorido.
 Mas voltando a história das duas amigas, o livro nos conta que Sofia era uma garota completamente solitária antes de conhecer Mônica, pois além de ser filha única, ela nunca teve nenhuma amiga. Algo bem difícil para uma garota, não é? Pois sempre estamos contando para nossas amigas o que aconteceu no dia anterior, ou apenas falando coisas sem sentido só para passar o tempo. Já Mônica não é muito descrita no livro, acredito que ela é uma garota comum, não tão solitária quanto sua amiga, por essa razão também não se apega tão fácil as pessoas ao seu redor.
 As duas amigas estão passando as férias juntas, elas ficam sozinhas em casa quase que o tempo todo, então um dia elas conhecem Pedro, o entregador de gás e de imediato Sofia parece interessada nele, algo que não agrada muito a Mônica.
 Então em um outro dia, Sofia está pintando as unhas e Mônica sai do banho perguntando se a amiga está com fome, como a resposta foi positiva, Mônica decidi pedir um lanche, mas de repente as duas começam uma lutinha de esmaltes e acabam ficando pintadas. A campainha toca e como Mônica está de toalha, resta Sofia ir atender e então ela dá de cara com Pedro na porta, o mesmo a convida para ir dar uma volta de moto e embora sua mãe sempre tenha dito para não andar em uma, ela aceita no mesmo instante. É ai que surge o grande problema que irá afastar as duas amigas, será que isso irá acabar com uma amizade que parecia tão verdadeira?
    

 A diagramação está bem bonitinha, a troca de capítulos como podem ver na foto é uma folha toda roxa com apenas o título do capítulo, a paginação está em uma posição diferente do que é habitual, algo que achei super bacana também, a fonte está em uma tamanho ótimo e a cor das páginas é o famoso amareladinho, tudo está favorável para uma leitura agradável, onde o leitor não irá ficar com a vista cansada.


 Outra coisa que achei simplesmente fantástica é a capa, ela está incrível, embora não tenha sinopse atrás, eu adorei, pois as duas fotografias estão lindas e retratam bem as duas amigas. Algo bem interessante também é a orelha do livro, onde está a descrição do autor, nela há uma foto do autor na mesma pose que as duas garotas da capa.
 Por fim, devo dizer que recomendo a leitura do livro, como devem ter reparado, ele é bem fininho, possui poucas páginas e muitas delas estão com pouco texto, eu li em umas pouquinhas horas, ou talvez até em alguns minutos e gostei bastante da história, mas eu acho que o livro devia ser um pouquinho maior e ter mais informações sobre as duas amigas.



Deixe um comentário:

  1. Oi! Nunca tinha visto resenhas desse livro, mas gostei. O livro parece ser bom, mas que pena que não possuí mais páginas...
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia.
      Que bom que gostou, ele é bem fininho, mas é um livro bacana, se tiver oportunidade de ler, leia <3

      Beijos :*

      Excluir
  2. Pronto, eu já queria o livro e agora após essa resenha eu simplesmente necessito dele. Dinheiro por que me odeia tanto? T-T Adorei a capa e como é por dentro do livro também, é tudo tão incrível <3

    Beijos Larissa!

    Jackson - http://tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jackson *-*
      Sério? Não chore, você vai ler esse livro, assim espero u_ú Quanto a capa, ela é linda demais, né? Por dentro o livro também é incrível, enfim, o livro todo é lindo <3

      Beijos :*

      Excluir
  3. Que livro lindo, amei as fotografias, estão deslumbrantes. A história, apesar de parecer um pouco clichê, deve ser legal, o livro é bem fininho não é? Deve ser uma boa leitura pra sair de uma ressaca literária. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mayse *-*
      Quanto ao livro, eu adorei, mas ele ser fininho é algo um tanto ruim, pois não dá para a gente saber muito sobre a história, apenas sabemos por cima :c
      Mas como você falou, ele é ótimo para sair de uma ressaca literária kkk

      Beijos :*

      Excluir
  4. Oi Lari! Que legal... eu vi este livro no catálogo da Edelbra mesmo... até pensei em solicitá-lo, mas havia outro que me chamou mais atenção rsrs
    Poxa, nem imaginava que se tratava disso. parece ser bem interessante. Legal também o fato de o autor estar fotografado como a capa hahahaha gostei!!!


    Beijinhos

    www.bibliotecarialeitora.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani. Talvez a editora mande para você esse livro, eu também não o solicitei, mas ele veio, gostei bastante, ele é bem bonitinho e essa pose da capa está super legal oo/

      Beijos :*

      Excluir
  5. Ola, Lari.
    Olha primeira vez que ouço falar desse livro e me interessou muito pela sua resenha. Não conhecia nem mesmo essa editora. É fácil achar esse livro na livraria?
    beijão, e parabéns pelo blog.
    Sha.

    http://deamoresevicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samylle.
      Sério que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro? Eu já vi ele em alguns outros blogs e tals. Quanto a editora, ela é meio desconhecida no mundo literário, mais ainda por ela ser uma editora mais de livros infantis.
      Agora se você encontra fácil na livraria o livro, eu não sei, espero que sim, pois ele é bem legal :3

      Beijos :*

      Excluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger