Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Charada - Um enigma imposto pela vida


Sinopse: Samuel, em um dia como outro qualquer, vai para a Universidade ministrar sua aula de Filosofia. Durante seu trajeto depara com uma cena que deveria ser rotineira, mas que apresentava algo diferente, especia... Um detalhe que fazia toda a diferença. Que detalhe era esse? Isso, ele não sabia dizer. Também não sabia o que a vida iria fazer para que ele descobrisse o quão importante era aquele simples detalhe. Se a Via-crúcis virou circo, estou aqui. 
Páginas: 140 






  Eu recebi esse livro esses dias como cortesia do autor e a leitura foi bem rápida, pois o livro é pequeno e a linguagem dele é de fácil compreensão. 
    O livro tem uma folha dedicada a uma música da banda Kansas, eu não entendi bem o motivo dela estar no livro, pode ser apenas uma das músicas favoritas do autor ou ter alguma ligação com a história, mas isso não foi explicado, espero poder perguntar ao autor sobre isso, pois fiquei um tanto curiosa.


 O livro conta a história de Samuel, um professor universitário de filosofia, que acorda atrasado e sai apressado para não se atrasar para sua aula, mas tudo parece querer fazer com que ele não chegue a tempo na universidade, os semáforos parecem brincar com ele para que ele se atrase, mas ele não irá se atrasar, esse joguinho ele irá vencer. 
  Então um semáforo fica vermelho e ele é obrigado a parar, é ai que algo chama a atenção de Samuel de uma forma que ele não consegue explicar, ao seu lado está um homem em seu carro mascando chiclete e cantando uma música da banda Legião Urbana. Samuel fica observando o homem ao seu lado e parece encantado com cada traço do rosto dele, mas o sinal abre, o homem vai embora e Samuel para a universidade.
 Lá sua aula acontece da maneira como ele queria, mas um aluno acaba chamando sua atenção, pois ele começa a se dedicar na aula, coisa que não fazia antes, com isso Samuel fica curioso, mas a curiosidade não irá durar muito, pois o aluno espera todos saírem da sala para poder falar com o professor. É quando o aluno revela o motivo da sua recente dedicação e interesse na aula, ele irá ser pai, tinha descobrido isso a pouco tempo e queria ser um bom exemplo para seu filho.
 Depois disso, somos apresentados ao hobby de Samuel, ele possui um quarto secreto em sua casa para realizar seu hobby, um quarto que só ele e quem construiu faz ideia da existência, ou seja, é realmente secreto. Nesse quarto, Samuel pinta quadros de diferentes tipos, mas os mais frequentes são os de pessoas que ele vê na rua, só que ele pinta o rosto das pessoas e o corpo ele imagina como seria, sendo que na pintura a pessoa se encontra nua. Um hobby um tanto estranho, não é?
      
"O que é novo assusta, as pessoas têm medo do novo, isso é uma herança da mídia."

 Então somos apresentados a Paula, namorada de Samuel, ela parece ser a mulher ideal para ele, aquela com quem ele pensa em casar e constituir uma família, é com ela que ele faz planos, mas ela irá decepcionar muito ele, no entanto, o amor dos dois é tão grande que ambos irão tentar lutar para que esse amor não acabe.
 Samuel continua com o seu hobby, só que dessa vez ele não consegue continuar a pintar o quadro, é como se ele não conseguisse imaginar a pessoa que está pintando nua, algo que nunca havia acontecido e é por essa razão que Samuel acredita que essa pessoa é especial. Agora você deve estar se perguntando quem é essa pessoa, não é mesmo? Chega de mistérios, é o homem que Samuel viu no semáforo no começo do livro.
 E ai algo que o nosso querido professor não esperava acaba acontecendo, em uma turma nova de filosofia ele encontra o homem que está pintando, seu nome é Roger e eles acabam virando grandes amigos, mas algo irá acontecer entre esses dois.
     

  Bom, a capa desse livro eu devo confessar que não acho muito legal, se eu visse em uma livraria eu não iria comprar, pois vou direto pela capa na hora de escolher um livro. A diagramação está simples e de forma agradável.
  Enfim, a leitura do livro foi rápida, eu gostei da história, mas muita coisa que aconteceu eu achei um tanto sem sentido, pois não tinha ligação com nada, o final foi algo estranho que me deixou pensando sobre a história toda, mas ao todo a leitura foi agradável, um livro bem diferente de todos que já li.



Deixe um comentário:

  1. A história parece ser interessante, e quanto a capa não gostei também. Acho que todos temos alguma coisa secreta não é mesmo? Adorei sua resenha. Parabéns :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Felipe.
      A história é bem interessante mesmo, um tanto diferente de todas, o final é algo bem inesperado, enfim, eu gostei da leitura, é bem bacana e quanto a capa, o autor já me deu a notícia que será feita outra edição com uma nova ooo/

      Excluir
  2. A capa não é muito atrativa mesmo =/
    Tô aqui pensando em como essa história deve ter terminado, situação difícil desse professor kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo, né? Mas assim como eu falei para o Felipe ali em cima, recebi a notícia que o livro terá uma nova edição, com uma outra capa, o que é ótimo, afinal, com uma capa mais atrativa, as chances das pessoas se interessarem pelo livro é maior o/
      Beijos :*

      Excluir
  3. A história parece ser bem interessante, logo o livro desse mesmo autor estará chegando por aqui, não vejo a hora de conhecer o trabalho dele. Esse livro pela resenha me faz pensar que quando eu lê-lo, várias e várias duvidas/perguntas poderão surgir em minha cabeça, o que pode tornar o livro bastante interessante.

    Beijos Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jackson, esse livro é muito bacana, como você possui parceria com o autor, um dia você pode chegar a receber esse livro como cortesia, o que é ótimo, pois pelo seu comentário, você parece bem interessado na história.

      Beijos :*

      Excluir
  4. Olá,
    gostei muito do blog e da resenha, me motivou a ler o livro :D E realmente a capa não é das melhores! rsrsrsrs Estou seguindo, retribui? http://ameninaeovento2.blogspot.com.br/

    Abraços e boas leituras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Amanda. Se tiver oportunidade de ler o livro, não deixe passar, pois vale a pena, uma história bem interessante, diferente e curta o/

      Abraços *-*

      Excluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger