Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Cantinho Infantil: O Espelho das Diferenças



 Oi bookaholics, tudo bem? Hoje venho aqui para apresentar para vocês a mais nova coluna do blog: Cantinho Infantil, nela irei estar falando sobre livros infantis para vocês poderem conhecer alguns e quem sabe começarem a incentivar a leitura para as crianças que vocês conhecem. 
  O livro que irá estrear a coluna será O Espelho das Diferenças, da editora Edelbra.


 Como todos os livros infantis, esse livro é curtinho, mas possui uma historinha bem bacana tanto para as crianças quanto para os adultos. O Espelho das Diferenças conta a história de um garotinho muito curioso chamado João Leonardo, vale lembrar que não é só João, nem só Leonardo e sim João Leonardo, nomes que eram de seus avôs.
 Um certo dia, João Leonardo pergunta a sua mãe se todos os ovos são ovos, logo a resposta é afirmativa, mas ele fica perguntando por qual motivo eles são chamados de ovos quando eles possuem diferenças. Essa curiosidade sobre o ovo foi um impulso para ele ficar se perguntando sobre outras coisas, por exemplo: Por que todos os meninos são meninos sendo que cada um possui um nome e são diferentes entre si? Com perguntas assim, João Leonardo nos leva a vários pequenos momentos de reflexão.
 Algo muito legal que João Leonardo também fala no livro é sobre os adultos não gostarem de perguntar, de aprender e por essa razão eles não possuem paciência com as perguntas do garoto. Isso é algo que acontece muito, pois toda criança é curiosa e chega um momento em que ela fica perguntando sobre tudo, mas os adultos e até mesmo os adolescentes (como eu) ficam irritados com tanta pergunta boba que na verdade não são bobas, afinal com as respostas as crianças estarão aprendendo muitas coisas. Com isso, sempre que uma criança ficar te perguntando alguma coisa, mesmo que sejam perguntas repetitivas, tente ao máximo responder e dar atenção à ela, ok?
      

 Agora devo falar das ilustrações, elas estão super fofinhas e bem coloridas, achei tudo uma graça. A diagramação do livro está impecável, a Edelbra arrasou no livro, eu simplesmente adorei. No final do livro tem uma parte explicando um pouquinho sobre filosofia e explicando o que a filosofia tem a ver com a história de O Espelho das Diferenças.
 Enfim, eu recomendo esse livro para todo mundo, mas é um livro para crianças mais grandinhas, pois há muitas perguntas que acabam dando um nó na cabeça do leitor, por essa razão a criança que ler deve ser um pouco grandinha para assim conseguir entender melhor a historinha, melhor ainda se essa criança estiver na fase das perguntas, pois assim ela irá se identificar com o João Leonardo.



Deixe um comentário:

  1. O livro parece retratar muito bem aquela das crianças onde elas querem saber o porque de tudo, as ilustrações também parecem ser tão bonitinhas mesmo, fiquei com vontade de ler agora, esse livro me fez lembrar um pouco de O Pequeno Príncipe!
    Beijos Larissa <3

    Jackson - http://tronodelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retrata bem sim, essa fase que chega a encher o saco kkkkk
      O livro tem umas ilustrações tão fofas, como sou ruim fotografando e não dava para por todas as ilustrações na resenha, eu tirei foto da primeira, tanto que se reparar é onde o João Leonardo pergunta sobre os ovos para a mãe dele kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Aaaah! E embora O Pequeno Príncipe seja um livro mais complexo, é meio impossível não lembrar dele, acredito que por causa das ilustrações <3

      Beijos :*

      Excluir
  2. Olá, Lari.
    Que bonitinho. Adoro livros infantis. Tive poucos na minha infância, mas guardei todos os que ganhei. Quando criança e adolescente vivia dos livros da escola. Acho que li quase tudo de literatura de lá.
    beijos, Sha.

    http://deamoresevicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shamylle *-*
      Eu também adoro, são sempre tão fofinhos e as histórias são uma graça o/ Eu quando criança lia muito aqueles livrinhos da Disney, sabe? Era doida pelas princesas e tudo mais, além de ler na escola, tinha uma professora que fazia um cantinho da leitura para os alunos, algo que eu achava o máximo, ela estimulava a leitura para os alunos, coisa que hoje em dia não acontece mais, hoje em dia os alunos só leem por obrigação mesmo :c
      Enfim, obrigada pela visita <3

      Beijos :*

      Excluir
  3. Oi Larissa!
    Gostei bastante da sua iniciativa e desejo muito que as crianças, desde pequenas, tenham contato com esse universo literário que é tão maravilhoso!
    Sua resenha é perfeita e me fez voltar alguns anos, recordando-me dos livros que lia, com figuras e uma história encantadora!
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa! Seu blog é lindo e já estou seguindo!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fer.
      Eu acho muito importante incentivar a leitura, mais ainda quando se é criança, pois dai não irá sofrer muito quando chegar no ensino médio e a professora obrigar a ler clássicos kkkkkk Quanto a voltar alguns anos e recordar da infância, eu adoro fazer isso e uma das melhores formas é lendo um livrinho infantil, desperta tantas lembranças, não é? *-*
      Enfim, muito obrigada pela visita <3

      Beijos :*

      Excluir
  4. Oiee! ^^
    Muito legal a ideia desse Livro, sou estudante do Magistério e sei como é importante a leitura nessa fase, principalmente com histórias que carregam uma mensagem significativa!
    Adorei a Dica! <3
    Beijoos e até!
    Sou do Blog: http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda.
      Que bom saber que gostou da dica, quando for dar aula, incentive seus alunos a lerem, que tal fazer um dia de leitura? São coisas que parecem pequenas e insignificantes, mas que irão ajudar muito as crianças a adquirir amor por livros *-*
      Enfim, obrigada pela visita <3

      Beijos :*

      Excluir
  5. Oii Larissa, gostei dessa ideia de fazer uma coluna para livros infantis, é sempre bom influenciar a leitura não importa em que idade (eu ja fico fazendo a cabeça do meu irmão hehe)
    O livro parece ser bem legal, e pelo jeito tem uma boa mensagem. Gostei da dica !

    Beijos e até mais :)

    http://historiasdeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stephanie *-*
      É bom sim, eu também fico fazendo a cabeça da minha sobrinha, embora ela seja pequena ainda, acho que ela vai gostar de ler, pois todo dia ela me vê lendo e acaba que ela fica me imitando ooo/
      Enfim, o livro é uma belezinha e tem uma mensagem bem fofinha também :)

      Beijos :*

      Excluir
  6. Oi Larissa! Que livro mais fofinho esse! Quando minha prima crescer um pouquinho mais quero dar de presente a ela. Afinal, fui eu que dei o primeiro de todos os livrinhos dela <3 hehehe
    É bom influenciá-los desde pequenos a este delicioso mundo da leitura, não é mesmo?!
    De vez em quando, ainda gosto de ler livrinhos infantis para relembrar os velhos tempos e às vezes me deparo com alguns livros como esse, que você falou que no final nos traz uma mensagem.

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena! Super fofinho ele, né? Eu adorei e assim que a minha sobrinha crescer irei dar para ela ler, acredito que o amor por livros ela já está adquirindo só de ver a tia lendo todo dia *-*
      Quanto a sua priminha, fico feliz em ver que você também está incentivando ela, as crianças precisam de um grande incentivo para conseguirem ler, pois não é algo fácil, não é? É preciso ser calmo e tudo mais kkkkk

      Beijos :*

      Excluir
  7. Oi lari!! Que legal esse novo cantinho no seu blog! Amo de paixão livros infantis!
    Esse parece ser bem legal. Gosto muito quando o livro deixa de ser somente infantil e trata de cuidar da dificuldade dos adultos para lidarem com as crianças.
    Bem interessante =D

    Beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani *o*
      Eu também amo livros infantis, mais ainda agora que minha sobrinha está grandinha a ponto de entender as histórias, então vou começar fazendo uma pequena coleção para ela já kkkkkk Quanto a falar sobre os adultos, eu achei bem bacana ser citado isso no livro, pois é realmente o que acontece </3

      Excluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger