Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: Um Amor para Recordar


Sinopse: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.” 
Páginas: 186


 Faz um bom tempo que eu quero ler esse livro, mas só esse mês que decidi realmente ler, pois vi ele em uma promoção, também não assisti ao filme ainda, mas eu já sabia como seria o final, no entanto, ainda sim eu gostei muito do livro. 
 A história é narrada por Landon, que no começo é um completo otário, por causa de várias de suas atitudes. Ele é um garoto rico, graças ao seu avô que roubava a população da cidade, mas é carente de pai, pois o seu vive viajando e quase nunca está em casa, mas a sua mãe é uma mulher amável. (como ele mesmo diz)
 Então eis que surge na história nossa querida Jamie, ela é uma garota que é vista como estranha pelos outros, um dos motivos é por ser filha do pastor, mas há também a questão dela andar sempre com uma bíblia e usar um blusão marrom, que ninguém achava bonito. Mas de cara ela já me conquistou, pois as coisas que ela faz são realmente incríveis, faltam pessoas assim no mundo e durante a leitura eu me peguei pensando muitas vezes que eu queria ser um pouco como ela, ser bondosa e ajudar os outros independente de qualquer coisa. Por essa razão, a cada vez que alguém ria e zombava dela, eu ficava com raiva. Por que as pessoas não aceitam quando alguém é um pouco diferente? O que tem de errado nisso? A aparência não é tudo e Nicholas nos mostra isso nessa história apaixonante, pois depois de algum tempo convivendo com Jamie, Landon muda completamente a sua impressão em relação a ela.

"A vida, eu aprendi, nunca é justa. Deveriam ensinar isso nas escolas."

 Landon já conhecia Jamie a um bom tempo e assim como todos os outros, ele ridicularizava o jeito dela, achava estranho o modo como ela se comportava e não a achava uma garota bonita, pois ela sempre estava com o mesmo blusão marrom e um coque na cabeça. Mas foi em um baile da escola, quando a convidou para ser seu par que começou a conhecer ela, então você se pergunta: "Se ele não a achava bonita, por que a convidou para o baile?", pois então lhe respondo essa pergunta, afinal, não será nenhum spoiler e no começo da história mesmo você irá descobrir com mais detalhes, a resposta é: Ele não tinha ninguém para convidar.
 Então Landon começa a participar do grupo de teatro, grupo ao qual Jamie também faz parte, pois nesse ano ela iria interpretar o anjo da peça que seu pai fez. A peça é linda, mesmo que não possamos conhecê-la completa, ela é uma peça que nos emociona de um certo modo.
 A partir dai, os dois começam a se ver mais e com o tempo viram amigos, embora Landon não quisesse no começo, pois todos os seus amigos começaram a caçoar dele por estar andando com a Jamie, filha do pastor.

“Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim revivo memórias de forma com vem, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem.”
   
 Como já disse no começo da resenha, a Jamie me conquistou muito, simplesmente amo ela, pois ela é uma garota incrível, e mesmo sendo taxada como estranha, ela não é nada disso e também ela foge daquele tipinho de garota sem gracinha que geralmente tem em vários livros. Além dela ser bondosa, carinhosa, entre várias outras qualidades que ela tem, acima de tudo, ela é forte, ao longo do livro inteiro vemos isso.
 Quanto ao Landon, no começo eu não gostei muito dele não, mas depois ele foi me conquistando também, de uma forma tão fácil, eu nem percebi quando foi que eu comecei a gostar dele, mas ao final do livro, eu já amava os dois.
 E eu não posso deixar de comentar sobre o pai de Jamie, ele é super protetor, como todos os pais seriam no caso de Jamie, mas chega até a proibir ela a deixar alguém entrar na sua casa, é apenas permitido conversar com outras pessoas no lado de fora, na varanda. No entanto, por mais que ele pareça chato, ainda conseguiu me deixar emocionada, pois ele sofreu muito e continua forte o livro todo. Há outros personagens, é claro, mas vale destacar esses três, pois para mim foram os que mais me conquistaram.

“Não poderia descrever adequadamente a intensidade do que estava sentindo naquele momento. Amor, raiva, tristeza, esperança, medo, juntos em um redemoinho, intensificados pelo nervosismo que tomava conta de mim.”
        
 Quanto ao trabalho da Novo Conceito, só tenho a elogiar, a diagramação estava perfeita, como em todos os livros da editora, a folha tem aquela corzinha maravilhosa, que eu adoro e as letras possuem um tamanho ótimo para ler.
 Enfim, eu adorei esse livro,  a leitura foi super rápida, pois ele é fininho e a história é tão boa que não dá vontade de parar de ler. Mesmo com todas as críticas que o Nicholas recebe, eu adoro os livros dele e Um Amor Para Recordar simplesmente se tornou o meu favorito, é realmente muito bom, a história é linda, merece todo o sucesso que recebeu e ainda recebe.

Deixe um comentário:

  1. Eu assisti o filme faz alguns anos e me emocionei bastante, que história linda deles dois. Ainda não li este livro, mas pretendo em breve.
    Beijos!
    http://www.lerimaginarviver.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda a história sim, como você já conhece a história dos dois, então o livro não vai ser nenhuma novidade, mas recomendo ler ele, é tão fofo <3
      Beijos :*

      Excluir
  2. Li esse livro há um tempo e foi o primeiro (e único) que li do Sparks. Mas sabe, não consegui gostar. Desde a trama até os personagens, tudo me pareceu enfadonho, sem sal, e completamente previsível em relação aos personagens. Enfim, essa leitura me desencorajou a tentar ler qualquer outra coisa do autor.

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não gostou? Eu achei o melhor livro dele *o*
      Mas é aquela coisa, muita gente não consegue gostar do Nicholas mesmo, vai do gosto literário de cada um :)

      Beijos :*

      Excluir
  3. Li recentemente, e prefiro o filme, o livro é mais leve, mas ok, o filme tem aquele clima mais rebelde e romântico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não vi o filme, mas pretendo, deve ser lindo também *-*

      Excluir
  4. Vi o filme e gostei bastante, embora não curta muito romances desse tipo. Com certeza vou ler o livro! =)
    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não vi o filme, estou com vontade, mas ao mesmo tempo com uma preguiça de assistir kkkkk Recomendo a leitura, é bem leve e agradável <3
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa, já assisti ao filme e chorei horrores, mas essa fase romantica da minha vida já passou ahuahuahua também já li alguns livros do Sparks mas já abandonei essa vida também! Mas adorei a resenha, acho que é um ótimo livro pra quem curte o gênero (assim como toda a bibliografia do Sparks)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, eu ainda não assisti ao filme, mas acredito que não irei chorar nele, sou um tanto difícil de chorar em alguma coisa, exceto quando é relacionada à cachorros kkkkk' Enfim, obrigada pela visita *-*'

      Beijos :*

      Excluir
  7. Eu já vi o filme um dia vou ler o livro
    mas estou com um pé atrás com o sparks UHEUEHUEHUEHUEHUE
    mas agora que eu estou començando a gostar de ler romances talvez eu leia
    TALVEZ
    BJUS DE LUZZZZZZZZZ
    http://aindamelembrodesetembro.tumblr.com/post/82632913455/resenha-noah-foge-de-casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK' Leia, só vai saber se é bom se experimentar conhecer o/
      Beijos :*

      Excluir
  8. Oi, Larissa! Que legal! Eu nem sabia que essa história era de um livro, acredita? Assisti ao filme há muuuuito tempo e lembro de ter chorado demais haha. Acho que também vou chorar se ler o livro! hehehe Gostei muito da resenha =)


    Ah, te indiquei pra uma TAG sobre séries. Não sei se já respondeu, mas se gostar e tiver vontade de fazer, vou gostar de ler as respostas depois =).

    Um beijo,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/2014/04/tag-series.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla *-*
      Jura que não sabia? Nossa, mas é normal isso, tem muito filme que eu assisti e nem sabia que era baseado em livro, e tenho certeza que tem alguns que assisti e nem sei que são baseados até hoje kkkk'

      Bom, irei dar uma olhadinha e assim que der, tentarei responder a tag, beijos e obrigada por me indicar :*

      Excluir
  9. Ai eu amo <3 <3

    http://achandomoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história apaixonante né? também passei a amar ela <3

      Excluir
  10. Oi Lari!
    Eu não li o livro, mas já assisti o filme várias vezes e adorei! A sua resenha ficou ótima e me deixou com ainda mais vontade de ler :)

    Beijos!
    Mila <3
    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, você não leu o livro e eu não assisti ao filme kkkk'
      Enfim, tente ler se tiver oportunidade, a leitura é leve e fácil, sem contar que a história é uma fofura <3

      Beijos :*

      Excluir
  11. Este livro deve ser realmente ótimo, adoro os livros Nicholas Sparks, já tenho o livro "Um homem de sorte" e "Um porto seguro" agora esse livro é mais um que esta na minha lista!
    Haha beijão adorei seu blog
    http://princesasviciadasemmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dany.
      Eu também tenho esses e confesso que prefiro Um Amor Para Recordar, a história é mais emocionante e apaixonante <3

      Obrigada e volte sempre kkk
      Beijos :*

      Excluir
  12. Oi
    Lindo tanto o filme como o livro. Chorei tanto no filme, assisti primeiro a filme e depois que li o livro. Chorei por querer um final diferente, mas ao mesmo tempo sabendo que se fosse diferente talvez não tivesse me tocado tão profundamente.

    Bjos
    Sá França
    http://nosleitoras.com/

    ResponderExcluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger