Home Sobre Mim Resenhas Colunas Contato Parceiros

Resenha: O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira


Sinopse: Estamos em 2017... Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o astro passaria a uma distância segura. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer... Uma profecia esquecida do Apocalipse, reiterada por outros profetas modernos, ressurge... “Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta são acometidas por uma estranha doença... E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles." Apocalipse 9:2-6. Então um grupo luta por sobreviver num mundo dominado pelo mal. 
Páginas: 298


 Esse livro eu ganhei direto da Faro Editorial em um concurso cultural que eles fizeram, recebi o livro em março, mas fiquei adiando a leitura, pois é um livro com um tema diferente de tudo que estou acostumada a ler e só posso dizer que me arrependi de não ter lido esse livro assim que ele chegou. 
 Já no início da história conhecemos Ivan e sua família, somos apresentados à eles de uma forma um tanto estranha, pois parece não ter nenhum sentido o livro começar direto do acidente deles, mas depois o autor no leva para o começo do dia deles e  começamos a entender o ocorrido.
 E então um dia que tinha tudo para ser normal, tanto para a família de Ivan, quanto para o resto do mundo, muda drasticamente, pois algo muito estranho acontece e transforma o mundo inteiro em um verdadeiro inferno. Do nada pessoas começam a desmaiar e quando acordam, simplesmente enlouquecem, ficam agressivas e atacam quem estiver na frente.
 Ivan e sua família estão no shopping quando isso acontece, todos ficam assustados, mas em um ato esperto, eles decidem sair correndo de lá para se protegerem, eis que quando saem de dentro do estabelecimento, percebem que lá fora está um grande caos, tanto quanto estava lá dentro, mas eles conseguem fugir.
  Algo que gostei muito e achei bem interessante, foi o livro mostrar a tragédia ocorrida pela visão de outras pessoas, que no caso, são alguns governantes de outros países e claro, também sobre a visão de Dilma, nossa querida presidenta. 
 Então, o mundo todo em pouco tempo fica dominado por pessoas enlouquecidas, mas Ivan e sua família não sabem que essa situação é mundial, portanto, o primeiro pensamento deles é fugir de lá e irem para a casa, o caminho é complicado, mas eles conseguem chegar até lá, no entanto, percebem que lá também está cheio de zumbis, ou seja, não é um lugar seguro também.

"Naquele dia, se Deus existia de fato, decerto preferiu desviar o olhar. Porque aquele planeta não trouxe apenas um belo espetáculo."

 Durante a trajetória de Ivan e sua família podemos perceber que ele e sua esposa serão os grandes heróis da história, é algo meio obvio, embora eu tenha achado o livro bem imprevisível, isso eu tenho que admitir que era algo que percebi desde o começo do livro, pois toda história precisa ter um herói, não é mesmo? Mas mesmo assim, isso não tirou o brilhantismo da história.
 Então como eles são os heróis, podemos deduzir que serão pessoas corajosas e destemidas e é isso que eles se tornam. Mas a mulher de Ivan, Estela, faz o tipo de mulher que é muito vaidosa e anda sempre de vestido e salto alto, com isso, o primeiro pensamento que temos em relação à ela é que a mesma será uma daquelas mulheres frescas que entram em desespero quando veem sangue na frente, mas ela não é nada disso. Ao longo da história, ela se mostra bem corajosa e competente, às vezes até mais que seu marido.
 E Ivan é  o grande herói da história, arrisca sua vida para salvar sua família e tem um grande sentimento de humanidade que é admirável, pois no meio do inferno que eles estavam vivendo, seria normal pensar em salvar apenas você mesmo e quem você ama, mas Ivan quer salvar outras pessoas, independente se são desconhecidos, ele se arrisca para ajudar os outros sobreviventes à viverem da melhor forma possível.
 E é então que eles começam a criar uma pequena comunidade, que irá crescer com o tempo, pois eles saem em busca de novos sobreviventes e por mais terrível que o mundo lá fora esteja, ainda há pessoas que conseguiram sobreviver e estão esperando ajuda, que chega graças à Ivan.
         
"Aguardem mais uma semana.
Salvaremos todos."

 No entanto, o mundo não é mais um lugar seguro e há todo momento existe a possibilidade de que os zumbis acabem com a tranquilidade de Ivan, sua família e seus novos amigos. Mas com muita persistência e determinação, Ivan consegue com a ajuda de seus amigos a transformar a comunidade onde moram em um lugar mais tranquilo e confortável para se viver.
 No meio dessa história incrível somos apresentados à vários personagens que nos conquistam de imediato, pois muitos nos mostram o quanto a raça humana pode ser forte e superar o medo para sobreviver e ajudar os outros. Mas devo destacar o personagem de Zac, assim que ele apareceu na história eu já comecei a odiar ele, pois ele é o tipinho de cara que adora aparecer e acha que é o rei do mundo, mas com o decorrer da história comecei a gostar dele e até senti pena de Zac em alguns momentos, e confesso que passei a odiar outra personagem por isso.
 Mas com o tempo todos começam a conviver da melhor forma possível, mesmo que sejam diferentes, entram em acordo e cada um faz sua parte para manter a comunidade bem, mas acontece algo que irá deixar todos com medo, que é o desaparecimento de Gisele.  Durante as investigações que Ivan tentou fazer para encontrar o culpado, eu ficava pensando comigo quem poderia ser, e olha, não consegui adivinhar, é meio impossível saber quem é, mas então em um certo momento eu achei ter descoberto o culpado e fiquei bem decepcionada, confesso que até triste, não conseguia acreditar que era essa pessoa, mas então percebi que o autor quis apenas enganar seus leitores e conseguiu me enganar, cai direitinho na mentira dele. Então descobri realmente quem era o culpado e fiquei perplexa, pois foi uma surpresa, passou tantas pessoas pela minha mente, mas o verdadeiro culpado não.
     
"Os zumbis haviam transformado as vidas deles num inferno, Chegara o momento de retribuir na mesma dolorosa moeda."
     
 Agora devo elogiar muito a diagramação do livro, é simplesmente maravilhosa, a capa mesmo que assustadora, é linda, o título em relevo é um charme, as orelhas e a parte interna da capa é incrível, achei um máximo o livro ter sumário, pois geralmente os livros não possuem. As letras são do tamanho perfeito, a cor da página também, juntos eles não cansam a vista e nos permitem ler por mais tempo. Os capítulos são longos, é algo que eu não gosto muito, no entanto, a leitura flui tão bem que quando você vê, o capítulo já acabou, pelo menos comigo foi assim.
 Quanto ao autor, eu não conhecia ele e confesso que quando vi que o livro se tratava de zumbis e foi escrito por um brasileiro, fiquei com um pé atrás, achei que seria uma história chata e sem graça, mas Rodrigo escreveu de uma forma que até eu, uma amante de romances fofinhos, ficou encantada, eu simplesmente adorei tudo nesse livro, recomendo que todos leiam, é uma história medonha, mas ao mesmo tempo é linda, ela me fez rir, me fez chorar, me deu medo, me deixou apreensiva, enfim, me causou várias sensações e sentimentos diferentes. 
 Enfim, vocês precisam ler esse livro, é um exemplo de que os brasileiros escrevem coisas boas e que os livros deles são tão bons quanto os estrangeiros. E por fim, quero agradecer a Faro Editorial, pois quando participei do concurso, fui super bem atendida e o meu livro chegou rapidinho, com isso vocês possuem uma nova fã.
                               

Deixe um comentário:

  1. Nossa, mãe! Essa capa é mega sinistra, néar? haha. Fiquei curioso com a história, realmente, um brasileiro escrevendo sobre zumbis é bem diferente, mas a literatura nacional tá incrível, na verdade, sempre foi e os autores então, mandar muito bem! Fico feliz que vc tenha gostado, espero ter a chance de ler, haha.
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super sinistra, mas a hora que você vê de perto, se apaixona, é muito linda, embora esse zumbi seja feio demais kkkkk'
      Concordo contigo, mas geralmente, a maioria lê livros estrangeiros, eu mesma faço isso, há aquele preconceito com a literatura brasileira, no entanto, eu não tenho muito, é mais por questão de preço mesmo, os livros brasileiros são mais caros kkkkk

      Beijos e fique com Deus também :*

      Excluir
  2. Lendo a sua resenha me interessei muito pelo livro. É um tema que gosto de ler e esse parece ser muito bom.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu que não sou muito chegada nesse tema e adorei, talvez você também adore a história *-*'

      Beijos :*

      Excluir
  3. Isso é a prova de que cada vez mais os autores brasileiros estão escrevendo melhor <3
    Eu adoro esses novos romances brasileiros, mostra o lado de que nós também temos livros de qualidades e não só livros do seculo passado e chatos.
    Esse livro me deixou um pouco curiosa, eu gosto muito de desse gênero e ainda mais se for escrito por um brasileiro me da mais vontade de ler
    E muito boa a resenha n_n

    http://allstaresaltoalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, para muita gente livro brasileiro só é bom se for um dos clássicos, há aquelas que são bons, mas há tantos chatos e com uma linguagem difícil que nos deixa desanimados :( No entanto, há muitos livros brasileiros atuais que são ótimos, esse é um exemplo <3
      Se tiver oportunidade, não deixe de ler esse livro o/
      Beijos :*

      Excluir
  4. Que resenha incrível, Larissa!! Adorei.
    Eu adoro esse tema, inclusive estou escrevendo um livro dentro dele xD
    Você me deixou muito curiosa, mais um título pra minha lista de desejos. Isso não acaba nunca!! U.U
    Beijos!

    www.cupcakeneerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jeniffer *-*'
      Sério? Que legal, tente ler esse livro, ele é bem interessante, talvez te ajude a escrever o seu oo/
      Normal, a minha lista de desejados está enorme e cada dia aumenta mais, mas um dia conseguiremos ter todos oo/ kkk
      Beijos ;*

      Excluir
  5. Essa capa dá medo O.o! Mas parece ser um livro muito bom, ele parece ser diferente, um pouco ousado. Mas minha lista de leitura tá enorme, não sei se vou conseguir ler este livro!
    Parabéns pela resenha Larissa, ficou ótima!
    Beijos!
    http://www.lerimaginarviver.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá um medinho sim, Mayse, mas eu acho ela linda *-* kkkk'
      Enfim, o livro é muito bom, eu gostei bastante e ele é bem diferente, tente ler, não vai se arrepender *-*

      Beijos e obrigada :)

      Excluir
  6. Quero muito ler também! (muahahaha quero todos os livros do mundo!!)
    Essa capa é fantástica. Ouvi falar muito bem do livro em outros sites.
    Mas tipo, imaginei o Rick, a Carol, e até a Lory na sua resenha ahahaha São bem parecidos com TWD né?!

    Beijos!
    www.bibliotecarialeitora.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é demais, recomendo muuuiiitooo, leia ele kkkkk
      A capa é incrível, eu achei ela legal vendo só pelo pc, quando peguei nas mãos, ai meu Deus, me apaixonei, sério <3
      Quanto a serem parecidos com os personagens de TWD, não posso falar muito, pois não assisto a essa série :c kkkkkkk

      Beijos :*

      Excluir

 
Criado por: Bruna Borges || Todos os direitos reservados || Tecnologia do Blogger